NA COZINHA DE TERESA: BOLO DE CHOCOLATE DECORADO

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Este Bolo de Chocolate é um bolo super guloso, fácil e rápido de preparar, a única diferença é que quis adicionar um copo pequeno de Amaro da Destilaria Sibona à mistura porque queria que o sabor deste amargo embelezasse o sabor do o chocolate. Eu estava certo o sabor do amargo não cobria o sabor do chocolate, mas ao se fundir com ele formou um sabor de ervas
muito agradável. Para não faltar nada, fiz este bolo ainda mais delicioso salpicando-o com creme de chocolate mas sem ovos, para o tornar um pouco mais leve; Cobri com pasta de açúcar Kelmy e decorei como se fosse uma caixa de presente. Na verdade, foi feito apenas para comemorar o dia do nome do meu filho que obviamente, escusado será dizer, adora chocolate. Bolo delicioso, perfumado, macio e achocolatado ao máximo, uma bondade única, difícil de parar na primeira fatia.

Continua após a publicidade

Receita BOLO DE CHOCOLATE DECORADO

Ingredientes para o bolo

5 ovos

200 g de açúcar

150 gr de farinha

50 g de cacau amargo

1 saqueta de fermento em pó

1 saqueta ou fava de baunilha

1 copo pequeno de óleo

3 xícaras de café para o banho

Ingredientes para o creme

500ml de leite

100 g de açúcar

40 g de cacau amargo

30 g de amido de milho

Ingredientes para a cobertura

açúcar de confeiteiro de Kelmy
300 g de pasta de açúcar Kelmy

Método

Ligue o forno a 180°. Unte e enfarinhe uma forma de 24 cm.

Em uma tigela grande coloque os ovos com o açúcar,




bata de preferência com uma batedeira elétrica porque a mistura deve ficar inchada e fofa.
Adicione a farinha peneirada com o fermento e a baunilha, misture a mistura para misturar bem os ingredientes, adicione o cacau peneirado e continue a misturar.

Neste ponto, adicione o azeite e o licor de ervas Amaro Sibona, incorpore bem os líquidos




e transfira tudo para a forma previamente untada e enfarinhada.





Asse a 180 graus por 35 minutos, sem nunca abrir o forno, antes de retirar do forno, verifique sempre com um palito, que deve estar seco.




Enquanto o bolo cozinha, vamos preparar o creme: em uma panela coloque o açúcar, o cacau amargo e o amido de milho ou amido de milho (usado para engrossar o creme) todos peneirados para não empelotar, misture os ingredientes e acrescente o leite.



Coloque em fogo baixo e mexa continuamente até que o creme endureça, neste ponto retiramos do fogo e deixamos esfriar cobrindo-o com um filme em contato para evitar que a superfície seque.




Pegamos o bolo resfriado, colocamos na bandeja e dividimos ao meio para rechear, pincelamos a primeira metade do bolo com uma xícara de café, cobrimos com o creme de chocolate e deixamos apenas três colheres de lado.





Também molhamos a segunda metade do bolo com uma xícara de café e a sobrepomos na metade com o creme e preparamos a cobertura.




Para cobrir este bolo precisei de dois palitos de pasta de açúcar da empresa Kelmy, então 200 g, escolhi as cores azul e cinza, polvilhei a mesa com açúcar de confeiteiro da Kelmy e Amassei-os para misturar a cor, então peguei um cinza claro e enrolei uma folha um pouco maior que o bolo.
Cobri a superfície do bolo com o creme que havia reservado, apenas uma cobertura com a ajuda de uma espátula porque preciso fazer a pasta de açúcar grudar no bolo.
Pegamos a massa de pasta de açúcar e cobrimos o bolo, passamos a mão delicadamente sobre toda a pasta de açúcar para que grude, cortamos a parte em excesso.




Agora vamos preparar as decorações que mais gostamos e fazê-las aderir à pasta de açúcar com algumas gotas de água.
Não sou boa e preferi fazer um laço simples, para dar de presente o bolo.




Graças aos produtos Kelmy fiz uma decoração simples e fofa.




Claro que neste bolo bebemos o Amaro da Destilaria Sibona, o mesmo que coloquei na massa do bolo.




E esta é a minha primeira fatia de bolo ….. requintado.



Continua após a publicidade

Deixe um comentário