Flan de Leite Condensado em 5 passos

Continua após a publicidade..

Bem-vindo a Paulina Cozinha! Que lindo reencontrar, dessa vez para fazer uma sobremesa super nobre e fácil como o Flan. Se bem que desta vez vos trago uma receita bem mais simples, pois basta abrir uma lata de leite condensado Pudim De Leite Condensado Paulina? Sim!!! Pudim Caseiro com Leite Condensado! Esse ingrediente dá ao pudim muita cremosidade de um jeito único, você tem que experimentar.

Sobre o pudim de leite condensado

A história por trás do leite condensado

Vamos falar um pouco sobre o leite condensado. Quando comecei a pesquisar a receita – e fiz isso porque queria experimentar uma alternativa ao tradicional pudim caseiro – encontrei algumas informações que me pareceram curiosas e quero compartilhar com vocês.

Continua após a publicidade..

Parece que o leite condensado foi inventado em 1820, uau! Porque o leite comum não é armazenado bem sem refrigeração por mais de algumas horas. Por isso, as mentes mais brilhantes da época começaram a investigar e tentar resolver esse problema, uma questão, depois de várias tentativas encontraram um derivado de leite muito mais durável e que não precisava de refrigeração.

E assim nasceu o famoso leite condensado. É como ouro líquido para mim!

curiosidades sobre o leite condensado

Algumas curiosidades sobre o leite condensado pelo mundo

  • Hoje, o Brasil é o maior mercado de leite condensado do mundo, basicamente o utilizam no preparo da maioria de suas sobremesas (como o popular Brigadeiro) e algumas bebidas típicas.
  • Também em algumas áreas da Ásia e da Europa, o leite condensado é preferido para adicionar ao café.
  • E eu tenho um encontro que na Malásia é o leite mais consumido. Como sou cultural, né? Ele me pintou nessa data.

Hoje vamos aproveitá-lo, já que alguém o inventou para facilitar a nossa vida, então hoje vamos apreciá-lo e usá-lo para esse pudim que vai ser uma festa!

Se também gostas da ideia de o fazer em casa, aqui fica a receita do leite condensado para que o possas fazer em casa.

A origem do pudim de leite condensado

O pudim tem sua origem, como muitas outras coisas, na Europa. É comido há muito tempo e costumava ser servido com pimenta. Tinha um nome longo e estranho, quase impronunciável, que felizmente deu origem ao nome que tem agora e que todos conhecemos.

O importante aqui é essa sobremesa maravilhosa. Essa é uma receita com caramelo seco, ou seja, com o açúcar direto na panela. É uma forma fácil de fazer o caramelo mas tem a sua técnica, como tudo (Tenha sempre muito cuidado com o caramelo. Tome todas as precauções possíveis para não se queimar e tente manter as crianças afastadas quando o fizer).

Receita de pudim de caramelo

Vamos fazer um caramelo seco, o que significa que ao contrário do pudim tradicional, vamos prepará-lo sem água. Vamos levar uma frigideira ao fogo médio sem nada, e aí vamos despejar 100 g de açúcar e vamos mexer constantemente com uma colher de pau. Demora, mas você vai ver que vai derreter e o açúcar vai passar de granulado para líquido e sua cor vai começar a ficar marrom.

Cuidado para não ficar marrom muito escuro. porque isso significa que está queimando e vai ficar com um gosto amargo que vai estragar a receita. Vamos despejar o caramelo na forma que escolhemos e tentar mexer bem para distribuir o caramelo por toda a superfície da forma. Cuidado, queima muito!

O pudim de leite condensado é uma sobremesa fácil e nobrePor isso hoje o homenageamos. Pronto, sem mais delongas, deixo para vocês a melhor receita de flan que vocês vão experimentar em suas vidas. Aproveitar…

Adele

Receita de pudim de leite condensado

Ingredientes

  • Açúcar 200 grs (Para o caramelo).
  • Ovo 12 unidades
  • Açúcar 70g.
  • Leite condensado 1 lata.
  • Leite 1 litro.
  • Essência de baunilha 1 colher de chá.

Como fazer pudim de leite condensado passo a passo

  1. Coloque os 12 ovos em uma tigela e adicione 70 g de açúcar. Mexa com um garfo ou batedeira, não bata, não é necessário adicionar ar ao preparado.
  2. Adicione o leite, junto com o leite condensado e a essência de baunilha. Mexa com um garfo até ficar tudo bem incorporado (não precisa bater) não precisa ficar espumoso. Misture tudo muito bem e reserve.
  3. Coloque a fonte do pudim em outro recipiente com paredes inferiores para cozinhar em banho-maria. Primeiro adicione o caramelo dentro da flanera e coloque a mistura de pudim por cima.
  4. Com tudo montado, comece a cozinhar em banho-maria, levando ao forno mínimo (160º) por cerca de 1 hora.
  5. Passado o tempo, introduza uma faca para confirmar que o pudim está cozido (a faca deve sair seca). Deixe a temperatura baixar antes de desenformar.

Deixe um comentário