Sejam bem vindos amigos e amigas da Paulina Cocina! Faz tempo que não trago uma receita doce para vocês, como pode ser? Venho suprir essa falta com uma receita estrela: pudim de limão! Ideal para pequenos-almoços e lanches, não conheço quem não tenha gostado do que vos trago hoje. Sem mais delongas, vamos à receita!
Uma das minhas receitas favoritas de lanches é este pudim de limão úmido. É delicioso, com muito sabor a limão, tenro e húmido sem ser muito bom para o estômago. É tão fácil que é feito em 6 passos super simples!
Sobre esta receita de pudim de limão úmido
Esta receita é a salvadora quando queres comer algo caseiro, doce e rico mas não és muito bom com pastelaria. A magia dos pudins é que é “mistura tudo e pronto” dito lá de cima.
Este pudim de limão pode ser comido feito na hora, mas eu recomendo fazê-lo no dia anterior, ou se quiser para um lanche, faça de manhã assim que acordar. Porque? Porque com o passar das horas os pudins vão ganhando textura e ficam muito mais firmes e ricos! É infalível, se você não preparar isso e a pessoa que você convidar não gostar: ela não é a pessoa certa para estar ao seu lado, querido amigo ou amiga. Eu saí de lá. Ele não te merece.
Recomendações de cobertura
A cobertura é o toque final da sua pastelaria e para este pudim húmido de limão não será exceção. Transforme seus pudins, biscoitos ou muffins na rainha da trupe. Um bom glacê transforma uma receita comum em uma verdadeira beleza! A receita que vou mostrar neste artigo é bem básica, mas obrigatória no seu livro de receitas. É super fácil de fazer, e se você seguir essas dicas vai quebrar:
- Cobrir o esmalte que não está sendo usado com filme plástico, ou saco de náilon… Algo para que não se forme uma camada seca por cima.
- Se pode mudar suco de limão por uma colher de chá de extrato de baunilha ou rum, para dar um toque de sabor diferente.
- Você pode trocar o limão por qualquer cítrico e mudar o sabor!
- O esmalte pode ser congelar sem problemas e pode ser congelado por até três meses. Para usá-lo, você deve retirá-lo no dia anterior do freezer para a geladeira.
Ingredientes
para a massa
- 200 gr de manteiga à temperatura ambiente
- 200 gramas de açúcar
- 250 gr de farinha 0000
- 1 colher de sopa de fermento em pó (10 gr)
- Suco de 1 limão (aproximadamente 50 ml)
- 4 ovos médios
- Raspas de 2 limões
Para o Glaze
- 1 clara de ovo
- suco de 1 limão
- 250 gr de açúcar em pó (ou açúcar de confeiteiro)
- Raspas de 1 limão
Como fazer pudim de limão passo a passo
super fácil e rico!
Antes de iniciar qualquer passo: já foi dito ligar o forno! Sempre sempre sempre, antes de fazer qualquer coisa, pré-aqueça o forno. Já ligou o forno a 170°? Perfeito, agora vamos começar com o pudim de limão caseiro:
- em uma tigela grande bater os ovos com açucar até homogeneizar. Se for bater com batedeira, faça por 5 a 10 minutos, se for com batedor de arame: a olho. Você tem que bater o branco. Isto é, até formar um creme bem clarinho.
- Adicione a manteiga, as raspas e o suco de limão à mistura batendo até incorporar bem.
- Adicione a farinha 0000 e o fermento. Misture bem e despeje em uma forma de pudim inglesa ou retangular, previamente untada e enfarinhada.
- Leve ao forno moderado 170° por mais ou menos 40 ou 45 minutos (depende sempre muito de cada forno). Verifique a cozedura com um palito de madeira, ao furar o pudim de limão o palito deve sair seco.
- uma vez que você é desmoldagem e deixe esfriar sobre uma grade de metal. Depois que esfriar você pode Esmalte.
Aprecie com chá às 5! Que pode ser a qualquer momento, obviamente.
Para preparar o glacê:
- Coloque as claras em uma tigela e bata em velocidade baixa caso seja com batedeira, mas é só bater. Quando as claras começarem a espumar, acrescente o açúcar e continue batendo.
- Quando conseguir fazer linhas firmes com o glacê, está pronto.
- Coloque em uma manga e você está pronto para usar!
Observação: Este e qualquer tipo de pudim, sem a cobertura, pode ser congelado depois de morno (embora melhor se estiver frio), embrulhado em filme plástico. Conserva-se até 3 meses e quando quiser consumir pode descongelar baixando-o na noite anterior ou no forno a temperatura muito baixa. A ideia do forno é se você estiver com muita pressa porque na verdade ele se descongela bem rápido! Eles podem ser levados ao congelador direto em porções, assim você só diminui a quantidade que quer comer. Que conselho hein!