Bem-vindos à Paulina Cocina, senhoras e senhores! Que belo dia hoje… um sol brilhante e uma grande vontade de cozinhar algo delicioso. O dia está perfeito para fazer uma receita como esta: purê de maçã. Podemos dizer que é para “comer sobremesa durante a semana” embora saibamos que vai acabar em dois dias.
Uma ideia espetacular para um lanche ou para matar a vontade de comer um doce à tarde. Este post vale ouro para obter todos os benefícios possíveis em preparações fáceis como esta, que depois te ajudam a fazer muitas outras. Se gostas mesmo de receitas de maçã, recomendo que experimentes a tarte de maçã que nunca falha, é uma das joias deste blog de culinária.
hoje vamos aprender a maneira mais fácil de fazer purê de maçãcomo conservá-lo e todos os truques que devemos saber se estamos entrando no mundo das compotas.
Sobre a compota de maçã
A própria compota é uma técnica milenar amplamente utilizada por gerações e gerações, onde é fervida o fruto de sua escolha com açúcar e um pouco de canela. Isso se tornou uma sobremesa deliciosa e ainda hoje é um sucesso naqueles dias de guloseimas.
Amplamente utilizado por ser uma forma diferente de dar fruta a meninos e meninas, aliás é uma receita muito apreciada pelos mais pequenos. É um comida excelente para bebêsprincipalmente para quem ainda não tem dentes, pois é muito macio e macio.
A compota de maçã e pêra é a mais clássicacom suas técnicas bem aplicadas, podemos ter muito sucesso ao prepará-los e utilizá-los em outras refeições.
Usos da compota na cozinha
Embora esta sobremesa seja geralmente consumida diretamente como tal, também podemos servi-la como acompanhamento de outros pratos como bolas de sorvete ou crepes, só para dar alguns exemplos. Dependendo do seu gosto, você pode fazer mil ideias com a compota de maçã como ingrediente. Além disso, você pode adicionar um pouco de canela e baunilha para dar sabor.
Um segredinho entre nós 🤫: Se adicionar um pouco de licor, a mudança é ótima e o sabor é imperdível… experimente!
Para os ousados na cozinha, recomendo como acompanhante de carnes assadas, bem aproveitado é o ideal.
Recomendações antes de preparar a compota
- Uma forma de lhe dar um toque único é adicionando rum, se você não gosta de rum, ou não tem, pode com conhaque. Não se preocupe, o álcool evapora.
- Pode troque o açúcar branco por panelajá que é muito aromático e combina muito bem com ela.
- se você sentir vontade tempere com baunilha. O momento ideal para incluir a essência é quando a compota é retirada do fogo.
- Se você está procurando um compota mais tipo purê, é só cozinhar um pouco mais a maçã e depois esmagá-la com um garfo ou espremedor. Caso contrário, alguns gostam de sentir os pedaços de fruta e o modus operandi é o inverso.
- Uma ideia interessante é misture meia maçã e meia pera. Como resultado, teremos uma compota totalmente diferenciada e com sabores que combinam muito bem.
- Assim que terminar de fazer, não deixe de experimentar algo quente e acompanhado de sorvete de baunilha.
Como você armazena a compota?
Quando já temos a compota fria, colocamos num frasco com tampa e colocamos no frigorífico. Isso durará perfeitamente 2-3 dias se for sem açúcar e até 5-6 dias se for preparado com açúcar. Congelá-lo é sempre uma opção, o melhor é dividi-lo em vários recipientes e retirá-lo quando precisarmos.
Nos comentários contam-me que sobremesas gostam de fazer com puré de maçã como ingrediente!
Até a próxima.
E a mim
Receita de compota de maçã
Ingredientes
- 3 maçãs médias
- 300 ml. de água
- 150 gr. de Açucar
- 1 pau de canela (opcional)
molho de maçã tradicional
- Coloque a água e o açúcar em uma panela. Deixe ferver em fogo médio para dissolver o açúcar aos poucos. Cozinhe por alguns minutos até obter uma calda bem leve.
- Lave, descasque e corte as maçãs em porções de sua preferência. Adicione-os ao preparado apenas quando a calda começar a borbulhar ligeiramente. Adicione o pau de canela, tape e baixe o lume. Cozinhe por 30 minutos. (O tempo vai depender do tamanho das peças).
- Passado o tempo, retire do lume e sirva quente.
Compota de maçã sem açúcar
Ele procedimento é muito parecidodesta vez vamos fazer no micro-ondas, mas pode ser feito facilmente na frigideira:
- Num recipiente para microondas, coloque 2 colheres de sopa de água por cada maçã que usarmos, um pouco de sumo de limão e um pau de canela. Coloque as maçãs diretamente na água (descascadas e cortadas a seu gosto).
- Cozinhe por 4 minutos na potência máxima. Repetimos o processo para cada maçã que cozinhamos.
- Por fim, escorra a maçã, retire a canela e bata até obter a textura desejada.
Opcional: Use um pouco de adoçante.
Para fazer na panela, tem que cozinhar por 25 ou 30 minutos em fogo moderado e pronto! 👍🏼