Esta receita de pão doce de Natal fofinho e húmido é uma preparação muito tradicional e fácil. Embora demore várias etapas e algum tempo, é mais uma questão de paciência do que de dificuldade. Por outro lado, amassá-lo em casa é um grande gesto de carinho para familiares e amigos nas festas de final de ano. A receita que vamos ensinar, rende 1 pão doce de cerca de 500 gramas. Claro, você pode multiplicar as quantidades para fazer pães maiores ou para fazer mais. Mesmo que se mantenha em bom estado por aproximadamente 1 semana, você pode preparar outro para compartilhar durante o Ano Novo. Claro, lembre-se de que, para isso, você deve mantê-lo embrulhado em papel celofane ou plástico transparente e o mais hermético possível. E se estiver muito quente, guarde na geladeira. Além disso, você pode congelá-lo por até 3 meses.
Em Receitas Gratuitas ensinamos como fazer pão doce com fermento seco. Vamos cozinhar!
6 comensais
3h
Sobremesa
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer pão doce com fermento seco:
Como fazer pão doce com fermento seco:
1
Para começar com esta receita fácil de pan dulce, Primeiro você deve misturar a farinha, o açúcar e o fermento seco em um recipiente.
2
A seguir, fazer uma coroa com esses ingredientes na mesa. No meio, coloque o ovo, o leite, o mel, o extrato de malte, a essência de baunilha, a água de flor de laranjeira e as raspas de frutas cítricas.
Truque: Cuidado para não exagerar na quantidade de água de flor de laranjeira, pois seu sabor é muito invasivo. Mesmo se você preferir, você não pode usá-lo.
3
Agora, comece a integrar todos os ingredientes. Você deve misturar primeiro, os líquidos e depois incorpore gradualmente a farinha dos lados para o centro.
4
Quando formar o coque, estique-o um pouco., barre-o com a manteiga de pomada e integre-o amassando. No entanto, a massa pode parecer cortada ou sem farinha porque gruda. Se isso acontecer, não se preocupe e continue amassando, você verá como aos poucos tudo se integra. Você deve obter um coque macio, liso e homogêneo.
Truque: É possível fazer a massa do pão doce fofinho no liquidificador e sem sovar, mas temos preferido fazer da forma mais tradicional.
5
Quando o pão estiver pronto, deve-se colocar em um recipiente, cobrir com filme e deixar crescer até dobrar de volume. É aconselhável escolher um local um pouco quente e sem correntes de ar.
6
Entretanto, Misture as nozes com uma colher de sopa de farinha. que você escolheu Podem ser nozes, amêndoas, avelãs, castanhas de caju ou pistache.
7
Também, hidratar frutas secas com conhaque. Neste caso, usei apenas passas, mas você também pode usar cranberries secas, cascas de laranja, etc.
8
Quando o tempo especificado tiver decorrido, você deve colocar a massa de volta na mesa e estique-o um pouco. É importante retirar o excesso de farinha dos frutos secos e coar os recheados que colocamos no conhaque. Por último, enrole.
9
A seguir, você precisa cortar o rolo em porções e empilhá-las umas sobre as outras, alternando uma com o recheio virado para cima e outra à medida que ficou na margem. Você deve amassar só um pouco para formar o pãozinho novamente. Dessa forma, fica mais fácil integrar as frutas para que fiquem bem distribuídas pelo doce de panela.
10
Coloque o pão em uma assadeira descartávelvocê deve cobrir com um pano e, novamente, deixe descansar cerca de 40 minutos. Quando a metade do tempo tiver passado, pré-aqueça o forno a 180°C.
onze
Quando o pão crescer, você deve fazer um corte em forma de cruz por cima, com uma faca bem afiada. Então, pinte com ovo batido e leve ao forno cerca de 25 minutos.
12
Para saber se o pão está cozido, espete-o com um palito e este saia seco. Quando estiver pronto, você deve deixar esfriar e logo, decore-o com esmalte e outras frutas.
13
Por último, dê um toque natalício com algumas decorações e leve para a mesa da família para aproveitar na hora do brinde. O que você achou desta receita de pão doce fofinho com fermento seco? Conte-nos nos comentários!
Se você gostou da receita Pão doce com fermento secosugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão.
Como acompanhar pão doce com fermento seco
Sem dúvida, as tradicionais receitas de pão doce são as estrelas das rabanadas de Natal e Fim de Ano. Por isso, é habitual acompanhá-lo com espumantes, sidras ou vinhos. No entanto, na Argentina existe uma tradição única, que consiste em saboreá-lo tomando um mate no café da manhã da manhã de Natal. É por isso que, em Receitas Livres, propomos outras receitas de pão de natal: