Receita de torrada francesa caseira

Continua após a publicidade..

Ei amigos! Paulinha aqui de novo. Hoje venho apresentar-vos uma alternativa espetacular para as nossas doces mesas quaresmais com esta receita tradicional de torrijas e algumas alternativas originais, prato típico espanhol. Se queremos uma alternativa rica e fácil para a Páscoa, não precisamos mais pensar: Torrijas de leche como são feitas na Espanha!

A tradicional receita espanhola de torrijas, ou a mais popular, são as torrijas de leite. No entanto, também podemos encontrar suas variantes muito deliciosas, como rabanadas com vinho e rabanadas com mel. Também podemos fazê-los assados ​​ou fritos, como quisermos!

Continua após a publicidade..

O que são torrijas?

Torrijas são conhecidas mundialmente por serem uma sobremesa tradicional em muitos países de língua espanhola, especialmente na Espanha.

A receita começa com um pedaço de pão que sobrou do café da manhã ou do dia anterior, o objetivo dessa receita é aproveitar o pão que você não quer jogar fora e o melhor é quando você percebe que você pode transformá-lo em uma sobremesa muito deliciosa.

  • Como resumo, o As torrijas caseiras são pãezinhos embebidos em leite com canela e açúcar, depois passados ​​por ovo, para por fim fritar em óleo quente.

Onde eles se originam?

Após uma longa investigação e análise de algumas teorias que surgiram em torno do nascimento desta receita, entendemos que sua verdadeira origem não é totalmente clara.

  • A rabanada é um sobremesa que foi adotada por diferentes culturas ao longo de sua históriaé difícil definir um ponto de partida.

Ainda assim, Muitas teorias sugerem que sua origem está na culinária romana.

Vamos conhecer sua história:

Esta sobremesa torna-se muito popular por ser uma solução econômica e energética de um fast-food. Muitas famílias começaram a prepará-los pelo simples fato de não querer jogar fora o pão que começava a endurecer no armário.

Perceberam que se embebessem o pão amanhecido no leite e depois cozinhassem para enfeitar com qualquer doce, ficaria muito bom e foi aí que a magia começou.

Com o passar do tempo, as torrijas popularizaram-se no gastronomia espanhola, especialmente durante a Quaresma e a Páscoa, pelos seus ingredientes simples e baratos.

O que eles significam para os espanhóis?

Em Espanha, particularmente, as torrijas são uma sobremesa tradicional e muito consolidada na sua cultura gastronómica.

  • Em muitos países europeus, a rabanada caseira é preparada especialmente na Páscoa e na Quaresma. Além disso, eles também podem ser encontrados em outras épocas do ano.

Muitos encontram muitas lembranças e nostalgia na rabanada. Isso porque é um sobremesa típica da infância e associá-los a momentos especiais em família.

Como eles são servidos?

É tão fácil preparar torrijas caseiras em todos os sentidos e em qualquer parte do processo. Depois de fritá-los, começa o momento em que você tem que dar asas à sua imaginação, porque a rabanada pode ser acompanhada com o que você quiser no momento.

  • Em geral, costumam ser polvilhados com açúcar e canela, embora também possam ser servidos com mel, calda ou creme.

Um fato interessante para provar: em alguns lugares, como a Catalunha, usam-se vinhos doces para molhar o pão no lugar do leite.

As torrijas costumam ser uma sobremesa típica da Páscoa na Espanha, embora também possam ser encontradas em outras épocas do ano. Além disso, existem diferentes variedades e formas de prepará-los, dependendo da região em que são produzidos.

Que pão eu preciso?

O pão é um ponto chave nesta receita, embora em geral possam acompanhar bem qualquer tipo de farinha.

  • O pão mais adequado é aquele que apresenta um miolo denso e consistente.
  • Se possível, faça desde o dia anterior. É importante que o pão esteja um pouco seco, assim procuramos que ele absorva melhor o leite e o ovo.
  • Se o pão estiver um pouco seco, ajudará a evitar que se desfaça durante a fritura.
  • Idealmente pão branco.

Em Espanhaé muito comum encontrar rabanadas feitas com um tipo de pão característico chamado “Pão francês“, que tem como característica principal um miolo denso e firmeisso ajuda o leite e o ovo a serem melhor absorvidos.

Em todo o caso, pode sempre utilizar outro tipo de pão que reúna estas características.

pão para rabanada

Onde é recomendável guardá-los?

É uma boa ideia guardar torradas francesas feitas na hora em um recipiente hermético na geladeira, se você quiser fazer torradas francesas e guardar para mais tarde. Só assim eles podem ser mantidos frescos por alguns dias.

⚠️ Não é recomendado guardar rabanadas por mais de uma semana.

Caso contrário, o melhor é consumi-los nessa hora.

Eles podem ser congelados? Sim, você pode, e assim eles duram ainda mais. Para congelá-los, é aconselhável embrulhá-los em filme plástico ou papel alumínio e depois em um saco de freezer. Congelados podem ser mantidos por vários meses no congelador.

descongelar: Antes de consumir as rabanadas congeladas, primeiro vamos retirá-las do freezer e deixá-las assim, em temperatura ambiente, por alguns minutos para que recuperem a temperatura e a textura e sabor originais. Eles também podem ser aquecidos em um forno ou microondas por alguns segundos.

