Receitas de Borghetto Vara para crianças: Peras com creme

Continua após a publicidade..
As imagens da recente e catastrófica inundação que ocorreu na Ligúria e na Alta Toscana não nos deixaram indiferentes. A morte e a devastação são, infelizmente, um triste leitmotiv da nossa Itália, uma bela terra muitas vezes atingida por catástrofes naturais ou causadas pela negligência culposa do homem. No entanto, não é hora de se perder em polêmicas estéreis; muito melhor arregaçar as mangas (como fizeram aqueles esplêndidos jovens em Gênova) para devolver o quanto antes uma vida normal às muitas vítimas do desastre. É por isso que tenho o prazer de me juntar à iniciativa de Patrizia, de blog de romã, que promoveu uma coleção de receitas de blogueiros, receitas que serão reunidas em um livro cuja renda será revertida para uma cooperativa social de Borghetto Vara, a Cooperativa Gulliver, que cuida de idosos, deficientes e crianças. Estes últimos foram acolhidos em dois lares de acolhimento, duas comunidades educativas onde as crianças, já tão provadas pela vida, podiam encontrar calor e esperança para o seu futuro. Agora essas casas ficaram inseguras pela enchente, carros e microônibus para o transporte de crianças e deficientes foram arrastados pelas águas, junto com roupas, brinquedos e alimentos.
Ajudamos generosamente esta iniciativa, tanto publicando receitas adequadas para a ocasião em nossos blogs, quanto efetuando um pagamento em conta corrente, cujos detalhes estão destacados no banner abaixo. Obrigado a todos.


PERAS COM CREME


Continua após a publicidade..
Há um alimento que sempre recorremos quando estamos um pouco tristes e sentimos a necessidade de nos confortar com algo bom. Para mim é um doce da memória: as pêras com natas que a minha mãe preparava de vez em quando para nós. Ainda me lembro quando, quando criança, entrei na sala e senti o cheiro envolvente de baunilha no ar. As suculentas peras, cozidas em calda e envoltas em um suntuoso manto de creme de baunilha, foram colocadas frouxamente em um grande prato com bordas azuis. Que sobremesa luxuosa parecia!


6 peras Williams maduras mas firmes
2 paus de baunilha
75g de açúcar
150ml de água
suco de limão
para o creme:
4 gemas
100 g de açúcar
1 colher de chá rasa de farinha
1 colher de chá rasa de amido de milho
uma pitada de sal
500ml de leite integral

Coloque a água, o açúcar e os paus de baunilha numa panela grande e leve ao lume. Entretanto, descasque as peras, corte-as em quartos, retire as sementes e passe-as num pouco de sumo de limão para evitar que escureçam. Coloque as peras na calda e cozinhe, tampado, por cerca de dez minutos. Escorra e deixe esfriar sobre um pano absorvente. Lave os paus de baunilha, seque-os, corte-os ao meio no sentido do comprimento e extraia as sementes. Coloque-os em uma panela com o leite; deixe quase ferver e desligue o fogo. Em uma panela de aço, bata as gemas com o açúcar, a farinha, o amido de milho e uma pitada de sal. Despeje o leite sobre a mistura, leve novamente ao fogo e cozinhe em fogo baixo até que o creme cubra a colher. Aguarde alguns minutos e despeje um pouco de creme no fundo de uma tigela grande de cristal; arrume os quartos de pêra por cima em boa ordem e cubra com o creme restante. Deixe esfriar completamente, cubra o copo com uma folha de filme plástico e leve à geladeira até estar pronto para servir.

Deixe um comentário