Neste programa… Paulina mostra-nos como fazer um Pionono caseiro e muito mais original: Pionono Estampado!!
Hoje vamos aprender um truque que nos ajudará a surpreender nas próximas festas. Todos ou a maioria de vocês sabem fazer um pionono, mas poucos devem saber como desenhos ou letras podem ser impressos na massa! Tudo caseiro!
O que mais gosto nesta receita é que, além de ter um design original, vamos preparar uma massa de pionono caseira que fica ótima, a diferença é realmente perceptível.
Espero que você se sinta encorajado a experimentar e que, como Paulina pede no vídeo, você se sinta encorajado a sugerir novas receitas para as festas de fim de ano!1
Até a próxima…
Nicola Garupa
Produtor
CLIQUE AQUI Para me seguir no meu canal do Youtube, eu carrego conteúdo exclusivo para esta rede!
Ingredientes
para 1 pinhão
75g. farinha de fermento
100g. de Açucar
3 ovos
2 colheres de sopa. cacau em pó
corante amarelo
Como fazer um Pionono impresso
passo a passo
- Corte o papel manteiga do mesmo tamanho do prato retangular onde vamos cozinhá-lo.
- Coloque o papel manteiga de cabeça para baixo com o avesso para cima e desenhe com um lápis o que queremos imprimir no pionono. Devemos ter em mente que, se escrevermos, devemos fazê-lo também ao contrário. Eles podem fazer linhas ou figuras. Para entender melhor e ver mais ideias você pode assistir ao vídeo! Reserve o papel manteiga.
- Em 2 tigelas diferentes separamos as claras das gemas.
- Bata as claras até ficarem firmes com um liquidificador ou mini primer complementar para bater.
- Misture as gemas com os 100gr de açúcar e bata bem até ficar branco e engrossar.
- Em seguida, adicione as 75g de farinha com fermento e uma colher de chá de fermento em pó às gemas. Misture com uma espátula com movimentos envolventes até ficar bem integrado.
- Assim que estiver integrado, adicione as claras em neve e misture novamente delicadamente com a espátula. É importante que não tenhamos pressa.
- Vamos separar um pouco desse preparo em 2 partes e reservar o restante. A uma das partes juntamos uma colher grande de cacau amargo, mexendo até ficar integrado. No outro colocamos menos cacau e umas gotas de corante à escolha.
- Coloque as misturas em 2 sacos de confeitar e vamos desenhar com essas misturas os desenhos no papel manteiga, só que desta vez vamos virar e fazer do outro lado, como se estivéssemos traçando. Para entender melhor este ponto também recomendo assistir ao vídeo.
- Leve os desenhos ao congelador por 20 minutos, eles não devem congelar, basta estar bem frios.
- Depois de bem frio, acomodamos o papel na fonte e colocamos o restante do preparo da massa por cima.
- Asse no forno a 180º por 7-8 minutos dependendo da espessura do pionono. É muito importante que a temperatura e o tempo sejam respeitados, pois se estiver muito cozido os desenhos não ficarão visíveis.
- Assim que retirarmos, vamos apoiá-lo com o papel manteiga sobre um pano úmido e escorrido (úmido). Isso deve ser feito quente e enquanto é enrolado esperamos que esfrie.