Bom e santo meus amigos! Bem-vindo à Paulina Cocina, desta vez vamos falar sobre a sobremesa salvadora, aquela sobremesa que sempre te livra de apuros: a bendita chocotorta! Você tem uma reunião e não sabe o que levar? A receita da chocotorta te livra de problemasSeus amigos vêm à sua casa e você acabou de chegar exausto do trabalho e não sabe o que fazer? Chocotorta. E assim em qualquer ocasião. Então eu me pergunto: Que fruta nobre a chocotorta você não acha?
Você não precisa ser um grande confeiteiro para conseguir fazer uma boa receita de chocotorta. Qualquer um pode fazer isso! Hoje em dia, se você tem filhos sob seus cuidados e não sabe mais como entretê-los, fazer este bolo fácil juntos é um ótimo plano. É muito simples e divertido, você vai me agradecer!
Se você conseguir fazer esta receita, pode compartilhá-la comigo enviando uma foto da chocotorta original ou variante que você preparou com #MiraPaulinaMira no Instagram, e também pode me seguir ao longo do caminho. Eu carrego um monte de coisas lá o tempo todo! Se clicares aqui podes ir ver o meu perfil!
Sobre esta receita original (clássica) de chocotorta
Em geral, a receita típica é com requeijão cremoso e doce de leite… Essa receita que trago para vocês tem uma pequena variação, ao invés de requeijão cremoso é só com creme! Formamos uma falsa mousse, batendo o doce de leite junto com o creme e é essa mistura que usamos. Continua sendo uma chocotorta muito mais macia e aerada. É muito mais leve!
Bem… Isqueiro é um ditado óbvio. A gente deixa bem claro que essa sobremesa é muito rápida de fazer, que é muito gostosa e tudo mais, mas não tem NADA light, mas olha, é uma mesada que a gente pode se dar de vez em quando, né? Também não é uma sobremesa para fazer todos os dias, claro! Quer que eu traga a receita de doce de leite? Se sim, conta pra mim nos comentários e se gostar da ideia a gente faz!
Ingredientes
para uma fonte média
- 400 gr de doce de leite (se for de massa bem melhor, senão não importa!)
- 400 gr de creme de leite ou creme
- 750 gr de biscoitos de chocolate
- Leite ou café para molhar os biscoitos
- 50 gr de chocolate meio amargo (cobertura ou copinho)
- 50gr de cacau em pó
Como fazer chocotorta passo a passo
- Passam a bata o doce de leite e quando estiver mais claro acrescente o creme de leite. Bata no ponto mais baixo da batedeira até ficar em ponto de letra. Tenha muito cuidado para não passar do ponto, senão você será cortado!
Se devido a essas tragédias da vida fosse cortar: adicione um pouco de creme e integre. Reserve à parte. - Mergulhe cada biscoito e coloque em uma fonte para formar uma camada. Coloque uma camada do creme de doce de leite. Outra camada de biscoitos umedecidos e assim 4 vezes.
- leve para esfriar por 1 hora na geladeira.
- Polvilhe com cacau em pó. Para o servirrale um pouco de chocolate amargo por cima e seja feliz e coma chocotorta!
Esta sobremesa é maravilhosa, espero que tenham gostado e que vos tenha animado um pouco nestes dias difíceis! Agora continuamos com as variantes.
5 variantes da chocotorta original
Sempre pode ser mais rico!
Na receita de chocotorta detalhada abaixo você encontrará uma receita bem simples, mas se você quiser adicionar um pouco de swing, tenho um conjunto de 5 variações com as quais gosto de variar para que não seja sempre o mesmo. O que vou contar são os meus maiores segredos, para que você saiba apreciá-los, ok?
- se você quer um mistura mais compacta Para a chocotorta pode-se recorrer à receita tradicional da mesma quantidade de doce de leite que o requeijão. Por exemplo, na receita deste post, podem ser 400 gramas de doce de leite e 400 gramas de requeijão cremoso. Só falta misturar bem com uma espátula e pronto!
- Eles podem adicionar coisas à chocotorta para dar outra texturacomo merengues, ou nozes, ou amêndoas… Pode colocar uma camada de biscoitos, polvilhar algum ingrediente crocante e por cima a camada de mistura e assim sucessivamente.
- Para a cobertura pode ser feito um ganache de chocolate mais líquido. Usando 100 gr de chocolate e 100 ml de creme de leite. Você tem que cortar o chocolate e adicionar o creme quente por cima e misturar. Terminamos a chocotorta com esse molho e mandamos esfriar. delicioso!
- Se pode servir uma porção com uma bola de sorvete de baunilha para cortar com a doçura da chocotorta.
- Se quiserem inovar, podem misturá-lo com alguns cítricoou com morangos… A estrela da festa.
Se você tiver alguma outra ideia, me diga! Não vai ser algo que só eu estou contando meus segredos e você nada. Isso é um vai e vem! Bem, vamos à receita. Espero que você goste!