Neste programa… vamos aprender qual é a diferença entre os diferentes tipos de merengue: merengue italiano, merengue suíço e merengue francês!
Hoje é um programa diferente, hoje a Paulina vai ensinar-nos uma novidade que nos vai ajudar a partir de agora a decidir que merengue queremos usar no nosso próximo bolo, doce, ou outro tipo de pastelaria.
O que mais gosto neste vídeo é que é muito claro, não há dúvidas sobre as diferenças entre os vários tipos de merengue e também aprendemos a fazê-los. Tudo em menos de 4 minutos!
Espero que gostem e se animem a experimentar como eu fiz…Um conselho, CUIDADO com o merengue italiano, que foi muito difícil para mim porque é o mais difícil!
Deixo-vos com o vídeo, e até à próxima.
Nicola Garupa
Produtor
CLIQUE AQUI Para me seguir no meu canal do Youtube, eu carrego conteúdo exclusivo para esta rede!
merengue francês
o mais fácil e rápido
Este merengue consiste simplesmente em bater as claras e quando estiverem espumosas adicionar o açúcar em forma de chuva, batendo sempre até formar um merengue bem brilhante e bonito.
Este merengue é um merengue clássico que serve, por exemplo, para fazer os típicos merengues, que se cozem a baixa temperatura e são muito estaladiços.
Tens de tentar sempre cozinhar este merengue para não comeres o ovo cru. Pode ser usado para um bolo como em uma receita de torta de limão, desde que o comamos durante o dia: não é um merengue para guardar na geladeira, pois com o passar das horas começa a desprender uma espécie de líquido ou xarope .
merengue italiano
o mais difícil
Este merengue é o mais complicado de preparar, mas não é impossível! Também tens de bater as claras em neve mas em vez de adicionares açúcar, tens de adicionar uma calda de açúcar que também tem de estar a uma temperatura específica de 118º.
Enquanto adiciona a calda, continue batendo até obter um merengue mais brilhante. Ao contrário do francês, esse merengue pode ser guardado na geladeira, pois não desprende líquido, e também pode ser utilizado para qualquer tipo de receita.
Ao mesmo tempo, é mais difícil sair bem, pois se não for perfeito pode cair e perder a consistência.
merengue suíço
O intermediário
Esse merengue é feito direto no fogo em banho-maria, as claras são misturadas ali com o açúcar e são montadas ali mesmo com a batedeira. Este merengue tem uma dificuldade intermediária entre o francês e o italiano, e é um merengue com uma consistência muito boa para qualquer tipo de preparo.