Pão de Cação – Campeche receita, ingredientes e história

Continua após a publicidade..

Receita de pão de cação

Quando se ouve falar do tradicional pão de cação campeche, a primeira coisa que vem à mente é o sudeste mexicano e por motivos óbvios, já que ali é o berço desta delícia gastronômica, especificamente no belo estado de Campeche. Sua popularidade é tamanha que há alguns anos esse prato é considerado patrimônio cultural da humanidade.

Por isso, no RecetasGratis trazemos até você essa delícia tão apreciada pelas tradições, mas com uma pequena variação, já que o picante costuma ser inconveniente para as crianças. Então, para substituir as clássicas pimentas habanero, usaremos pimentas, porém, você pode usar pimentas sem problemas. Continue lendo e descubra conosco como fazer pão de cação.

Continua após a publicidade..

4 comensais
1h 30m
Prato principal
baixa dificuldade

Características adicionais:
Custo médio, Popular na primavera-verão, Pouco picante, Frito, Receitas mexicanas

Ingredientes para fazer o pão de cação:

Como fazer pão de cação:

1

Cozinhar o cação em água fervente em fogo baixo com uma pitada de sal. O cação cozinha muito rapidamente, pelo que deve estar atento para que não cozinhe demais.

Receita de Pão de Cação - Passo 1

2

Quando estiver cozido, retire do fogo para coar e desfie. Reserve para depois rechear as tortilhas e assim preparar o pão de cação. Embora tradicionalmente seja feito com este peixe, se não o encontrar nesta altura pode usar outro tipo de peixe branco.

Receita de Pão de Cação - Passo 2

3

Corte os tomates em cubos, pique finamente a cebola e os alhos e corte os pimentos às tiras. fritar esses ingredientes em uma panela com um pouco de óleo quente e sal e pimenta a gosto.

Truque: Lembre-se de que você pode fazer pão picante de cação adicionando pimenta habanero.

Receita de Pão de Cação - Passo 3

4

Quando os legumes estiverem fritos, adicione o caldo de peixeele purê de tomate e o raminho de salsa e deixe levantar fervura. Quando ferver, retire o preparado do lume e espere que arrefeça para misturar. Você pode fazer seu próprio caldo de peixe caseiro com esta outra receita.

Receita de Pão de Cação - Passo 4

5

Enquanto o molho esfria, frite as tortilhas, retire o excesso de óleo com papel absorvente e espalhe o feijão frito em cada um deles. Não perca como fazer tortillas mexicanas para fazer a receita de pão de cação totalmente caseiro.

Truque: O feijão pode ser preto ou louro e até o feijão flor de maionese, o feijão peruano tem um sabor um pouco mais leve que se perderia entre os demais sabores, por isso não são muito recomendados nesta receita.

Receita de Pão de Cação - Passo 5

6

Assim que a mistura de legumes, caldo e purê de tomate esfriar, bata até obter um molho fino, coloque de volta na panela e espere ferver novamente por alguns minutos.

Receita de Pão de Cação - Passo 6

7

Para formar o pão de cação, Primeiro coloque uma camada de molho, depois a tortilla com o feijão, coloque um pouco de cação por cima e finalize com outra tortilha e um pouco mais de molho. Também pode ser servido com pimenta habanero ou pimentão amarelo, com um raminho de salsa e uma rodela de abacate.

Truque: Se desejar, você pode adicionar mais uma camada.

Receita de Pão de Cação - Passo 7

Se você gostou da receita pão de cação, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cação. Você também pode visitar uma seleção das melhores receitas mexicanas.

Pão de Cação – História e acompanhamentos

Embora se desconheça a origem exata da receita do pão de cação, sabe-se que nasceu no estado do Campeche, por isso também é conhecido como pão de cação campeche ou campechano. Sempre foi um dos pratos mais apreciados neste estado e em todo o país, por isso é comum encontrá-lo em diversas partes. Apesar de ser chamada de “pan de cazón”, a receita não leva pão, mas sim tortilhas que funcionam como tal.

Em geral, este prato é servido sozinho por ser bastante consistente, no entanto, pode ser acompanhado com arroz branco, uma salada de abacate ou outra que gostemos e seja bastante leve.

Deixe um comentário