provar um creme caseiro É caminhar por diferentes épocas e culturas. Sim, pudim é a receita itinerante que se adapta a diferentes regiões e épocas. Os romanos já provavam esta maravilhosa sobremesa, embora na época a conhecessem como tiropatina. Mais tarde, os franceses, no século VII, o chamariam de flan, como o conhecemos por toda a vida. Mais tarde, a Espanha o traria para o continente americano e, a partir daí, começaria toda uma aventura culinária, que continua até hoje.
“A sobremesa itinerante” é um dos doces mais populares do mundo. À medida que sua popularidade crescia, aumentava também sua versatilidade. No entanto, a receita permanece inalterada em alguns aspectos. Os ingredientes básicos permanecem inalterados: ovos, leite e açúcar. Além disso, quase sempre é cozido em banho-maria, seja no forno ou na panela. Por fim, é sempre mergulhado em caramelo para apresentação ou revestimento.
O Free Recipes traz para você uma das sobremesas mais viajadas do mundo, em uma versão requintada: pudim de batata doce e coco. Ao provar este pudim sentirá a suavidade e doçura da batata-doce, acompanhada pela subtileza do coco cremoso. Uma fusão de sabores que o levará aos climas tropicais com os seus sabores coloridos e refrescantes.
10 comensais
1h 30m
Sobremesa
baixa dificuldade
Características adicionais:
Custo barato, banho maria
Ingredientes para fazer pudim de batata-doce e coco:
Como fazer pudim de batata-doce e coco:
1
cozinhar as batatas doces até ficar macio. Para que cozinhem rapidamente, corte-os em 2 ou 4 partes. Para verificar quando deve retirá-las, pique uma batata-doce com um garfo, se passar bem, está na hora. Evite cozinhar demais a batata-doce. Em seguida, amasse a batata-doce com o utensílio de sua preferência, até obter um purê cremoso. Você pode adicionar a manteiga de uma só vez e misturar. Reserve em temperatura ambiente.
2
Tudo pronto na mesa de trabalho! lembre-se depois medir os ingredientes coloque qualquer utensílio necessário para a preparação deste rico pudim de batata-doce e coco. Quanto aos ovos, bata-os um pouco antes e coloque-os em um recipiente, reserve. Lembre-se, a temperatura adequada para usar os ovos deve ser a temperatura ambiente. Se você costuma guardá-los na geladeira, retire-os 30 minutos antes de usar. Você pode substituir o leite de coco por creme de coco ou extrair o leite do coco você mesmo, se desejar.
3
Use uma tigela esvazie todos os ingredientes dentro e misture. O preparo deve ser homogêneo, pois isso influencia muito na textura final do pudim de batata-doce e coco. Já o amido de milho ou farinha de trigo é opcional, sua função é dar mais consistência ao preparo, porém você pode deixar de usar se preferir.
Para medir o leite de coco, use a lata de leite condensado vazia, pois os dois ingredientes devem conter a mesma medida. Para garantir uma textura ideal no pudim, você pode se servir de um utensílio de cozinha ou auxiliar próprio para essa finalidade. O importante é misturar muito bem, até que todos os produtos estejam perfeitamente unificados.
4
Use a flanera ou uma frigideira para prepare o caramelo. Esvazie o açúcar no recipiente, borrife água apenas para umedecer sem ultrapassar. Leve ao fogo médio e, quando começar a borbulhar, impregne cuidadosamente as bordas da forma. Use um pano de prato e gire lentamente a flanera. Quando o caramelo ficar loiro, está pronto!
Nunca negligencie o caramelo porque pode queimar. Depois de borbulhar, agite sempre o recipiente onde vai cozinhá-lo, a cada 3 minutos mais ou menos. Pode fazer este mesmo passo com uma frigideira, só tem de ter cuidado ao transferir o caramelo para a flanera. Despeje a massa do pudim sobre o caramelo.
5
Dentro de uma panela grande, coloque a flanera. Despeje água até cobrir 1/3 da flanera, cubra a flanera e cozinhe o pudim em banho-maria; se não tiver tampa, use papel alumínio. O tempo de cozimento do pudim varia de aproximadamente uma hora a uma hora e meia, às vezes até mais. Recomenda-se a cada 30 minutos verificar o desenvolvimento do cozimento. Quando o tempo acabar, com um palito ou faca, fure o pudim até a metade. Se o palito sair limpo, o pudim está pronto, se não deixar cozinhar por mais tempo.
Quando o pudim estiver pronto, retire a caçarola grande do fogo, deixe a panela esfriar um pouco e retire a flanera. Deixe descansar em temperatura ambiente também. Mais tarde, quando a flanera estiver fria, coloque-a na geladeira e espere 4 ou 8 horas para desenformar.
6
Hora de desenformar! Relax@ é muito fácil. Retire a flanera da geladeira e espere firmar. Quando estiver na temperatura certa, segure a flanera com as mãos, sacudindo-a um pouco de um lado para o outro. Assim que notar que as bordas do pudim se soltaram, você pode desenformar.
Para esta última etapa, coloque por cima um prato raso, grande o suficiente para o pudim, vire e… está pronto para ser comido! A textura deste pudim de batata doce e coco, e sua combinação de sabores exóticos, fazem dele uma sobremesa digna de grandes comemorações. Todo mundo vai te pedir a receita! Experimente esta sobremesa e partilhe connosco a sua experiência e uma fotografia. Aproveite a viagem sensorial!
Se você gostou da receita Flan de batata doce e cocosugerimos que você entre em nossa categoria Flan Recipes.
Benefícios para a saúde da batata-doce e do coco
Embora na hora de degustar doces saibamos que devemos ter cuidado para não cometer excessos, os ingredientes deste pudim são muito saudáveis. No entanto, muito do poder curativo e nutritivo é perdido devido às altas temperaturas de cozimento e ao açúcar refinado.
O que o coco e a batata-doce contribuem para a saúde? A batata-doce é um alimento acessível, barato e altamente nutritivo. Ideal para dietas devido à sua baixa caloria mas alto nível nutricional. Além disso, proporciona saciedade e muita energia ao corpo. Enquanto o coco possui fibra, sais mineraisabundante vitamina E e maravilhosas qualidades purificantes para o corpo.