Merengue suíço: como fazer em 3 passos

Continua após a publicidade..

Bom dia, boa tarde, boa noite ou sempre que abrir este post. Você é muito bem-vindo mais uma vez a Paulina Cocina! No capítulo de hoje vamos aprender a fazer merengue suíço. E não estamos falando de uma dança rítmica e suingante, não se engane.

Em outro post do blog falamos sobre os três tipos de merengues mais conhecidos: francês, suíço e italiano. Das suas diferenças e das suas diversas aplicações em pratos, sobremesas e bolos. Em outro post paramos mais no complicado do grupo. Não é tão complicado assim, mas tem seus truques: o merengue italiano.

Continua após a publicidade..

Esta receita é intermediária, não é tão simples quanto o merengue francês, mas não requer tanta atenção quanto o merengue italiano. É rápido de fazer e fica super brilhante e lindo! O merengue suíço não é tão firme quanto o italiano, mas ainda é muito bom. Ideal se você ainda não se atreve a fazer coisas muito complicadas, mas precisa decorar suas sobremesas.

Sobrou clara de ovo de outra preparação e não sabe o que fazer? Quer decorar um bolo e não sabe o que colocar nele? Aqui está a solução para todas as suas perguntas!

Sobre esta receita de merengue suíço

A receita de merengue suíço que vamos fazer hoje é literalmente o meio termo entre dois extremos de merengues. O francês é hiper fácil mas instável como a própria vida… O italiano firme como o cacho de uma estátua mas bastante complicado de fazer (pelo menos até encontrarmos a técnica)

E a Suíça é sempre um território neutro. É um passo mais “complicado” que o francês e um passo menos firme e estável que o italiano. O que o merengue suíço tem é que é o mais cremoso de todos. Podemos usá-lo como está para rechear bolos ou decorar bolos, pois é bromatologicamente seguro para consumir. Ao aquecer as claras, adeus insetos que o ovo pode pegar!

Para cozinhar esta receita de merengue suíço, devemos levar em consideração o mesmo conselho que demos para o italiano: todos os utensílios a serem usados ​​limpos e secos, pode-se adicionar suco de limão ou creme de tártaro para clarear e melhorar sua consistência e se formos adicionar um corante deve ser no final, quando o merengue já estiver firme (e é deve ser hidrossolúvel, se for de base oleosa complica a vida da gente).

Devemos acrescentar mais um detalhe: este merengue suíço deve ser consumido, se possível, no mesmo dia em que foi preparado. Já te falei acima que não é muito estável e depois desse tempo vai começar a perder água e desmoronar e tudo vai ser raiva e dor.

Ah, outra coisa, se a sua ideia é cozinhar o merengue seja para fazer merengue ou um bolo Pavlova ou sei lá… Algo muito, muito, MUITO importante é que a temperatura máxima não ultrapasse 100°C. Aí o tempo já depende do tamanho do merengue que você quer cozinhar. O importante é manter a temperatura abaixo de 100.

Se o merengue for muito grande, pode levar 4 horas ou talvez um pouco mais para cozinhar completamente. Outra dica se for cozinhar o merengue suíço: depois de cozido, desligue o forno e deixe os merengues sozinhos. Sem incomodá-los. Deixe-os sozinhos no forno até que estejam frios. Se você está com pressa, não quer cozinhar merengues. É o prêmio para quem tem a paciência dos santos.

Ah, o merengue cozido, para conservar é bom fazer em pote hermético, sem umidade. Assim ele manterá sua vida crocante por muito mais tempo. Caso contrário absorve umidade do ambiente e fica emborrachado e com uma textura bastante desagradável.

Se muito mais, para a receita! Não lemos o próximo. Recomendo que use para uma Torta de Limão, não falha.

gabu
Assistente

Preparação: 20 minutos
Cozimento: 2 minutos
Tempo total: 22 minutos

Ingredientes

  • Claras de 4 ovos
  • 200 gramas de açúcar
  • algumas gotas de limão

Como fazer merengue suíço passo a passo

são apenas 2 passos!

  1. Numa tigela, coloque as claras juntamente com o açúcar. Leve ao banho-maria, com a água no mínimo, e bata até que o açúcar se dissolva completamente. Tenha muito cuidado para que a temperatura não ultrapasse 60°, que é a temperatura na qual a clara começa a coagular. Se necessário e retirando a tigela do fogo de vez em quando.
  2. Assim que o açúcar estiver dissolvido, retire do fogo e comece a bater com uma batedeira em velocidade média. Adicione as gotas de limão e continue batendo, aumentando gradativamente a velocidade, até o merengue ficar firme e brilhante.
  3. Terminada a batida, a temperatura do merengue deve estar morna, bastante fria, podendo formar picos que ficam no liquidificador quando levantados.
    Preparar! Seu merengue suíço já pode ser usado!

Deixe um comentário