Crumble de maçã sem açúcar

Continua após a publicidade..

Olá meus queridos amigos… No programa de hoje vamos descobrir mais uma delícia doce, uma receita deliciosa, sem açúcar e fácil: é a melhor receita de crumble de maçã que vão experimentar!

Você sabe que eu sou um grande fã de pratos doces de maçã. Aliás, essa torta de maçã que postamos há um tempo se tornou uma das minhas tortas doces preferidas.

Continua após a publicidade..

Nem vão acreditar como é rico e leve este crumble de maçã sem açúcar, achei fantástico por vários motivos: por um lado acho que este tipo de receitas são clássicos nesta altura em que está frio e queremos lanchar algo doce Por outro lado, gosto que seja macio e crocante ao mesmo tempo.

Além disso, como todas as receitas para diabéticos que publicamos na Paulina Cocina, esta também é supervisionada por uma nutricionista.

Espero que você goste tanto quanto eu. Agora deixo-vos com o vídeo, e saúdo-vos até à próxima.

Nicola Garupa
Produtor


CLIQUE AQUI Para me seguir no meu canal do Youtube, eu carrego conteúdo exclusivo para esta rede!

Ingredientes

para um pequeno crumble de maçã

  • 6 maçãs
  • suco de 1 limão
  • 2 sachês de stevia em pó
  • 1/2 xícara de amêndoas
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de aveia instantânea
  • 2 colheres de sopa. semente de linho
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá. de canela

Receita de torta de maçã passo a passo

É um crumble sem açúcar de marta

Antes de mais vos digo que geralmente o crumble é feito com maçãs verdes. Como estou a fazer um crumble sem açúcar, pensei que as maçãs vermelhas podiam dar-lhe um sabor mais doce, e a verdade é que ficou óptimo. De qualquer forma, se você quiser usar maçãs verdes, pode fazê-lo com calma.

  1. euA primeira coisa que vamos fazer nesta receita de crumble é descascar as maçãs. Você pode usar um descascador de batatas ou uma faca, o que for mais fácil para você. Depois cortamos ao meio e retiramos o centro com as sementes. Por fim, cortamos em fatias finas, como se estivessem cortando à juliana.
  2. Em uma assadeira vamos acomodar as rodelas de maçã um pouco umas sobre as outras. Para entender melhor essa etapa recomendo que assistam ao vídeo, é super fácil mas difícil de explicar com palavras. Lembre-se que deve utilizar uma forma com o tamanho adequado ao tamanho do crumble de maçã que está a preparar. No meu caso estou fazendo um pequeno, então se quiser um de tamanho mais tradicional pode dobrar os ingredientes e usar um prato maior.
  3. Assim que tivermos todas as fatias de maçã dispostas no prato, vamos regue com o sumo de meio limão para evitar que enferrujem e nós os reservamos.
  4. Agora vamos fazer o crumble. A primeira coisa que vamos fazer é esmagar as amêndoas. Para isso não os tirei do saco e com um rolo da massa esmaguei-os até ficarem amassados. Outra maneira pode ser cortá-los com uma faca ou usar um almofariz, o importante é que fiquem em pedaços pequenos.
  5. Coloque a farinha de trigo integral em uma tigela junto com a aveia e as amêndoas. Adicione uma pitada de sal e o pó de stevia: usei dois sachês de estévia, mas isso depende de quão doce você quer que esse crumble de maçã fique. Se quiser bem docinho, pode usar três, e se quiser usar só um, tudo bem também.
  6. Adicione à mistura anterior uma colher de chá de canela e duas colheres de sementes de linhaça que vão deixar o crumble bem crocante.
  7. Agora vamos adicionar o azeite. O crumble de maçã costuma ser feito com manteiga, eu sei, mas esta receita leva azeite e fica uma delícia. Pode começar misturando com uma colher mas no final recomendo que use as mãos. Você vai ver que esse crumble fica um pouco desarmado, se quiser mais armado pode mudar as proporções e usar mais farinha do que aveia. Eu realmente gosto de como fica assim, mais granulado.
  8. Coloque o crumble por cima das maçãs com um fato importante: não o esmague. Certifique-se de que o crumble cobre toda a superfície das maçãs.
  9. Asse a 180º por 40 minutos. Passado esse tempo, você deve ver como está: deve estar crocante por cima, mas também as maçãs devem estar bem macias (podem ser espreitadas ou espetadas com uma faca). Se por acaso o crumble estiver muito dourado mas as maçãs ainda não estiverem cozidas, pode tapar o tabuleiro com papel de alumínio para o crumble não continuar a alourar e levar ao forno mais uns minutos para que as maçãs acabem culinária. Esta pronto!

Foi assim que meu crumble de maçã acabou

com um pouco de creme

Crumble com maçãs e creme

Deixe um comentário