Receita de bolo de ameixa de pêssego e amêndoa sem glúten

Continua após a publicidade..

Uma fatia de PÊSSEGO E AMÊNDOA PLUMCAKE sem glúten e chá gelado e meu dia começa feliz !!!! eu preparei ontem à tarde e guardado no frigorífico (pelo calor que está) e esta manhã ainda estava maravilhoso!!!

Usei a mesma receita do Orange Pan (que você encontra AQUI mas também no meu livro Pet & Terapia Alimentar. Histórias e receitas da cozinha siciliana sem glútenque podes encontrar na Amazon, AQUI) mas, como nada se inventa mas tudo se transforma (quando necessário) em vez de laranja (fruta de inverno) coloquei 230 g de pêssegos (eu tinha aqueles em calda, escorridos grosseiramente), reduzi o açúcar a 100 g (a receita pede 150 g) e também experimentei com farinha de psyllium em vez de xantano e ficou muito bom mesmo assim.

Este bolo de ameixa de pêssego e amêndoa sem glúten é muito húmido, muito macio, nunca se desfaz e não seca!

Com o Bolo de Ameixa com Pêssegos e Amêndoas pode desfrutar de um maravilhoso pequeno-almoço sem glúten, simples e genuíno! Então, só me resta comer a última fatia e desejar-lhe Feliz Plumcake e feliz Verão 2022!!!

Continua após a publicidade..

 

INGREDIENTES (Molde de plumcake queimado: cm 21×8 na base, 25×10 na parte superior)

200 g de farinha sem glúten (134 g de farinha de arroz muito fina + 44 g fécula de batata + 22 g de tapioca ou amido de milho + 6 g de farinha de sementes de psyllium ou em alternativa 2 g xantana) *

100 gr de farinha de amêndoa

100g de açúcar

120 g de óleo de girassol ou arroz (eu orgânico)

230 g de pêssegos em calda (+ 3 metades de pêssego para decorar) **

3 ovos médios (eu orgânico)

1 saqueta de fermento em pó (sem glúten)

1 saqueta de vanilina ou sementes de fava de baunilha + outro sabor a gosto (2 ml aroma de rum; canela em pó; cascas de limão raladas, etc)


*Mistura original de farinha sem glúten de Bette Hagman. Quem quiser fazer com glúten deve usar toda a farinha 00, e obviamente não usar espessantes

** Se quiser usar pêssegos frescos, recomendo os de polpa amarela e bem maduros

 

 

 

– Misture 230 g de pêssegos em calda (ou frescos mas maduros)

– Misture os pós: farinhas (exceto amêndoa), amidos, psyllium, vanilina e fermento.

– Bata os ovos (que devem estar à temperatura ambiente) com o açúcar até a mistura ficar espessa e fofa.

– Continuando a bater (eu na batedeira planetária com o batedor na velocidade máxima, mas qualquer batedor elétrico serve) adicione a farinha de amêndoas uma colher de cada vez.

– Ainda batendo com a batedeira elétrica em alta velocidade, adicione os pós, um pouco de cada vez, polvilhando-os por cima.

– Adicione o azeite aos poucos, batendo sempre na velocidade máxima, e por último o aroma a gosto.

– Em seguida, ajuste a velocidade para o mínimo e adicione os pêssegos batidos uma colher de cada vez, desligue e misture à mão, tendo o cuidado de misturar bem o fundo da mistura.

– Despeje em uma assadeira forrada com papel manteiga e agora ligue o forno (ligue-o somente após colocar a massa na forma, assim você dará tempo para os espessantes absorverem melhor os líquidos).

Assim que o forno atingir a temperatura, distribua os três meio pêssegos no Plumcake, bem secos por dentro também (seque-os muito bem com papel de cozinha, mesmo no interior, porque quanto mais água retirar menos escorregam e cozem bem a massa) e assar.

 

– Cozinhe um 175 ° ventilado por cerca de uma hora mas após os 50 minutos, se escurecer muito, cubra-o rapidamente com papel alumínio e continue cozinhando. Faça o teste do palito habitual, quando e se achar conveniente, mas após o dia 50). Deixe esfriar no forno com uma porta de fenda por 5 minutos.

 

Ah, esqueci-me: com a calda de pêssego (ou uma calda de açúcar preparada à última hora dissolvendo um pouco de açúcar num pouco de água quente em lume muito brando) pode pincelar o bolo, ainda quente mas também depois, sempre que quiser ! Ganha brilho e sabor e é divinamente bom!!!

Permanece muito macio por pelo menos três dias, embrulhado em papel alumínio e filme plástico (na geladeira no verão).

Deixe um comentário