Receita de bolos fritos caseiros

Continua após a publicidade..

Olá meus queridos amigos… No programa de hoje voltamos com os clássicos e vamos aprender a tradicional receita de bolos fritos crioulos que tanto amamos na Argentina!

Bolos fritos acompanhados de bons mates são uma tradição na Argentina, principalmente nestes dias frios e chuvosos que estamos vivendo. Por isso (e porque são deliciosos) vamos aprender a prepará-los e falar de todas as dicas e truques para que fiquem óptimos.

Continua após a publicidade..

Existem muitas receitas de bolos fritos por aí. Fritamos em gordura ou óleo? Nós os tornamos doces ou salgados? Você já fez bolos fritos recheados? Essas e muitas outras dúvidas surgem quando pensamos em prepará-las em casa, e hoje vamos respondê-las preparando diversas versões para todos os gostos!

Se gosta deste tipo de preparação para acompanhar o seu lanche de chimpanzés, pode ver também esta receita de biscoitos gordos caseiros que publicámos há algum tempo e são tão bons como os bolos fritos para combater o frio.

Espero que gostem também e nos contem como ficou!

Deixo-vos com o vídeo, deixo-vos com a Paulina.

Até a próxima.
Nicola Garupa
Produtor

CLIQUE AQUI Para me seguir no meu canal do Youtube, eu carrego conteúdo exclusivo para esta rede!

Ingredientes

para uma boa fornada de bolos fritos

  • 250 g. farinha comum
  • 250 g. farinha de fermento
  • 1 Colher de Sopa. de sal
  • 300 cm3 de água quente
  • 1 e 1/2 colher de sopa. de gordura
  • 1 Colher de Sopa. canela em pó
  • 1 dente de alho
  • Queijo
  • Açúcar
  • tangerina
  • lombo
  • Tomate

Receita de bolo frito passo a passo

bolos fritos quentes

  1. Coloque os 250 g em uma tigela ou recipiente. de farinha 0000 juntamente com os 250 g. de farinha de fermento. Se não tiver farinha com fermento não acontece nada, pode usar 500 g direto. de farinha 0000. A função da farinha com fermento é que os bolinhos fritos fiquem um pouco mais inflados, mas se usarem somente farinha comum também ficarão muito bons.
  2. Misture bem as farinhas, faça um buraco no meio e acrescente uma colher de chá de sal.
  3. No mesmo buraco em que colocamos o sal, agora vamos adicionar 300 cm3 de água quente e depois a gordura de porco ou vaca. É importante que a água esteja quente, caso contrário teríamos que derreter a gordura antes de incorporá-la, economizando uma etapa.
  4. Depois de adicionar a gordura, vamos misturar com as mãos. Se você usa anéis como eu, lembre-se de tirá-los antes de começar! Você tem que passar a massa para um subsídio e amassar por vários minutos. Se vai fazer bolos doces fritos, este é o momento de acrescentar algum detalhe que goste, por exemplo, há quem use raspas de limão ou essência de baunilha para lhe dar outro toque de sabor. Não é necessário amassar muito, mas certifique-se de que esteja bem unido.
  5. Agora vamos embrulhar a bola de massa em filme plástico e deixar descansar. Eu recomendo que você deixe descansar por pelo menos 15 minutos, embora possa ser mais. Diz-se que o ideal é preparar a massa e deixá-la descansar durante a noite para cozinhar os bolinhos fritos no dia seguinte. No meu caso, deixo descansar por meia hora e muda completamente a consistência.
  6. Assim que tivermos a massa pronta, vamos formar uma espécie de cilindro e cortá-lo em pequenos pedaços para dividir a massa para cada bolo frito. Recomendo que você assista ao vídeo para entender melhor o que quero dizer, pois explicar por escrito é um pouco difícil.
  7. Com cada pedaço de massa vamos fazer uma bola. A seguir com o rolo vamos esmagá-lo até obtermos um círculo de massa semelhante ao de uma tampa de empanada mas mais grosso, e por fim faremos um furo no meio de cada um desses círculos com um dedo. A função desse furo no bolo frito não é estética, mas sim para que o óleo passe por ele durante o cozimento.
  8. Se quiser fazer bolinhos fritos recheados pode usar um pouco de queijo como eu fiz. Para prepará-los, vamos colocar pedaços de queijo em um dos círculos de massa e vamos cobri-lo com outro, certificando-se de que fique o mínimo de ar no interior.
  9. É hora de cozinhá-los. Você pode usar óleo comum ou fazê-los em gordura como eu fiz. A verdade é que, na minha opinião, tal como as empanadas, os bolos fritos ficam muito melhores se os fritarmos em gordura. O segredo aqui é que os bolinhos fritos não são cozidos na temperatura máxima, mas a gordura ou o óleo devem estar fervendo, mas em temperatura média.
  10. Para preparar os doces usei açúcar, canela e raspas de tangerina. Basicamente misturamos estes ingredientes num prato e quando retiramos os bolos fritos passamos-nos. Você verá que o açúcar está grudado como mostra a foto ao final.
  11. Estão prontas! Se quiserem ver mais uma opção de bolos doces fritos, podem ver o vídeo onde mostro uma opção bem mais controversa mas que é incrível!

bolos fritos doces

assim como os com açúcar

bolos fritos doces

bolos fritos salgados

e assim os especiais com queijo

bolos fritos salgados

Deixe um comentário