Sobre esta receita de rabanada ao leite

Assim como a rabanada que postei um tempo atrás. Este prato baseia-se numa fatia de pão que é humedecida com algum líquido, na maioria das vezes é preparado com leite mas também podemos encontrar alternativas com calda ou vinho. Hoje vamos ver as versões de torrijas tradicionais na Espanha.

Depois de humedecida a receita, continue a revestir a torrada com o ovo e a cozinhá-la numa frigideira com azeite ou no forno, para depois adoçar com açúcar, mel, melaço ou outras alternativas. Para finalizar, na maioria dos casos, a canela é utilizada como aromatizante.

O que eu mais gosto na receita de rabanada assada é que ela não leva nada que você não tenha em casa e é muito divertido de fazer. Se toda a família participar, garanto que eles ficarão muito mais ricos! Dale se anima amigo. O que vamos precisar? (Coloque um belo tema Rosalia antes de começar).

Ingredientes

  • 1 pão de forma do dia anterior
  • 1 litro de leite
  • 1 pau de canela
  • Flocos de casca de limão e laranja
  • 3 ovos batidos
  • azeite para fritar
  • Açúcar em pó e canela
Variantes das torrijas tradicionais
  • 250 ml de vinho doce ou vinho tinto
  • 250ml de água
  • Mel

Como fazer torrijas tradicionais de leite passo a passo

  1. Leve ao lume 1 lt de leite com uma colher de açúcar, um pau de canela e lascas de limão e casca de laranja. Assim que a mistura ferver, desligue o fogo, tampe e deixe descansar
  2. Corte o pão do dia anterior com uma faca em fatias de 1 dedo e meio de largura
  3. Depois que a mistura esfriar, filtre-a em uma peneira de malha fina e umedeça as fatias de pão previamente cortadas dos dois lados.
  4. Batemos 3 ovos numa tigela e passamos os pães molhados no leite
  5. Escorra bem para não espirrar e coloque nossas rabanadas no leite e ovo em uma frigideira com azeite em temperatura ambiente.
  6. Assim que estiverem bem dourados dos dois lados, retire o excesso de óleo em um prato com papel absorvente.
  7. Prepare em um prato fundo uma mistura de açúcar e canela em pó em quantidades adequadas ao consumidor
  8. Antes que essas deliciosas torrijas de leite esfriem, batemos no prato de um lado para o outro procurando que fique bem úmido e FIM!! Incrivelmente fácil, certo?

Agora só falta preparar algo delicioso para beber e acompanhar este prato de rabanadas!

Receita Torrijas assadas

Se quisermos uma receita de rabanada mais saudável e evitar fritar em óleo, podemos aprender a fazer rabanada assada. Não se preocupem! Eles são muito muito ricos também. Veja como é fácil fazer rabanadas assadas!

  1. Ligamos o forno e aquecemos até 200 graus
  2. Prepare o assado colocando papel manteiga. (Dica: se quiser, pode borrifar a assadeira com algumas gotas de água antes de colocar o papel para que ele não se mexa)
  3. Colocamos as rabanadas com leite e ovos como as preparamos anteriormente no papel manteiga
  4. Nós douramos voltas e voltas até que fiquem muito bonitas
  5. Passe na mistura de açúcar e canela em pó até que queimem bem molhadinhas e você já tem!!
rabanada caseira

Como fazer torrijas de vinho

Como já falei, meus queridos, temos alternativas para que vocês não fiquem entediados. Para fazer a receita de rabanada com vinho, você só vai precisar de vinho doce ou tinto e água.

A diferença na hora de fazer rabanada de vinho é que vamos ferver 250ml de vinho doce ou tinto com 250ml de água, canela e açúcar (dica: se fizer com vinho doce, uma colher de sopa está bom, se fizer com vinho tinto, coloque o dobro). Assim que esta mistura levantar fervura, devem cozinhar em lume médio cerca de 5-10 minutos até o álcool estar totalmente preparado e a partir de agora já sabem como corre a história. de açúcar e canela antes de arrefecerem para já podermos preparar a nossa rabanada vínica ideal para esta Páscoa.

Torrijas com receita de mel

E, finalmente, porque quero que comecemos a trabalhar, dou-lhe mais uma alternativa para quem se cansa um pouco da canela. Tanto na rabanada ao leite quanto na rabanada ao vinho Você pode substituir a última etapa onde os untamos com açúcar e canela usando mel.

Tudo o que você precisa fazer é colocar mel e água em uma panela no fogo. Quando atingir a temperatura, mergulhe nossas torrijas recém-saídas da panela nesta mistura tão saborosa, deixamos um pouco e comemos!

Vamos colocar nossa criatividade para funcionar! Vocês conseguem pensar em uma variante diferente, amigos? Vamos lá, eu sei que com certeza muitos de vocês vão colocar o seu toque nisso… No final, mãos à obra e Fazer uma receita de rabanada tradicional ou qualquer uma de suas variantes, seja assada ou frita, não é tão difícil assim, não é mesmo?

Saúde!

Deixe um comentário