Figos em Marsala com zabaglione e pistache

Continua após a publicidade..

Tendo feito a devida premissa de que gosto de figos naturalmente, especialmente setembro com a casca azul e a polpa doce que o tio Luigi sempre me dá, a receita em questão pode ser interessante para consumir aqueles figos de supermercado um pouco sem gosto, como o fioroni à venda neste período. A fruta, cozida em um líquido aromático, adquire personalidade e o zabaglione que a cobre a torna algo especial. Segui a receita de Ramsay até certo ponto, divergindo no método de preparação do zabaglione; Também preferi criar um contraste entre os figos quentes e o zabaglione frio. A adição de pistaches crocantes, que também dão um belo toque de cor, é definitivamente adivinhada.

FIGS AL MARSALA COM ZABAGLIONE E PISTACHE

Continua após a publicidade..



Doses para 4 pessoas


Para os figos Marsala

8 figos fioroni
manteiga a gosto
3 colheres de sopa de Marsala seco
50 g de açúcar mascavo escuro
suco e raspas de 1/2 laranja
um punhado de pistaches; sem pele, torrado e picado grosseiramente
1/2 vagem de baunilha (opcional)

Para o zabaglione
4 gemas
60 g de açúcar em pó
raspa de 1 limão
75 ml de Marsala seco

Ligue o forno a 160 graus. Espalhe generosamente com manteiga um refratário que possa ser apresentado na mesa. Lave e seque os figos; retire o pedúnculo e faça dois cortes transversais em cada um, começando pelo ápice mas sem chegar ao fundo. Esprema delicadamente a base de cada figo no fundo da panela, para que ela se abra como uma flor. Em uma tigela pequena, misture o Marsala com o açúcar, as raspas e o suco da laranja; despeje a preparação sobre os figos. Adicione, se desejar, a meia vagem de baunilha, que dará um aroma adicional. Leve ao forno por 10 minutos; retire a panela; polvilhe as frutas com seus sucos de cozimento e coloque-as de volta no forno por mais 5-10 minutos. Enquanto isso, prepare o zabaglione: coloque uma panela com água no fogão e deixe quase ferver. Em uma tigela que possa descansar confortavelmente na borda da panela, bata as gemas com o açúcar. Leve ao fogão e comece a bater a mistura com uma batedeira até as gemas ficarem inchadas e claras (cuidado para que o fundo da tigela não entre em contato com a água fervente). Adicione as raspas de limão e o Marsala, continuando a bater até formar uma mistura espessa e morna. Neste ponto, saio do procedimento de Ramsay (que continua a operação no fogão, até ficar firme): retiro a tigela do banho-maria, em direção ao preparo na tigela Kenwood e bato em velocidade média por cerca de dez minutos, até que o zabaglione esfrie.

Para servir, despeje o zabaglione frio sobre os figos quentes (possivelmente aquecidos por um momento no microondas), polvilhando com os pistaches picados.

Deixe um comentário