Escabeche de Pescado – Receita FÁCIL, Ingredientes e Truques

Continua após a publicidade..

Receita de peixe em conserva

O escabeche é um ótimo técnica para preservar e, se quiser, poder embalar alimentos por um longo período de tempo. O termo “escabeche” vem de uma palavra árabe-persa que significa “cozido com vinagre”. Com o escabeche conseguimos características únicas no que diz respeito a aromas e sabores e uma textura singular nas matérias-primas. Este tipo de conserva é ideal para aperitivos ou tapas, bem como para surpreender visitantes inesperados com preparações caseiras já preparadas.

Neste caso, usaremos peixe branco e mostraremos como fazer peixe marinado. Esse mesmo passo a passo que mostramos no Receitas Grátis pode ser repetido com qualquer outro tipo de peixe, então anote o procedimento e coloque em prática com diferentes produtos.

Continua após a publicidade..

4 comensais
30m
Entrada
baixa dificuldade

Ingredientes para fazer Escabeche de pescado:

Como fazer Peixe Marinado:

1

Limpe os filés de peixe removendo os espinhos, escamas, cabeça e barbatanas. Depois de limpos, reserve-os na geladeira até o momento de usar.

Receita de Peixe em Conserva - Passo 1

2

corte em juliana pimentão, cebola e cenoura. Em seguida, refogue esses legumes em uma panela com um pouco de óleo quente.

Receita Escabeche de pescado - Passo 2

3

Quando os legumes começarem a ficar macios, adicione os líquidos, ou seja, o azeite, a água e o vinagre, e deixe cozinhar tudo cerca de 15-20 minutos. Adicione sal e pimenta a gosto, bem como a folha de louro para dar mais sabor à marinada de peixe.

Receita Escabeche de pescado - Passo 3

4

Quando os legumes estiverem prontos, adicione os filés de peixe e deixe-os cozinhar por alguns minutos, observando o tempo todo, porque eles são feitos muito rapidamente. Em seguida, retire a panela do fogo e adicione a páprica. É importante adicioná-lo fora do fogo porque queima facilmente e deixa um gosto amargo.

Truque: Pode adicionar outros tipos de especiarias à conserva de peixe, como cominho ou erva-doce, pois estes também são excelentes.

Receita Escabeche de pescado - Passo 4

5

Picles podem ser consumidos quentes ou frios. O peixe-rei é um peixe que habita a maior parte das águas da Argentina, tanto as salgadas como as doces, com carne firme, muito branca e sabor característico. Também pode substituí-lo por linguado, arinca, bagre, dourada, carapau… receita de marinada de peixe sem fritar é rápido e fácil e permite muitas variações, pois você pode adicionar mais vegetais, se quiser, como berinjela ou pimenta, e mais especiarias.

Receita Escabeche de pescado - Passo 5

Se você gostou da receita marinada de peixesugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Peixe Branco.

Como fazer peixe em conserva para conservar

A marinada de peixe pode ser consumida imediatamente após a sua preparação, no entanto, muito provavelmente queremos guardá-la e conservá-la por um período de tempo mais ou menos longo. Para fazer escabeche de conserva deve seguir a receita anterior e, por sua vez, esterilizar um frasco de vidro. Para fazer isso, basta ferver a jarra em água. Uma vez esterilizado o barco e o peixe pronto, introduza-o com os legumes e todo o líquido e deixe arrefecer. Se tiver feito uma grande quantidade, pode distribuir a marinada de peixe em vários frascos, todos previamente esterilizados.

Feche bem o frasco e coloque-o em uma panela com água que o cubra até a metade. Assim que começar a ferver, deixe cozinhar por 30 minutos. Retire o tacho do tacho, seque-o e reserve-o num local escuro e sem humidade. Você já tem sua conserva de peixe em conserva pronta.

Outros tipos de peixe marinado para manter

Aprendemos a receita básica do peixe em conserva, porém não é a única que existe. Destacam-se outros métodos, como a conserva de peixe murciana, que se caracteriza por fazer o marinada de peixe frito. Para isso, deve-se passar os filés de peixe por farinha, fritá-los em óleo abundante e misturá-los com a marinada.

Ele marinada de peixe peruanaPor seu lado, também é feito fritando o peixe em vez de cozinhá-lo no próprio refogado de legumes. Da mesma forma, é comum incluir pimenta malagueta, batata-doce e ovo cozido. A marinada de peixe argentina é exatamente como vimos na receita anterior.

Como você pode ver, existem muitas versões, todas deliciosas e válidas, então você só precisa escolher a que mais gosta ou deixar sua imaginação correr solta. E se quiser descobrir como conservar outros alimentos, não perca estas receitas:

Deixe um comentário