Crème caramel, nova receita

Continua após a publicidade..

Estou muito feliz com esta nova receita de crème caramel: o efeito final é um produto com uma consistência muito cremosa e um sabor muito bem equilibrado entre a doçura do creme e o amargor do caramelo. Obviamente, são necessários todos os cuidados necessários, como cozinhar doce em banho-maria, com água que nunca deve ferver ou pequenos furinhos desagradáveis ​​se formarão no pudim, sem esquecer o indispensável descanso na geladeira por pelo menos 12 horas (eu mantê-lo 24) para cancelar qualquer sabor residual de ovo. Suspeito também que mesmo os ovos muito frescos, caipiras e de tamanho grande não são estranhos ao bom resultado obtido; é uma pena que ele absolutamente não se lembre da marca, tendo jogado fora às pressas a embalagem em que estavam contidas. Para as doses me inspirei muito nas de uma professora de culinária, a boa e famosa Mary Berry, apenas diminuindo um pouco a dose de açúcar no caramelo e aumentando um pouco a quantidade necessária para o creme. Além disso, coloquei as sementes de meia vagem de baunilha no lugar do extrato, como recomendado por Berry. Isso é tudo, mas que bondade!



CREME DE CARAMELO
adaptação de uma receita do livro “Mary Berry: Culinária Infalível”

Continua após a publicidade..


Ingredientes para 6 pessoas (forma de pudim, diâmetro 18 cm)

Para o caramelo

150 g de açúcar granulado

6 colheres de água

Para o pudim

600 ml de leite integral fresco de alta qualidade

1/2 vagem de baunilha

4 ovos grandes

2 gemas

uma pitada de sal

70 g de açúcar granulado

Método

Umedeça as paredes da forma com água fria, deixando escorrer o excesso. Em uma panela, coloque o açúcar e 6 colheres de água. Leve ao fogão, mexendo de vez em quando até que o açúcar se dissolva. Assim que ferver, pare de mexer e caramelize o açúcar, deixando-o com uma cor âmbar quente. Tenha cuidado para não deixar dourar muito ou o caramelo ficará muito amargo. Deixe despejar na forma preparada, virando com cuidado (está quente) para revestir as paredes com caramelo também. Deixe esfriar completamente.

Em uma panela pequena, aqueça o leite com as sementes de baunilha. Assim que começar a ferver, desligue o fogão. Em uma tigela, bata os ovos e as gemas com o açúcar e uma pitada de sal. Você não precisa montar a mistura, mas apenas misturá-la. Despeje lentamente o leite sobre ele duas vezes, misturando delicadamente. Despeje a mistura na forma, passando por uma peneira.

Aqueça o forno, estático, a 140°C. Prepare um pirex que possa segurar o molde e encha-o até a metade com água quente. Coloque a forma dentro, completando – se necessário – com mais água quente.
Cozinhe por 50-60 minutos (eu cozinhei por uma hora). Após esse tempo, retire o pudim do forno e deixe esfriar em banho-maria. Depois de frio, cubra o molde com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.

Deixe um comentário