O cozinha basca É reconhecida em todo o mundo pelos seus grandes chefs, que preparam pratos impressionantes com sabores e sabores da terra. O prato sobre o qual vamos falar desta vez é um receita marmitako de bacalhauum guisado saudável e simples, muito tradicional no País Basco, embora também seja conhecido nas Astúrias e na Cantábria.
Tal como já preparamos anteriormente outros pratos de bonito, atum ou marmitako de salmão, no RecetasGratis queremos dar uma reviravolta a esta caldeirada de bacalhau e batata que sabemos que vai adorar. Descobrir como fazer marmitako de bacalhau em pouco tempo e desfrute de um prato quente perfeito para a Páscoa ou qualquer época do ano.
3 comensais
1h 30m
Prato principal
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer Marmitako de bacalhau:
Como fazer Marmitako de Bacalhau:
1
corte as pimentas aos cubos médios, estale as batatas e corte a cebola e os alhos às rodelas. O tomate deve ser cortado em pedaços sem pele.
2
Numa caçarola funda coloque um fio de azeite para fritar a cebola e o alho. Após dois minutos, adicione os pimentões, mexa e deixe fritar em fogo médio por 5 minutos.
3
Agora, adicione primeiro a páprica, mexa e depois adicione duas folhas de louro e o tomate.
4
Sem passar muito tempo, adicione as batatas à panelae despeje o caldo de peixe, não abaixe o fogo e deixe ferver por 20 minutos, pode tampar a caçarola para que cozinhe por igual e não resseque muito.
5
Passados os 20 minutos de cozedura, adicione os filetes de bacalhau corte em pedaços largos, tampe e deixe cozinhar por alguns 12 minutos em fogo baixo desta vez.
6
Depois de ter este prato já cozido, servido quente à mesa, embora esse tipo de ensopado ganhe sabor se ficar muito tempo em repouso. Você pode picar a salsa fresca e adicioná-la por cima na hora de servir.
Com o que acompanhar a marmitako de bacalhau
Ele peixe marmitako É um dos pratos mais reconhecidos entre as receitas mais populares do País Basco e de diferentes zonas do norte. Você pode levar marmitako de diferentes preparações de acordo com o costume e a região em que estiver, mas nenhuma delas irá decepcioná-lo, temos certeza.
Pode acompanhar este prato com um vinho de boa qualidade e saladas de alface variadas tempero básico. Nada mais é necessário, embora você possa saborear o caldo deste ensopado de marmitako com uma boa migalha de pão.