NA COZINHA DE TERESA: BABA ‘AL RUM

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
O BaBà al Rum é uma sobremesa muito boa reivindicada pela cozinha napolitana como sua, mas que na verdade é originária da Polônia. Babà requer um processamento lento e trabalhoso, de preferência com um misturador equipado com um batedor de gancho.
Babà pode ser encontrado na forma de um cogumelo ou pequeno guarnecido com creme ou creme. Na minha casa adoramos Babà e, por isso, o meu é um maxi Babà, usei uma forma de 32 cm, obviamente você sempre pode reduzir as doses pela metade.

Continua após a publicidade

Receita BABA’AL RUM

Ingredientes para Babá

500 g de farinha tipo 0

200 gr de manteiga

60 g de açúcar

6 ovos

2 pães de fermento

Sal a gosto

1 litro de água

400 g de açúcar

350ml de rum

raspas de limão e laranja

Método

Para preparar o rum baba’, vamos começar a fazer o fermento: dissolva o fermento de cerveja em 25 g de água e despeje tudo em uma tigela com 30 g de farinha, retirados da dose total da receita; misture os ingredientes até obter uma massa macia, mas consistente.

Coloque a massa numa tigela, cubra com película aderente e deixe levedar pelo menos 30 minutos (no forno desligado mas com a luz acesa), até duplicar o volume inicial. Despeje o restante da farinha no copo da batedeira com folha (se não tiver pode amassar com a mão) e adicione o fermento.

Quebre os ovos, frios da geladeira, com um garfo, em seguida, despeje-os lentamente sobre a farinha, enquanto a batedeira estiver em ação; finalmente adicione o açúcar. Misture com a folha até que tudo esteja misturado e o glúten se desenvolva (15-20 minutos). A massa estará pronta quando se desprender das bordas da batedeira planetária e se enrolar na folha: assim desenvolveu-se a malha de glúten que tornará a massa elástica. Neste ponto retire a folha e monte o gancho.

Agora adicione a manteiga um pedaço de cada vez, amolecida em temperatura ambiente, macia mas não mole adicione o sal, enquanto o gancho estiver em ação. Não adicione mais manteiga até que a anterior tenha sido completamente absorvida. Você precisará obter um composto muito macio, elástico e opaco (o processo durará mais 15-20 minutos).

Com uma espátula de silicone limpe as bordas da tigela planetária, depois cubra com película aderente e deixe levedar durante 3 horas no lume.

Enquanto a massa cresce, prepare a calda. Despeje a água em uma panela alta e estreita, adicione o açúcar e as raspas de laranja e limão. Quando a água ferver e o açúcar tiver dissolvido, desligue o fogo e adicione o rum, para que não evapore, depois cubra com uma tampa e deixe em infusão.

Unte e enfarinhe a forma escolhida.

Após este tempo a massa terá crescido e terá atingido a borda da tigela; esvazie a massa com as mãos e despeje na forma.

Deixe crescer novamente até que a massa atinja a borda.

Neste ponto, asse o baba na parte mais baixa do forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 30-35 minutos, até que fique bem colorido, depois retire e deixe esfriar.

Quando o baba estiver frio, despeje o xarope de rum quente sobre a superfície do baba com uma concha. Incline a forma e deixe sair o excesso de calda e com isso continue molhando o baba, faça isso várias vezes, para deixar absorver o máximo possível. Vamos deixar um pouco de lado.

Se queremos deixar a superfície do baba brilhante, vamos pincelar com geleia de damasco. Neste caso: Peneire a geléia de damasco, pressionando um pouco de cada vez nas malhas de uma peneira com as costas de uma colher, e dilua com 2-3 colheres de sopa de calda.

Deixe o baba descansar por 2 horas na geladeira antes de virar de cabeça para baixo em uma travessa e sirva decorado com chantilly ou sorvete ou mais naturalmente, molhando mais um pouco com o molho reservado.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário