Bem-vindo a esta nova edição da Paulina Cocina, na qual você aprenderá a fazer croissants fáceis. Que fácil, super fácil. Vejamos, também não é fazer arroz… Mas sabes como é difícil a receita do tradicional croissant? Tente esse primeiro, aliás, vou deixar aqui e depois me diga que esse não é fácil.
Da última vez avisei que era uma receita difícil, longa e sacrificada, mas você insistiu no seu boicote à padaria, que no geral me parece muito bom porque sempre comida caseira, nunca comida não caseira, mas no caso dos croissants I Parece um sinal de loucura.
Deixo o vídeo do YouTube para ilustrar melhor. E você também pode se inscrever no meu canal clicando aqui
Sobre esta receita para saber como fazer croissants fáceis
Pesquisei e finalmente resolvi trazer para vocês uma receita fácil de croissants, sem manteiga, que pode ser feita em 3 passos, para realizar o sonho das contas caseiras sem precisar deixar tudo na cozinha.
Esta receita resulta em croissants fofinhos, deliciosos e muito práticos que, se você estiver morando em outro país, vão matar aquela vontade de comida argentina, mas também não terá que preparar uma massa folhada por horas.
Esta receita fácil de croissant ensina-nos a fazer croissants fáceis sem recheio, ou seja, sem fazer aquela confusão de manteiga em cima da massa que vimos em várias receitas de pastelaria, e que já sabem que me deixa de cabelo em pé. Mas ei, aqui estão, são croissants em 3 passos, sem mateca, para fazer contas caseiras sem enlouquecer:
Ingredientes
eles saem muito
- 40 gr de Fermento Fresco
- 1 colher de chá. Açúcar
- 350g Farinha 0000
- 150cc. Leite
- 2 ovos
- 1 Colher de Sopa. óleo neutro
- 1 colher de chá. Essência de baunilha
- Raspas de limão
Passo a passo para saber como fazer croissants fáceis.
são apenas 3!
1- O pré-fermento:
Esta etapa é anterior à massa, serve para verificar se o fermento funciona.
Em uma tigela, colocamos o leite morno. Acrescentamos uma colher de chá de açúcar e uma de farinha 0000. E por último, o fermento fresco. Funciona também com fermento seco (são 15g). Misture tudo até que os ingredientes estejam bem incorporados. Depois de tudo unido, cobrimos a tigela e deixamos por 15 minutos até vermos que se forma uma espuma.
2- A massa:
Em uma tigela maior, coloque a farinha 0000 e faça um buraco no meio. Aí colocamos o açúcar, um ovo, o leite e uma colher de sopa de óleo neutro. Vamos começar a juntar os ingredientes com a farinha do centro para fora. No processo de montagem da massa, também vamos adicionar um pouco de essência de baunilha e um pouco de raspas de limão.
E por último, antes de incorporar completamente a nossa massa, vamos adicionar a espuma de fermento que fizemos anteriormente.
Agora sim, terminamos de integrar bem os ingredientes até montar nosso pãozinho. Depois de montado, colocamos no balcão e amassamos bem. Vá medindo. Se vir que a massa está muito seca, pode adicionar leite e se estiver muito pegajosa, um pouco mais de farinha.
Assim que tivermos nosso pãozinho bem liso, vamos deixar descansar por 1 hora. Coberto e em um lugar quente puxando para aquecer.
Quando virmos que o pão dobrou de tamanho, vamos amassar um pouco mais com muito cuidado para desgaseificar e com um rolo vamos esticá-lo até ficar bem fino.
3- Forme os croissants:
Com uma faca lisa (não serra) vamos cortar a massa esticada em duas tiras grandes e a partir daí vamos cortar triângulos. Vamos pegar um desses triângulos dos dois ângulos que formam a base, e vamos enrolar a massa sobre ela mesma, da base do triângulo até a ponta. E então damos a esse rolo uma forma crescente.
Repetimos este processo com todos os triângulos que retiramos da massa, quando os tivermos todos, vamos colocá-los em uma tigela e deixá-los descansar novamente (segunda subida) até que dobrem de tamanho. Depois o que resta é pintá-los com ovo e levar ao forno a 180º até ficarem dourados.
E pronto! Resta aproveitá-los muito!