Pinza, receita para a sobremesa Befana Cozimento rápido e fácil

Continua após a publicidade..

Quando criança, nesse período sempre me preocupei muito com a Befana: uma velha, cheia de dores reumáticas que voava (e voa) a bordo de uma vassoura de sorgo para levar presentes para crianças boas; Mas havia uma coisa que me consolava: minha mãe lhe fazia uma sobremesa tão boa que com certeza ela se refrescaria!
Pinza é uma deliciosa sobremesa veneziana que contém todos os sabores do inverno. Esta é a receita da minha mãe, herdada da avó Ângela, que fazia uma pinça lendária…….

Ingredientes para a polenta:

Continua após a publicidade..

-1,5 litros de água
-2,5 hg de farinha de milho
-1 copo de leite
-2 colheres de sopa de sementes de erva-doce
-1 colher de sopa de sal grosso

Ingredientes para adicionar à polenta :

– 2,5 hg de figos secos
-2,5 hg de passas
-2 hg de açúcar
– a casca ralada de uma laranja não tratada e de um limão
-3 colheres de azeite
-2 colheres de farinha branca
-1 saqueta de fermento em pó
-Rum ou Marsala para imersão de frutas secas.

Cozimento: 45 minutos em forno pré-aquecido a 170/180°

Dificuldade: baixa

Custo médio.

Preparação: primeiro faça a polenta deitando a farinha numa panela grande com água, sal, leite, sementes de erva-doce, assim que o líquido ferver. Cozinhe por 30 minutos. Enquanto isso, corte os figos secos em fatias e mergulhe-os junto com as passas em Rum ou Marsala.
Quando a polenta estiver pronta, adicione o açúcar e misture bem para que derreta. Quando estiver morno (deve estar ligeiramente macio) adicione a casca ralada da laranja e do limão, os figos e passas demolhados e secos, o azeite, a farinha branca e o fermento; amasse para misturar os vários ingredientes; unte e enfarinhe uma assadeira e abra a massa com a pinça a uma altura de 3 centímetros. Cozinhe por 40 minutos. Come-se morno ou frio… é uma delícia!

Deixe um comentário