Como fazer um Alfajor Artesanal Argentino

Continua após a publicidade..

Hoje propomos um desafio com sabor a chocolate e doce de leite 🤤 O que eles dizem? Só estou avisando, esta receita é uma viagem só de ida difícil de desistir. vamos fazer o O alfajor artesanal mais clássico da Argentina, para cozinhar a qualquer hora da vida ou para guardar a mistura congelada e tirar o ás da manga a qualquer capricho. Nós os reembolsamos porque sempre feito à mão, nunca industrial.

Observe que eles são muito fáceis de fazer. Aqui vamos nós para quebrar esse mito de que fazer alfajores em casa É superdifícil e nada recomendado, é mentira e posso garantir que ficam muito mais gostosos quando estamos atentos e calculamos a quantidade de ingredientes que queremos que tenham. No final sabemos que não existe ingrediente estranho e aliás colocamos todo o amor do caseiro.

Continua após a publicidade..

Tabela de conteúdos

Sobre esta receita artesanal de alfajor

Os segredos mais peru desta receita

São 5 e preste atenção porque ninguém nunca te conta (o último é o mais importante):

#1 O refrigerado

Vamos ver assim 30% da massa dos alfajores é manteiga, O que está acontecendo? que precisamos na maioria das vezes fria porque quando a manteiga perde o frio também perde a forma e o calor das nossas mãos não ajuda = caos.

Então sim Cumprimos os tempos de geladeira que a receita nos pede e mantivermos frio será mais fácil esticá-lo e dar-lhe a forma que queremos = felicidade.

#2 Margarina ou manteiga

Isso acontece muito com ingredientes que podem ser outro ingrediente; margarina ou manteiga; cacau em pó ou chocolate de cobertura ralado; farinha 0000 ou um pouco dessa farinha que tenho em casa.

É verdade que você pode escolher, muitas vezes a margarina é a opção mais barata e a verdade é que funciona da mesma forma. Pode fazer os alfajores com margarinaobviamente nada acontece.

O alfajor artesanal vai dar certo para você, mas cuidado que não é a mesma coisa, a textura e o sabor mudam. Agora, se estamos fazendo alfajores apenas para matar a vontade, então sim! Você o envia com o que você tem.

#3 As quantidades são aquelas

Nem mais porque acho que falta, nem menos porque prefiro menos. As proporções são assim e é assim que os alfajores vão ficar bem. Essa é a garantia que podemos lhe dar.

#4 O forno controlado

Em primeiro lugar, o forno já estará quente quando formos colocar as tampas dentro. Eles devem saber agora o forno pré-aquecido é um dos mandamentos.

Pensemos que o que procuramos para o típico alfajor artesanal são tapas tenras, queremos que se desfaçam sozinhas. O tempo de cozimento será de 10 minutos no máximo. Depois de 5 minutos nós os controlamos, se você tocar e o dedo não afundar, é porque eles já estão lá.

#5 A massa que não é amassada

Para esta receita é muito importante nos contermos e não nos tentarmos com a vontade de amassar, pois esta massa não precisa de jeito nenhum. Já falamos sobre o que quanto menos tocarmos melhorbem, é por aí.

Se seguirmos a receita à risca, não tem como errar. Ouça isso e depois nos agradeça.

As quantidades não são para um alfajor artesanal mas para uma dúzia, mas se rendem mais então guardam a massa no congelador ou as tampas num recipiente hermético e agradeces-te quando te lembras que o tens guardado.

Pronto, tchau!

E a mim.

Receita do melhor alfajor artesanal

Ingredientes para 1 dúzia de alfajores

  • 20 gr. de chocolate (cobertura ou cacau em pó).
  • 100 gr. farinha 0000.
  • 2 gr. de fermento em pó.
  • ¼ colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • 35 gr. de açúcar impalpável.
  • 1 gema de ovo.
  • 50 gr. manteiga (ou margarina).
  • 350 gr. de massa de doce de leite para o recheio.
  • 200 gr. de chocolate meio amargo para a cobertura.

Como fazer as tapas artesanais de alfajor

  1. Peneire a farinha em uma superfície lisa. Em seguida, por cima acrescente o fermento em pó e o bicarbonato. Por fim, adicione o açúcar peneirado e o chocolate (se usar chocolate em pó). Misture os ingredientes com as mãos e depois forme uma coroa.
  2. No centro adicione as 3 gemas e com a ajuda das mãos incorpore tudo aos poucos.
  3. Por outro lado, derreta a manteiga junto com o chocolate (se usar cobertura de chocolate). Junte ao preparado e junte com as mãos. Quando conseguir uma massa uniforme, embrulhe-a em filme plástico e tente achatá-la esticando um pouco com as mãos ou com um rolo da massa. Leve à geladeira por 10 minutos.
  4. Com o tempo você deve sentir uma massa mais unificada e firme. Retire o filme plástico e coloque a massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada, com o auxílio de um rolo, abra a massa com 1 cm de espessura e corte em porções do tamanho e formato desejado.
  5. Coloque as tampas em uma assadeira e leve ao congelador por 15 minutos. Nessa hora, pré-aqueça o forno a 180°.
  6. Passado o tempo, coza as tapas, controlando a sua cozedura, durante no máximo 10 minutos.

Como fazer um alfajor artesanal, recheio e montagem final

  1. Pegue uma tampa fria e coloque duas colheres de sopa de doce de leite sobre ela. Em seguida, junte-o a outra tampa e combine as bordas com uma colher de chá. Uma vez que todas as tampas estão cheias, ele é colocado na geladeira por 10 minutos.
  2. Enquanto isso, derreta o chocolate para a cobertura em banho-maria ou no micro-ondas.
  3. Passado o tempo, retire os alfajores da geladeira e banhe-os um a um. Depois espere o chocolate esfriar e sirva.
Como fazer doce de leite artesanal e alfajor de chocolate

Deixe um comentário