Uma fatia de PÊSSEGO E AMÊNDOA PLUMCAKE sem glúten e chá gelado e meu dia começa feliz !!!! eu preparei ontem à tarde e guardado no frigorífico (pelo calor que está) e esta manhã ainda estava maravilhoso!!!
Este bolo de ameixa de pêssego e amêndoa sem glúten é muito húmido, muito macio, nunca se desfaz e não seca!
Com o Bolo de Ameixa com Pêssegos e Amêndoas pode desfrutar de um maravilhoso pequeno-almoço sem glúten, simples e genuíno! Então, só me resta comer a última fatia e desejar-lhe Feliz Plumcake e feliz Verão 2022!!!
INGREDIENTES (Molde de plumcake queimado: cm 21×8 na base, 25×10 na parte superior)
200 g de farinha sem glúten (134 g de farinha de arroz muito fina + 44 g fécula de batata + 22 g de tapioca ou amido de milho + 6 g de farinha de sementes de psyllium ou em alternativa 2 g xantana) *
100 gr de farinha de amêndoa
100g de açúcar
120 g de óleo de girassol ou arroz (eu orgânico)
230 g de pêssegos em calda (+ 3 metades de pêssego para decorar) **
3 ovos médios (eu orgânico)
1 saqueta de fermento em pó (sem glúten)
1 saqueta de vanilina ou sementes de fava de baunilha + outro sabor a gosto (2 ml aroma de rum; canela em pó; cascas de limão raladas, etc)
*Mistura original de farinha sem glúten de Bette Hagman. Quem quiser fazer com glúten deve usar toda a farinha 00, e obviamente não usar espessantes
** Se quiser usar pêssegos frescos, recomendo os de polpa amarela e bem maduros
– Misture 230 g de pêssegos em calda (ou frescos mas maduros)
– Misture os pós: farinhas (exceto amêndoa), amidos, psyllium, vanilina e fermento.
– Bata os ovos (que devem estar à temperatura ambiente) com o açúcar até a mistura ficar espessa e fofa.
– Continuando a bater (eu na batedeira planetária com o batedor na velocidade máxima, mas qualquer batedor elétrico serve) adicione a farinha de amêndoas uma colher de cada vez.
– Ainda batendo com a batedeira elétrica em alta velocidade, adicione os pós, um pouco de cada vez, polvilhando-os por cima.
– Adicione o azeite aos poucos, batendo sempre na velocidade máxima, e por último o aroma a gosto.
– Em seguida, ajuste a velocidade para o mínimo e adicione os pêssegos batidos uma colher de cada vez, desligue e misture à mão, tendo o cuidado de misturar bem o fundo da mistura.
– Despeje em uma assadeira forrada com papel manteiga e agora ligue o forno (ligue-o somente após colocar a massa na forma, assim você dará tempo para os espessantes absorverem melhor os líquidos).
Assim que o forno atingir a temperatura, distribua os três meio pêssegos no Plumcake, bem secos por dentro também (seque-os muito bem com papel de cozinha, mesmo no interior, porque quanto mais água retirar menos escorregam e cozem bem a massa) e assar.
– Cozinhe um 175 ° ventilado por cerca de uma hora mas após os 50 minutos, se escurecer muito, cubra-o rapidamente com papel alumínio e continue cozinhando. Faça o teste do palito habitual, quando e se achar conveniente, mas após o dia 50). Deixe esfriar no forno com uma porta de fenda por 5 minutos.
Ah, esqueci-me: com a calda de pêssego (ou uma calda de açúcar preparada à última hora dissolvendo um pouco de açúcar num pouco de água quente em lume muito brando) pode pincelar o bolo, ainda quente mas também depois, sempre que quiser ! Ganha brilho e sabor e é divinamente bom!!!
Permanece muito macio por pelo menos três dias, embrulhado em papel alumínio e filme plástico (na geladeira no verão).