Neste programa… vamos aprender a forma mais fácil de fazer creme de confeiteiro caseiro: em 5 minutos! Você acha que é difícil preparar creme de confeiteiro? Bem, eles estão muito errados, e aqui Paulina mostra a eles a melhor solução. Esta receita é feita em 5 minutos reais e dá certo de primeira.
o que eu mais gosto Esta receita de creme de confeiteiro em comparação com outras é que é mais fácil de prepararpois embora utilizemos um método alternativo (vamos fazê-lo no microondas) o resultado é um creme muito rico e sedoso, tal como o clássico creme de confeiteiro.
Outro fato muito importante é que para preparar esta receita não precisaremos de liquidificador. O creme de confeiteiro é ideal para rechear faturas, cupcakes e até bolos. Se você quiser se inspirar, pode ver mais receitas doces na categoria correspondente.
Digo-vos também que esta é uma receita indicada para celíacos, uma vez que não contém glúten, é adequada para uma dieta sem tac.
Deixo-vos com o vídeo, até à próxima.
Nicola Garupa
Produtor
Tabela de conteúdos
Como fazer creme de confeiteiro em vídeo
CLIQUE AQUI Para me seguir no meu canal do Youtube, eu carrego conteúdo exclusivo para esta rede!
Ingredientes
- 250 ml de leite
- 55 gramas de açúcar
- cascas de limão
- 1 pau de canela
- 2 gemas
- 20 gramas de amido de milho
Receita de creme de confeiteiro
como fazer em 5 minutos reais
- Coloque 200 ml de leite com 55 g de açúcar num recipiente próprio para micro-ondas. Adicione alguns pedacinhos de casca de limão (sem a parte branca, que é bem amarela). Atenção, vamos adicionar apenas 200 ml de leite nesta etapa, usaremos os outros 50 ml depois.
- Adicione um pau de canela à tigela e leve ao micro-ondas na potência máxima por 2 minutos. Lembre-se que nesta receita de creme de confeiteiro devemos ter muito cuidado com as instruções, tanto com as quantidades que adicionamos de cada ingrediente quanto com o tempo que usamos o micro-ondas.
- Entretanto, noutro recipiente juntamos as 2 gemas (eu gosto de guardar as claras e utilizá-las noutra coisa, para não as desperdiçar). Agora se vamos adicionar aqui os 50 ml de leite que reservamos na primeira etapa e mexer. Em seguida, adicione 20 g de amido de milho ao ovo e bata até misturar perfeitamente.
- Retire o leite com o açúcar do micro-ondas (deve estar bem quente) e misture com as gemas e o amido de milho. Para isso vamos usar um coador pequeno, para que não passem as cascas de limão e os restos de canela.
- Leve o recipiente ao micro-ondas por mais 1 minuto, na potência máxima.
- Finalmente vamos retirar do microondas e bater bem. Não se assuste com o seu aspecto assim que o retirar, ao mexer com um batedor estará totalmente integrado.
- Confirme se é da consistência que mais gostamos. Se quisermos mais líquido, podemos adicionar um pouco de leite e colocá-lo no micro-ondas por mais alguns segundos, batendo novamente ao removê-lo.
Confie e verá que esse creme de confeiteiro é perfeito, é delicioso e super simples. Ficará brilhante, macio e com um sabor delicioso, ideal para rechear suas receitas doces!
Sobre o creme de confeiteiro
O creme de confeiteiro, também conhecido como crème pâtissière, é um creme espesso feito com leite, ovos, açúcar e farinha. É frequentemente usado como recheio de tortas e doces, mas também pode ser usado para fazer pastéis de nata, éclairs e outras sobremesas.
O creme é relativamente simples de fazer, mas requer um pouco de paciência e cuidado. A chave do sucesso é cozinhar o creme devagar e com cuidado, mexendo sempre para evitar que queime. Depois que o creme engrossar e esfriar, ele pode ser usado de várias maneiras deliciosas. Por isso, quer esteja a preparar uma tarte de cerejas ou uma sobremesa de chocolate, não se esqueça do creme de pasteleiro, que é um aliado perfeito.
Quem inventou o creme de confeiteiro?
Se você já comeu uma fatia de torta de nata ou uma torta de frutas frescas, deve agradecer ao creme. Mas quem foi o gênio desta deliciosa invenção? A primeira receita conhecida de creme data do século XVIII, e é provável que o prato tenha sido criado ainda antes.
Existem muitas versões diferentes de creme, mas a mais popular é atribuída a Marie-Antoine Carême, uma chef francesa do século XIX. A versão de Carême consistia em leite, açúcar, ovos, farinha e extrato de baunilha. Embora esta receita ainda seja usada hoje, muitos cozinheiros modernos colocaram suas próprias reviravoltas nela, como substituir amêndoa ou extrato de laranja pela baunilha.
Outras correntes também acreditam que a receita do creme de confeiteiro teve origem na Itália, embora a origem exata não seja clara. No entanto, a popularidade do prato se espalhou rapidamente por toda a Europa, e agora é um item indiscutível da culinária francesa. Quer prefira a versão clássica ou um toque moderno na receita, não há como negar que o creme é um prato delicioso e versátil. Hoje, o creme é usado em tudo, desde doces a rosquinhas, e devemos agradecer aos franceses por isso.