Bem-vindo a esta edição da receita de pão de ló caseiro da Paulina Cocina.
Sim, o clássico pão de ló. Absolutamente indiscutível e muito difícil sair do pódio das melhores receitas doces.
Esta é a receita de pão de ló caseiro a que sempre recorro em momentos de necessidade. Batizados, aniversários, casamentos, Bar Mitzbah…
Realmente, se você está procurando como fazer um bolo de forma fácil e rápida e sem dez anos de tentativa e erro, comece por aqui.
Eu prometo a você um bolo alto e fofo desde a primeira tentativa.
Aqui deixo o vídeo com o procedimento ilustrado mas realmente é para ser feito de olhos fechados.
Sobre esta receita de pão de ló caseiro
Além de ser uma receita de bolo fácil, deixa um bolo úmido, alto e fofinho.
É húmido porque é um pão-de-ló com azeite em vez de manteiga, ideal para qualquer receita de bolo ou para polvilhar assim mesmo com açúcar em pó e comê-lo em duas garfadas com o mate antes de o poder rechear (aconteceu a um amigo …)
Este pão de ló fácil pode ser feito por qualquer cristão, sério.
Por ser um bolo sem manteiga, fica mais úmido e mais barato.
E se quer apenas que a casa fique a cheirar a pão de ló de baunilha, e também comer sem açúcar, também pode experimentar esta receita de pão de ló super fácil.
Ingredientes
(sem manteiga)
-3 ovos
-1 xícara de açúcar
-1 xícara de óleo (neutro)
-2 xícaras de farinha 0000
-1 colher de chá de fermento em pó
-essência de baunilha
Passo a passo para fazer este pão de ló caseiro
Sai com fritas, bom, com fritas não… ou se quiser sim, depende do gosto…
1-Vamos quebrar os ovos e despejá-los em um recipiente junto com o açúcar e vamos bater. Eu uso o liquidificador, mas obviamente pode ser feito com um garfo levantado. Esta etapa é chamada de “creme” da mistura. Precisamente, é bater até a cor clarear um pouco e a mistura ficar espessa e crescer.
2- Quando virmos que a mistura clareou e cresceu, vamos adicionar o óleo e continuar batendo. A ideia é que seja um óleo neutro que não agregue um sabor muito forte ao preparo.
3- Adicione algumas gotas de essência de baunilha e continue batendo sem parar.
4- Depois que tudo estiver unido, vamos parar de bater e vamos adicionar a primeira xícara de farinha junto com a colher de chá de fermento em pó, peneirando-os em uma peneira. Misturamos, desta vez com uma espátula e movimentos envolventes.
5- Depois de tudo bem incorporado, acrescente a segunda xícara de farinha e repita a mistura.
Agora chega o momento em que temos que avaliar a espessura da mistura (no vídeo você pode ver uma referência, mas confie no seu critério de biscoito mesmo assim).
Se perceber que ficou muito grosso, pode adicionar aos poucos esguichos de leite até que a mistura atinja a consistência desejada. pelo contrário, se virem que estava muito líquido, fazem o mesmo mas com a farinha.
6- Depois que a mistura atingir a consistência ideal, devemos untar e enfarinhar uma forma e despejar dentro sem mais delongas.
7- Assado a 180º por aproximadamente 40 a 50 min. Ser paciente! deixe o forno fechado até que os primeiros 40 minutos tenham passado, caso contrário, nossa maravilhosa criação corre o risco de ser perfurada e não é o que queremos.
8- Hora do teste da vara! Após 40 minutos, podemos abrir o forno e enfiar um palito ou faca no bolo, se sair seco é porque está pronto e é hora de retirar. Saiba que antes de retirá-lo da fôrma é muito conveniente deixá-lo esquentar, para correr menos risco de quebrar. Por sua vez, não deve deixar terminar de esfriar para que o calor não o umedeça.