Pato com Laranja – Receita Simples e MUITO Suculenta!

Continua após a publicidade..

Pato com receita de laranja

Não deixe o nome te assustar, isso receita de pato laranja É muito fácil de fazer e é perfeito para tornar a nossa mesa de Natal um luxo indiscutível. O pato é uma carne macia cuja textura combina muito bem com os sabores agridoces deste incrível molho de laranja. Será perfeito para satisfazer os paladares mais exigentes durante as férias.

Este prato é uma receita tradicional francesa. É preparado temperando o pato, banhando-o no molho e acrescentando um pouco de licor à sua escolha; neste caso usaremos xerez, mas você também pode usar conhaque. Sem mais a acrescentar, junte-se a nós e descubra como fazer pato a l’orange para surpreender a todos.

Continua após a publicidade..

2 comensais
1h 30m
dificuldade média

Ingredientes para fazer Pato com laranja:

Como fazer Pato com laranja:

1

pimenta o pato e aqueça um pouco de azeite em uma panela. Não é necessário usar muito óleo, pois a pele do pato perde sua própria gordura. Sele a carne de pato com a pele voltada para baixo. Cozinhe por 10 minutos, vire e deixe por mais 10 minutos.

Receita de Pato com Laranja - Passo 1

2

Retire o pato e reserve. Descasque e pique os alhos, refogue no mesmo sumo da panela por no máximo 1 minuto. Retire e reserve juntamente com o pato.

Receita de Pato com Laranja - Passo 2

3

Esprema o suco da laranja e reserve.. Não importa se não for coado, pois isso dará mais consistência ao molho de laranja.

Receita de Pato com Laranja - Passo 3

4

Coloque o açúcar mascavo na mesma panela em que preparou o pato e mexa com cuidado para não espirrar até que se dissolva e fique líquido.

Receita de Pato com Laranja - Passo 4

5

Vá adicionando lentamente o xerez enquanto você continua mexendo sem parar.

Receita de Pato com Laranja - Passo 5

6

Jogue uma pitada de noz-moscada e mexa um pouco enquanto o álcool evapora.

Receita de Pato com Laranja - Passo 6

7

Adicione o suco de laranja, mexa e cozinhe por 3 minutos. Desligue o fogo e reserve um pouco do molho em uma tigela.

Receita de Pato com Laranja - Passo 7

8

Deixe o molho que você reservou esquentar um pouco ou adicione um pouco de água. Este passo é simplesmente para que, ao dissolver a colher de sopa de fubá, não formem grumos. Dissolva nele o fubá.

Truque: Se formar grumos no molho, basta peneirar quando terminar e pronto!

Receita de Pato com Laranja - Passo 8

9

Quando a farinha estiver dissolvida, adicione tudo à panela para continuar cozinhando. Deixe engrossar por 3 minutos sem parar de mexer e você verá como seu molho de laranja toma forma. entre no pato, abaixe o fogo e tampe para cozinhar por 8 minutos. Adicione sal a gosto.

Truque: O pato deve ficar suculento e rosado, esse é o ponto certo. Se quiser que fique mais cozido, deixe cozinhar por mais 5 minutos sem deixar o molho secar. Se necessário, adicione mais líquido.

Receita de Pato com Laranja - Passo 9

10

Retire o magret de pato, corte-o a gosto e regue-o por cima com o molho da panela. Pode acompanhe o seu pato à laranja com um acompanhamento de batatas assadas no forno ou com algumas fatias de pão de centeio, perfeito para mergulhar no molho. Bom proveito!

Receita de Pato com Laranja - Passo 10

Se você gostou da receita pato com laranjasugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pato.

Pato com laranja – História e sugestões de preparação

Ele pato com laranja É uma receita com uma longa história, pois foi consumida em diferentes continentes e países ao longo dos séculos sem perder a elegância e os contrastes requintados. Apesar de a carne de pato não ser tão consumida como antes, o magret de canard ainda é um ótimo filé de carne, conhecido por sua textura tenra e sabor forte que combina perfeitamente com molhos intensos e essências frutadas.

Acredita-se que o pato à l’orange tenha chegado à França vindo da Toscana, onde era chamado paparo alla melarancia. Os historiadores consideram que foi Catarina de Médici, esposa de Henrique II da França, quem trouxe o prato florentino e o integrou à culinária francesa. Outros acreditam que se trata de uma receita com raízes no Oriente Médio, pois é muito comum combinar frutas com carnes na região.

Venha de onde vier, hoje agradecemos que a delicadeza deste prato chegue às nossas mesas, sobretudo em dias de natal ou ano novo. O magret de pato pode ser um pouco complicado de preparar, então aqui vão algumas dicas para prepará-lo:

  • A carne de pato costuma ser rica em gordura, por isso não é preciso usar muito óleo no preparo.
  • Se o seu magret não for cortado, faça cortes em forma de diamante na carne para que o calor penetre bem na gordura e cozinhe bem a carne.
  • Se for assá-lo no forno, fure a pele com um garfo antes de cozinhar para escorrer a gordura sem encharcar a carne.

Se você quiser conhecer outras receitas de patoconvidamos você a preparar estes:

Deixe um comentário