Galani, crostoli, chiacchiere, frappe… o doce de carnaval com mil nomes, cada lugar na Itália o chama de um jeito, mas são todas versões da mesma receita. Ao olhar a fotografia ou ao ler a receita, o galani parecerá familiar a quem conhece os ouvidos galegos.
São todas receitas parecidas mesmo nas diferentes variantes, já que gira em torno de ingredientes muito parecidos, mas com pequenas variaçõesAlguns adicionam leite, alguns adicionam licor, alguns adicionam fermento… Esta versão italiana geralmente tem menos gordura e mais ovos.
Mas estes doces de massa frita não nasceram propriamente em Itália nem na Galiza, e são comuns em muitos países. Assim, em França temos os marveilles e os bottereaux, na Suíça os Fasnachtschüechli, em Portugal os coscorâos, na Polónia os faworki e em Espanha, para além das orelhas galegas, haveria também os flocos manchega e castelhana, os bunyetes e as orelletes catalãs, as fritillas de Albacete e muitas outras versões em todo o nosso país.
A ligação desta receita em locais tão díspares resulta do facto de todos estes territórios terem tido uma comunidade judaica, embora em Itália se sustente que o galani e as suas outras variantes data de frictilia da Roma Antiga, doces fritos em banha típicos da Saturnaliafestividades romanas semelhantes ao Carnaval de hoje.
Começaremos colocando a farinha em uma tigela e no centro adicionamos, nesta ordemos ovos, o açúcar, o fermento, o copinho de grappa, a raspa de limão, uma pitada de sal e a manteiga bem amolecida.
Misturamos a massa inicialmente com um garfo e depois continuamos amassando com as mãos. Trabalhe bem a massa até ficar lisa e elástica. Forme uma bola, cubra com filme plástico e Deixe repousar por pelo menos uma hora em temperatura ambiente. Corte um quarto da massa e estique-a o mais fino possível, seja com um rolo ou com uma máquina de macarrão.
então corte a massa em retângulos de aproximadamente 10 x 20 cm. O tradicional é cortar com roda dentada. No meio do galani fazemos um corte longo.
Fritamos o galani em óleo quente por volta 160-170 graus até dourar, colocamos para escorrer em uma fonte sobre papel absorvente. Em seguida, polvilhe-os com açúcar de confeiteiro.
Cortador de rolo de massa e massa, invólucros de bolinho de massa de biscoito, cortador de rolo, cozinha de biscoitos caseiros DIY – como mostra a imagem, longo
Com o que acompanhar o galani
Esses doces de carnaval, os Galani, são ideais para um bom lanche depois de chegar dos desfiles de carnaval. Os mais pequenos da casa vão gostar de um bom chocolate quente ao seu lado, e os adultos também, ou porque não? uma dose de licor grappa.
Em DAP | Tortilhas de Carnaval. Receita Em DAP | Creme Asturiano Teresitas. Receita