Hoje, na Paulina Cozinha, apresentamos a clássica receita de arroz doce! Este é o clássico pudim de arroz de uma vida, a receita da avó mais reverenciada em toda a América Latina. Que coisa. Quer dizer, é um risoto feito para uma sobremesa barata, o que você quer que eu diga? Das refeições com arroz, é a minha segunda preferida. E ainda por cima é uma sobremesa sem tac! Assim são as sobremesas caseiras: boas e simples, duplamente boas.
Este arroz doce é tão bom que tem até uma música que o homenageia. Todos nós sabemos disso e o cantamos com ímpeto e coração. Existe o clássico, mas também existem muitas inversões! Terá que ouvir todos!
Sobre esta receita de pudim de arroz
Esta receita de arroz doce (ou arroz doce) é uma das sobremesas argentinas -sobremesa originalmente espanhola- mais fácil e mais barato do mundo. Uma refeição tradicional perfeita que tomamos como certa a cada segundo de nossas vidas.
Ou seja, além de ser uma sobremesa saudável, descobrimos agora que também é uma sobremesa barata, e que é também uma das sobremesas mais fáceis de todas. Pudim de arroz nós amamos você! Bem, eu fiquei um pouco animado, desculpe.
Se queres aprender a fazer arroz doce cremoso, segui os seguintes passos porque esta receita não falhaÉ sempre cremoso. E se gosta de sobremesas clássicas, fáceis e deliciosas como esta, aqui fica uma receita de Pudim de Pão que não vai acreditar.
Ingredientes do pudim de arroz
sai bastante hein!
- 100g. de arroz (de preferência duplo Carolina ou para risoto)
- 1 litro de leite
- 150g. de Açucar
- canela (em pau e pó)
- casca de limão
Como fazer arroz doce passo a passo
Isto é realmente muito simples
Quando pensamos em uma receita de pudim de arroz, a primeira coisa que pensamos é ao conseguir isso -além do sabor- ter uma consistência cremosa que não seja nem muito líquido nem muito grosso. Neste passo a passo vamos retirá-lo no ponto certo. Vamos aprender como fazer arroz doce com todas as letras e com todos os detalhes.
- Vamos começar colocando o arroz em uma panela junto com o litro de leite. Usamos tanto leite que o arroz fica bem cremoso.
- A seguir vamos cortar alguns pedaços de casca de limão (lembre-se de lavar bem o limão para tirar toda a sujeira que a casca possa ter) e vamos colocá-los na panela.
- Também vamos adicionar um pau de canela ao arroz doce. Se conseguirmos que seja na videira, muito melhor, pois neste caso vamos usá-lo para dar sabor ao cozinhar o arroz.
- Essa mistura, antes de colocar no fogo, vamos deixar descansar entre 30 e 60 minutos. Saiba que um arroz doce descansado é um arroz doce feliz! Fora a brincadeira, esse tempo serve para temperar e molhar bem o arroz com os sabores de canela e limão. Assim, ao cozinhá-lo, ficará muito mais saboroso.
- Agora sim, passado esse tempo, vamos ao fogo. Deixamos tudo dentro e vamos tampar até que esteja quase fervendo. Importante ficar perto do arroz!
- Quando estiver perto da fervura, destapamos e começamos a mexer com cuidado. Podem deixar um pouco quieto, mas o ideal é ir mexendo o máximo possível.
- A hora de colocar o açúcar é quando você prova o arroz e sente que está al dente. Tem que ir mexendo o arroz doce até começar a evaporar e o açúcar começar a engrossar a mistura.
- Quando vemos que o arroz doce está cozido, desligamos o lume, retiramos os pedaços de canela e casca de limão, e deixamos repousar uns minutos no tacho enquanto batemos um pouco mais intensamente para que o líquido que fique e ainda mais cremoso.
- Depois levamos à geladeira por 20 ou 30 minutos e pronto! Resta apenas servi-lo! Recomendo muito jogar um pouquinho de canela em pó por cima para finalizar dando aquele toque mágico. Você vai adorar este pudim de arroz!