Galo frito em massa andaluza, uma delícia que você vai adorar. Quem não gosta de peixe frito? Embora não seja um dos pratos mais saudáveis, é inegavelmente delicioso. O galo é um peixe branco de carne fina e macia, que pode ser cozinhado de várias formas e com diversos ingredientes. Desta vez, decidimos dar-lhe todo o destaque e cozinhá-lo empanado e frito, ao mais puro estilo andaluz.
O galo empanado usado na Andaluzia é de tamanho pequeno, difícil de encontrar em outras regiões, então essa mesma receita pode ser feita com pedaços maiores. Assim, podemos fazer filetes de galo fritos, limpando-os previamente para retirar as espinhas, principalmente se forem comidos por crianças. Para fazer esta receita, também é usada uma farinha especial para cobrir peixes. É farinha de grão de bico que já vem preparada, mas também pode ser feita com farinha de trigo normal. De fato, em muitos bares costumam misturar essas duas farinhas para fazer peixe frito. Leia mais para descobrir como fazer galo frito seguindo as instruções que compartilhamos em RecetasGratis.
2 comensais
15m
Prato principal
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer galo frito empanado:
Como fazer Galo Frito Empanado:
1
Coloque um pouco de farinha em uma tigela e limpe o peixe. Se não encontrar farinha especial para empanar o peixe, pode usar farinha de grão de bico ou farinha de trigo.
2
Para limpar o galo, retire a cabeça, retire as entranhas e corte as barbatanas. Lave as peças em água corrente e seque-as bem. Corte o galo em 3-4 pedaços.
3
Salgue o peixe e passe todos os pedaços pela farinha. Em seguida, sacuda os filés para retirar o excesso de farinha. Aqueça uma frigideira com bastante azeite em fogo médio-alto.
Truque: Para que o galo empanado fique ainda mais crocante, recomendamos fazer uma segunda massa passando novamente os filés pela farinha. Você também pode bater um ovo e passar primeiro o peixe por ele.
4
Quando o óleo estiver quente, frite o galo empanado em lotes, assim as peças não grudam e cozinham muito melhor. Deixe-os cozinhar de ambos os lados até ficarem dourados. Eles devem ficar dourados por fora, mas suculentos por dentro.
Truque: Continue cozinhando em fogo médio-alto para que o galo frito fique crocante.
5
À medida que vai retirando os pedaços de galo frito, vai colocando-os num prato com papel de cozinha para absorver o excesso de óleo. Assim até que todas as peças estejam prontas.
6
Sirva o receita de galo frito na massa logo de seguida, acompanhado de umas rodelas de limão para espremer o sumo por cima. E se ainda tem um galo e não sabe o que mais pode fazer, não perca esta outra receita: “Receita de Galo Grelhado”.
Galo na farinha de rosca – Acompanhamentos
É uma tradição na Andaluzia e noutras regiões do país servir galo frito polvilhado com sumo de limão por cima, o que lhe confere um sabor extra incrível. Além disso, pode acompanhar o prato de peixe com as seguintes receitas: