Bem-vindo! Hoje, na Paulina Cocina, temos uma receita infalível de pudim caseiro. Esta edição na verdade deveria se chamar La Hermana de Paulina Cocina, mas como era muito longa deixamos como estava.
O fato é que perguntei à minha irmã que sobremesas típicas argentinas ela sabia fazer e ela me disse que tinha um superpoder com o pudim caseiro, uma lendária receita fácil de pudim com a qual qualquer um poderia aprender a fazer pudim. Por cima faz pudim com 5 ovos, que não vão ser propriamente leves, mas também não são os 12 ovos que a Dona Petrona põe em cada pudim caseiro no forno, digamos tudo…
Assista a este vídeo se quiser ver como minha irmã faz pudim caseiro passo a passo. E já se inscreve no canal que tem receitas ótimas (feitas por mim, não pela minha irmã) clicando aqui.
Sobre esta receita de pudim caseiro
O pudim tem sua origem, como muitas outras coisas, na Europa. É comido há muito tempo e costumava ser servido com pimenta. Tinha um nome longo e estranho, quase impronunciável, que felizmente deu origem ao nome que tem agora e que todos conhecemos.
Chegou à América Latina com a conquista e aqui, na Argentina, a adotamos como uma das clássicas sobremesas de natureza morta, seja misturada ou com doce de leite. Não há argentino que não tenha mergulhado a colher num flan com caramelo.
Meus dados estão corretos, viu? Bom, só para você saber mais ou menos, o importante aqui é essa sobremesa maravilhosa. Essa é uma receita com caramelo seco, ou seja, com o açúcar direto na panela. É uma forma fácil de fazer caramelo mas tem a sua técnica, como tudo.
Flan é uma sobremesa fácil e nobre, por isso hoje a homenageamos. Deixo-vos também uma receita da outra sobremesa mais nobre que existe, que é o pudim de pão. E assim, deixo-vos com a receita de pudim caseiro da minha irmã. Deixe-os aproveitar…
Ingredientes para este pudim caseiro
se quiserem aumentar, dobram os valores.
- 5 ovos
- 500cc. leite
- 200g de açúcar
Passo a passo para fazer esse pudim caseiro
Nunca falha hein!
- A primeira coisa que vamos fazer é quebrar nossos 5 ovos em uma tigela e depois adicionar 100g de açúcar. Batemos um pouco até quebrar a ligação dos ovos.
- Acrescentamos o leite. Sim, é muito leite. Não se assuste, é bem líquido, mas vai se formando. Mexa com um garfo até que tudo esteja bem incorporado. Lembre-se que não precisa bater, não precisa ser espumante, tem que estar bem misturado e nada mais, por isso fazemos à mão. Depois de misturados os ingredientes, reservamos.
Vamos ao caramelo:
- Vamos levar uma frigideira ao fogo médio sem nada, vamos fazer um caramelo seco. Aí vamos despejar os outros 100g de açúcar que sobraram e vamos mexer constantemente com uma colher de pau. Demora, mas você vai ver que vai derreter e o açúcar vai passar de granulado para líquido e sua cor vai começar a ficar marrom. Cuidado para não ficar marrom muito escuro, porque isso significa que está queimando e vai ficar com um gosto amargo que vai estragar a receita.
Tenha sempre muito cuidado com os doces. Tome todas as precauções possíveis para não se queimar e tente afastar as crianças quando o fizer.
Por fim, passado o ponto (este é o truque da minha irmã) juntamos uma colher de sopa de água a ferver e mexemos mais um pouco. Isso torna o caramelo mais mastigável.
Como cozinhar pudim caseiro
- Vamos colocar a fonte em que vamos fazer o pudim em outro recipiente com paredes mais baixas (uma lancheira por exemplo). Isso ocorre porque o pudim é cozido em banho-maria. Primeiro colora o caramelo dentro da flanera. Movemos um pouco para que cubra toda a superfície da forma e agora vamos despejar nossa mistura de pudim dentro. Minha irmã diz que se você quer um pudim bem lisinho, como os que você compra no supermercado, tem que coar a mistura para que os caroços saiam. caso contrário, deixe como está.
- Depois de tudo montado, vamos colocar água dentro do recipiente que contém a flanera para o nosso banho-maria e também vamos colocar uma tampa de papel alumínio por cima para que não formem crostas. Se você não se importa, você também não pode colocá-lo. Assim vamos levar ao forno mínimo (160º) por aproximadamente 40 minutos.
- Para saber se o pudim está pronto, o truque é o mesmo de qualquer bolo: espete uma faca e ela deve sair seca. Se fizerem esse teste e sair assim, o pudim está pronto. Antes de desenformar, é preciso deixar o pudim esfriar completamente.
Depois de frio, é retirado do molde e comido. Assim tão fácil.