Um ano juntos… Cozimento rápido e fácil

Continua após a publicidade..

Um ano juntos…

Continua após a publicidade..

Aqui estou eu, um ano já se passou desde que a aventura Chicchina começou …. foi um ano lindo, surpreendente e gratificante.
Conheci, ainda que virtualmente, muitas pessoas: blogueiras simpáticas que sempre me incentivaram e se tornaram amigas, leitores para quem o blog é quase um ponto de encontro virtual. Pude ver o carinho de muitas pessoas: Antonella e Doriano (meus padeiros), Lorena a farmacêutica, Enea, Anna, Cinzia, meus primos, minha sogra, amigos, minha família e principalmente meu filho Simone que deu me ajudou muito porque, com inteligência, ela entendeu que sua mãe precisava de algo especial para ela voltar a andar: em maio de 2015 por causa de uma queda acidental quase perdi o uso do pulso direito, agora praticamente curado… ele desiste !!!
Nesse tempo aprendi tantas coisas e tantas ainda tenho que aprender, mas este blog me emociona para que nada me aflija: cozinhar é minha paixão. Quando realmente não funciona, eu me fecho na cozinha e começo a trabalhar: é uma forma de me mostrar que algo bom sempre pode ser remediado…
Queria explicar o motivo do nome do blog: Chicchina era o apelido que minha irmã Antonella me chamava, que já voou para longe por muitos anos; era uma maneira de fazer algo mais com ela e senti-la perto. Toda vez que alguém me diz “Oi Chicchina” tenho certeza que ela, em algum lugar, sorri para mim….
Escolhi celebrar este primeiro ano convosco para preparar a Pavlova, um lindo bolo dedicado a uma famosa bailarina: nunca o tinha feito antes, mas devo dizer que o resultado satisfaz-me plenamente.
Vamos preparar juntos?

Ingredientes:

Para o merengue:

-5 claras em temperatura ambiente
-250 gramas de açúcar
-1 colher de sopa de amido de arroz
-1 colher de sopa de vinagre de maçã

Decorar:

-400 gr de natas + 2 colheres de açúcar de confeiteiro para adoçar
-450 gr de fruta à sua escolha: amoras, framboesas, mirtilos e kiwis
– açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo

Cozimento: 70 minutos em forno pré-aquecido a 120°

Dificuldade: alta

Custo médio

Preparação: separe as gemas das claras e coloque-as num recipiente perfeitamente seco e limpo; bata-os com as batedeiras eléctricas e, quando estiverem quase firmes, junte sem parar de bater o açúcar um pouco de cada vez, o vinagre e a fécula: deve obter uma mistura bem firme (este é o vinagre necessário), levantando as batedeiras clássico “bico” deve permanecer.
Desenhe um círculo com um diâmetro de vinte e dois centímetros no papel manteiga e recorte-o.
Ligue o forno a 120°.
Coloque o disco no tabuleiro do forno e cubra-o com o merengue com uma espátula.
Coloque no forno, cozinhe por setenta minutos e deixe esfriar completamente no forno semiaberto (demora pelo menos quarenta minutos).
Bata o creme de leite e, quando estiver quase firme, adicione o açúcar de confeiteiro.
Quando o merengue estiver completamente frio, decore com chantilly e frutas.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e ….. feliz aniversário, faço um brinde à minha e à sua saúde.
Um abraço, Chichina!

Deixe um comentário