O creme chiboust deve seu nome ao sobrenome do criador do bolo Saint Honoré e é o creme que originalmente carrega este bolo. É um tipo de creme de confeiteiro muito utilizado na confeitaria francesa e muito fácil de fazer. É uma mistura de creme e merengue italianotornando o resultado um creme bem aerado e fofo.
Combina na perfeição com frutas frescas, como recheio de bolachas, profiteroles, tortinhas… É uma delícia a não perder. Em Receitas Grátis compartilhamos todos os truques para você descobrir como fazer creme chiboust e você tem um resultado digno de alta confeitaria.
8 comensais
1h 30m
Sobremesa
baixa dificuldade
Características adicionais:
Custo barato, cozido, receita tradicional da França
Ingredientes para fazer o Creme Chiboust:
Como fazer creme de chiboust:
1
Para fazer o creme chiboust, Começamos preparando o creme de confeiteiro para que o aqueçamos ao usá-lo. Para isso, vamos colocar as duas folhas de gelatina para hidratar em água.
2
Corte a vagem de baunilha ao meio (vamos usar apenas metade) e faça um corte no centro. Com uma faca, raspamos as sementes de baunilha e colocamos junto ao leite em uma panela. Deixe ferver e retire do fogo.
3
Enquanto o leite esquenta, coloque-o em uma tigela. as gemas juntamente com o açúcar e a maizena. Bata com um fouet até ficar cremoso e esbranquiçado.
4
Retire a meia vagem de baunilha do leite quentepegamos uma colher e adicione à mistura de gemas, o açúcar e o amido de milho, batendo sem parar para que as gemas não coagulem. Continuamos adicionando leite quente e batendo até incorporar tudo.
5
Despeje a mistura de volta na panela e colocamos no fogo novamente para continuar com a elaboração do creme chiboust. Mexa sem parar até engrossar e, a essa altura, retire a panela do fogo.
6
Quando o creme de confeiteiro estiver escorra as folhas de gelatina e adicione-as enquanto continuamos batendo para que a gelatina se integre bem. Podemos substituir a gelatina por ágar-ágar.
7
Mudamos o creme para outro recipiente para que esfrie antes e cobrir com película aderente tocando o creme para que não se forme uma película escura na superfície. Deixe aquecer até a temperatura ambiente.
8
Enquanto o creme de confeiteiro perde calor, começamos a preparar o merengue italiano. Para isso, colocamos a água com o açúcar em uma panela e cozinhamos em fogo médio até atingir 121 ºC.
9
Se você não tiver um termômetro de açúcar, nada acontece, pode ser calculado. Por exemplo, na minha placa vitrocerâmica, que vai do 1 ao 9, coloco sempre no número 5 e deixo cozinhar cerca de 20 minutos. Você saberá que está pronto quando fizer a chamada”ponta de bola“. Para verificar exatamente, enchemos um copo pequeno com um pouco de água, tiramos um pouco de calda com uma colher de sobremesa e adicionamos à água. Em seguida, colocamos os dedos, tiramos a calda da água e formamos uma bola de açúcar com ela que não fique muito dura para não chegar ao ponto de “bola dura”.
10
Enquanto a calda cozinha até atingir os 121 ºC, preparamos o merengue. Para fazer isso, colocamos as claras em uma tigela grande com uma pitada de sal e montamos os brancos bem firmes.
onze
Quando a calda estiver pronta no “ponto bola”, aumentamos a velocidade da nossa batedeira e Vamos adicionando a calda em forma de fio enquanto continuamos batendo. Se já despejamos toda a calda, mas tocamos a tigela das claras e percebemos que está quente, continuaremos batendo até que esfrie ou fique um pouco morno.
Truque: Quando despejamos a calda nas claras batidas, é muito importante tentar fazê-lo de um lado, mas sem tocar nas paredes do copo onde estamos batendo o merengue.
12
Para continuar com a receita do creme de chiboust, voltamos ao creme de confeiteiro, retiramos o filme plástico que o cobria e mexemos bem com algumas varetas para deixá-lo mais solto. Neste ponto, podemos adicionar um pouco de licor, café ou algum sabor que queiramos dar ao nosso creme. Eu optei por deixar como está, mas o creme de chiboust de limão, por exemplo, também é uma delícia.
13
Finalmente, vamos lá adicionando gradualmente o creme de confeiteiro ao merengue italiano, enquanto vamos integrando bem com uma espátula ou com algumas varetas. Teremos um creme bem aerado e fofinho.
14
Reservamos na geladeira para que fique um pouco encorpado ou colocamos em um saco de confeitar para que esfrie dentro dele. Isso vai depender do uso que queremos dar.
Se você optou por usar o creme de chiboust caseiro como recheio e sobras, pode sempre comer sozinho, em copinhos, misturado com fruta ou com chocolate, fica muito saboroso. Neste caso, colocamos chocolate nele. Espero que você também seja encorajado a visitar meu blog Bolos para você. E se você ficou querendo mais, não perca esta outra receita de creme diplomático.