Pudim e bolo, eternos companheiros de aniversários e comemorações. Flan é uma sobremesa muito popular em todo o mundo. É por isso que desta vez um dos “reis” da confeitaria mundial se veste para trazer esta receita Pudim de Abóbora e Leite Condensado com Receitas Grátis.
Esta sobremesa de abóbora é ideal para uma festa de Halloween ou Dia dos Mortos para crianças e adultos. Em dezembro também enfeita a mesa natalina por ser uma opção deliciosa para degustar.
A preparação deste pudim de abóbora sem forno, mostra um canário próprio em confeitaria. O queijo de abóbora das Canárias é um pudim feito com leite condensado. Na aparência é muito parecido com o pudim tradicional, mas seu sabor é mais cremoso e doce, sem ser enjoativo. O procedimento é um pouco diferente do usado no clássico: bata as claras quase até ficarem firmes, depois acrescente as gemas e por último acrescente o ingrediente que vai definir o sabor principal e misture tudo. Então, por 1 hora ou 2, você cozinha em banho-maria. Mole-mole!
É interessante mencionar que na culinária venezuelana, o quesillo ou Pudim de abóbora também é muito popular. Em quase todas as comemorações ou aniversários, o quesillo e a gelatina se destacam como companheiros do tradicional bolo ou pão de ló. Este pudim de abóbora em banho-maria pertence, sem dúvida, a parte do património gastronómico legado por Espanha, fruto de uma miscigenação cultural.
6 comensais
3h
Sobremesa
baixa dificuldade
Características adicionais:
Custo barato, popular no outono-inverno, banho-maria
Ingredientes para fazer Pudim de Abóbora e Leite Condensado:
Como fazer Pudim de Abóbora e Leite Condensado:
1
Em primeiro lugar, você pode assar ou ferver o auyama que você vai usar para o pudim auyama com leite condensado. Anteriormente, lave e pique a fruta. Coloque uma panela com água para ferver, coloque o auyama picado. Deve retirar a fruta do lume quando a furar e sentir a sua textura tenra.
Escorra muito bem o auyama, até retirar todo o excesso de umidade. Triturar os pedaços de abóbora até obter um puré bem liso. É muito importante que você verifique a textura, porque se deixar pedaços de auyama muito sólidos, eles ficarão depois no quesillo.
É interessante notar que não é nada desagradável encontrar alguns pedacinhos de fruta dentro do pudim de abóbora caseiro, mas nem todos gostam.
2
Encomende a mesa de trabalho para começar a fazer o pudim de abóbora sem forno. Coloque os utensílios necessários e os recipientes com os ingredientes. Verifique bem as medidas de cada alimento, antes de despejar nos recipientes. Separe as gemas das clarasrale a casca do limão e coloque o purê de auyama com os demais ingredientes.
3
Bata as claras até ficar semi-montadoantes do ponto de neve.
4
Adicione as gemas à mistura ovo e continue batendo.
5
Adicione o leite condensadopouco a pouco, um fio como um fio.
6
adicione o leite da mesma forma que integrou o leite condensado.
7
Incorpore o auyama à mistura, aos poucos. Bata tudo até obter uma consistência homogênea para o pudim de abóbora em banho-maria.
8
Finalmente, adicione canela e raspas de limão para finalizar a massa de sobremesa com abóbora. Continue batendo, até que tudo esteja incorporado.
9
Na flanera deposite o açúcar. Regue um pouco de água, sem molhar todo o açúcar. Cozinhe em fogo médio. Não mexa, só de vez em quando, chacoalhe um pouco a panela, para os lados. Quando a calda estiver bem marrom claro, o caramelo líquido está pronto. Em seguida, use luvas de pano ou um pano para segurar a flanera. Gire lentamente o recipiente. Esse movimento ajuda a cobrir todas as paredes internas do recipiente com o doce.
Truque: A cor final do caramelo dependerá de quão claro ele parece inicialmente. Lembre-se que depois ele continuará cozinhando junto com o pudim.
10
Despeje a mistura preparada na flanera e cubra a superfície com uma tampa ou papel alumínio.
Prepare o banho-maria, colocando a flanera dentro de uma panela maior que contenha água. Verifique se a água que cobre a flanera não ultrapassa 3/4 partes dela. A água nunca deve cair neste recipiente.
Cozinhe o pudim de abóbora caseiro em fogo médio por 75 minutos ou até definir. Verifique a cada 30 minutos espetando com um palito sem tocar no fundo do quesillo de abóbora. Na hora de coalhar, desligue o fogo e deixe descansar um pouco, para que a água da panela esfrie. Retire a flanera, deixe em temperatura ambiente até esfriar completamente. Em seguida, leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até o dia seguinte, antes de desenformar.
Truque: É semelhante ao processo dos bolos: se o palito sair limpo, o pudim está pronto, caso contrário, continue cozinhando.
onze
Passado o tempo, desenforme e… vamos provar!
Desenforme o pudim de abóbora com leite condensado é muito simples. Agite um pouco a flanera e você verá como ela se desprende suavemente das laterais. Em seguida, coloque um prato plano do tamanho certo para o pudim em cima da flanera. Vire e… voilá!
As sobremesas de abóbora são deliciosas e muito nutritivas. A textura deste pudim é muito cremosa… deliciosa no paladar! Além disso, seu aroma é perfumado e o sabor é doce, mas… não enjoativo. Ao colocar esta sobremesa na sua mesa, tenha a certeza de que ela não passará despercebida. Todo mundo vai te pedir a receita!
12
E quanto ao pudim de abóbora com leite condensado? Você já experimentou ou gostaria? Por favor me dê sua opinião. Se você se atreve a prepará-lo, tire uma foto e compartilhe com todos nós. Será uma experiência e tanto para nós!
Não perca outras sobremesas típicas de outono e inverno como esta receita de cheesecake de batata-doce com frutas vermelhas.
Se você gostou da receita Pudim de Abóbora e Leite Condensadosugerimos que você entre em nossa categoria Flan Recipes.