O bolo Balcarce é uma famosa sobremesa que se originou há mais de 50 anos na cidade de mesmo nome na província de Buenos Aires, Argentina. É um bolo que alterna camadas de pão de ló, chantilly, glacê marrom, nozes, doce de leite e merengue, uma sobremesa ideal para os mais gulosos.
Junto com RecetasGratis.net ensinamos como fazer bolo Balcarce original de forma simples e com ingredientes fáceis de encontrar para que não perca a oportunidade de experimentar esta deliciosa sobremesa. A cozinhar!
12 comensais
2h 30m
Lanche
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer Torta Balcarce:
Como fazer Bolo Balcarce:
1
Para começar com a receita do bolo Balcarce, você deve primeiro bata as natas com o açúcar em pó. Ressaltamos que você deve bater até ver que mantém a forma e não cai da batedeira, mas cuidado para não exagerar e cortar.
2
Misture as natas com as nozes picadas e a batata-doce corte em cubos pequenos. Neste caso, deve-se usar a batata-doce, pois confere-lhe um sabor delicioso e a glacé marrom pode ser um ingrediente difícil de encontrarAlém disso, tem um preço alto. Esta opção é muito mais acessível de todos os pontos de vista e será requintada. Reserve o seu creme.
Truque: você pode pré-torrar as nozes para torná-las mais saborosas. Para tal, aqueça-os durante cerca de 5 minutos no forno à temperatura máxima ou numa frigideira também à temperatura máxima.
3
A seguir, corte 3 discos pionono de acordo com o tamanho que você deseja fazer a sobremesa. Você pode usar um prato ou um anel de metal para medi-lo. Certifique-se de que o tamanho é adequado para apresentar o seu bolo Balcarce.
4
Comece a montar o bolo barrar 1 dos discos de pionono com doce de leite. Com a ajuda de suas mãos quebrar alguns merengues sobre o doce de leite. Você pode deixar alguns pedaços maiores e outros menores para não quebrar o pionono, mas você deve encontrar aquela textura crocante ao morder um pedaço do bolo.
5
Em cima dos merengues adicione o creme que previamente bateste com o açúcar e que misturaste com o doce e as nozes.
6
Repita a ordem dos ingredientes, ou seja, acrescente mais um disco de pionono, espalhe o doce de leite e quebre mais merengues por cima. Adicione o último disco de pionono, cubra o bolo com um saco limpo e coloque na geladeira por pelo menos 2 horas. Assim, será mais fácil decorá-lo.
7
Uma vez que o tempo passou, barre o bolo com doce de leite e prenda mais merengues na borda quebrado. Em vez de merengues, você pode usar coco ralado. O que você acha desta receita original de bolo Balcarce?
8
Cubra a superfície do bolo Balcarce com o açúcar impalpável ajudando-o com uma peneira ou um coador fino. Você deve cobri-lo com uma camada larga para que, na próxima etapa, você possa caramelizá-lo. Aproximadamente você precisará de 50 gramas. Cubra e continue a esfriar o bolo enquanto passa para a próxima etapa.
9
Aqueça uma ferramenta de ferro no fogão por cerca de 20 minutos.
10
Retire o bolo da geladeira e coloque a ferramenta quente sobre ele. Desta forma, conseguirá a decoração clássica deste bolo e um requintado sabor a caramelizado. Você pode fazer as formas e desenhos que mais gostar. Agora você pode saborear a tradicional sobremesa Balcarce! Conta pra gente nos comentários o que você achou dessa elaboração.
onze
ohJá pode saborear a tradicional sobremesa Balcarce! Conta pra gente nos comentários o que você achou dessa elaboração.
História do bolo Balcarce
O bolo Balcarce é uma das criações argentinas mais emblemáticas. O criador, Guillermo Talou, foi inspirado aproximadamente no ano de 1950 em uma sobremesa russa conhecida como “Russian Imperial” para desenvolver a clássica receita de sobremesa Balcarce. É por isso que em suas origens não era conhecido por este nome, mas como “Imperial”. Algum tempo depois, o confeiteiro mudou-se de sua cidade natal, Balcarce, para Mar del Plata, onde forneceu suas criações a diferentes confeitarias. E graças à grande popularidade desta iguaria, o chef pasteleiro vendeu a receita com o nome de “Balgarce”, em homenagem à sua cidade. A família que a adquiriu fundou uma empresa com este nome, que hoje é uma reconhecido ponto de produção e venda de sobremesas argentinas Balcarce, como: alfajores, pudins, doces e sobremesas. Algum tempo depois, Taleu criou a sua própria doçaria “Como antes” onde ainda podemos obter a versão original desta sobremesa com todos os seus segredos mais bem guardados.
Você quer saber outras elaborações? Não perca estas receitas fáceis!