Sejam bem vindos amigos e amigas da Paulina Cocina! Como estão? Hoje trago-vos todos os meus segredos e conto-vos como fazer o Creme Chantilly. Hoje não vou contar a história nem nada, vamos começar direto pela receita. Outro dia conto, ou se quiser leia na internet, todo mundo adora contar a sua versão de como surge a receita do chantilly.
Bom, esse preparo é muito simples, mas nunca é demais levar em conta todas as dicas para que fique perfeito e você aproveite da melhor forma. Porque não há nada mais frustrante do que preparar algo com todo o amor e que no final fica visualmente feio. Sem mais delongas, começamos com isso!
Tabela de conteúdos
Os segredos da receita do chantilly
Leia essas dicas, você vai me agradecer
O creme chantilly é o ideal para finalizar e decorar as suas sobremesas da melhor forma, desde que bem feito. Neste post, não só quero dizer-lhe como fazer este típico chantilly para acompanhar e decorar sobremesas, mas também dar-lhe todos os meus truques para o tornar estável e suave. Vamos aprender a fazer um chantilly bem hegemônico! E nós vamos conseguir!
Aqui vão as minhas dicas para que não corte, nem saia aguado, nem com grumos… Ou todos aqueles problemas que podem surgir na hora de fazer esse preparo.
- Uma vez feito, pode durar até 5 dias na geladeira se armazenado hermeticamente.
- O frio é o melhor amigo do creme: Antes de fazer, leve todos os utensílios para esfriar. Na geladeira por algumas horas ou no freezer por um tempo. Tudo que você usa hein! A tigela, as varetas, a espátula… E se for colocar o dedo para ver como ficou, coloque no freezer também, ok? Assim, ele vai montar muito mais rápido e ficará com uma textura mais bonita! Todos os ingredientes devem permanecer refrigerados até o momento exato em que você vai começar a bater. Não tire antes e continue brincando com os novos filtros do Instagram, me faça um favor.
- Isto o ideal é usar açúcar de confeiteiro ou de confeiteiro, assim terá maior firmeza e será mais fácil de incorporar ao creme. Com o açúcar de confeiteiro não será necessário bater muito a mistura. Acrescenta-se quando o creme está meio montado e fica perfeito!
- No caso de ter açúcar comum ou granulado, uma boa dica para que incorpore bem e depois não perca água e dê aquele aspecto “suado” e meio cortado (entendeu o que quero dizer, né?) quando ainda não tivermos começado a bater, misture bem e deixe na geladeira por algumas horas. Se deixarem a noite toda melhor! Assim ele vai se dissolver no creme e na hora de bater vai se integrar super bem!
- Adicione o aromatizante no final, quando o chantilly já estiver no ponto desejado. Você também pode adicionar uma coloração, raspas ou o que quiser. Mas deve ser sempre quando você estiver no ponto que procura! O aroma clássico para esta receita é a baunilha, mas você pode adicionar o que quiser. Aqui não vamos nos colocar na polícia do gosto!
- Se queres, você pode adicionar um pouco de gelatina sem sabor para fixar melhor. A proporção é de uma colher de chá de gelatina sem sabor para 4 colheres de sopa de água. Você mexe, leva ao microondas para dissolver e depois deixa esquentar. A hora certa de adicionar a gelatina ao creme chantilly é um segundo antes de estar na hora. Eles devem adicionar em forma de fio e bater no ponto certo e pronto! Depois levam para esfriar um pouco para que a gelatina faça efeito e possam usar.
- Não bata demais o chantilly. Leia com atenção, Mabel: NÃO BATE MAIS! Assim que o preparo estiver com picos firmes, ou assim que estiver no ponto que você gosta, PRONTO! Nem mais uma volta. Nem mesmo por precaução. Você põe o batedor de lado. Como se estivesse queimando sua mão, sim? Caso contrário, será cortado.
- Se por causa dessas coisas da vida o creme ficar curto, acrescente um pouco de leite e mexa com uma espátula. Você vai ver que está liso de novo! Caso contrário, você também pode adicionar um pouco de creme sem bater e também misturar com a espátula até recuperar a textura certa.
Pronto, é tudo o que sei sobre isso. Se você tiver algum outro conselho, estamos todos atentos para lê-los!
Ingredientes
- 500 ml de creme de leite (creme de chantilly)
- 120 gr de açúcar em pó (glacê)
- Essência de baunilha
Como fazer Chantilly em 4 passos!
- bata o creme ou creme em velocidade média com batedeira. Deve estar em velocidade média para que as bolhas de ar possam ser incorporadas ao creme e assim criar uma boa estrutura.
- Quando o creme estiver meio montado, acrescente o açúcar de confeiteiro e continue batendo.
- Bata a mistura até obter picos firmes ou atingir a consistência desejada. Não bata muito porque a preparação é cortada.
- Adicione um pouco de essência de baunilha e misture com uma espátula
Preparar! O chantilly está pronto para decorar as suas sobremesas ou comer à colher!
Sobre o Creme Chantilly
Quem inventou o creme chantilly?
Ninguém sabe ao certo quando o creme chantilly foi inventado, mas a maioria dos historiadores de alimentos acredita que ele remonta à Idade Média. A primeira receita registrada desse delicioso creme apareceu em um livro de receitas inglês em 1671 e, no início do século XIX, quando já era uma cobertura de sobremesa muito popular tanto na Europa quanto na América.
Como preparar o chantilly?
A chave para fazer o creme chantilly perfeito é usar creme de leite que foi pré-resfriado. O creme é colocado em uma tigela e batido com uma batedeira ou batedeira até formar picos moles. O açúcar e os aromas são então adicionados e a mistura é batida novamente até formar picos firmes. Hoje, existem muitas maneiras diferentes de saborear chantilly, desde cobrir um pedaço de torta até fazer uma torre de biscoitos de merengue caseiros.
Usos do Creme Chantilly
Você acha que chantilly é só para cobrir sobremesas? Pois não. Esta mistura leve e leve pode ser usada em todos os tipos de receitas, doces e salgadas. Aqui estão algumas idéias para você começar:
- Adicione uma colher ao seu café ou chá matinal para um café da manhã decadente.
- Prepare uma salada de frutas rápida e fácil adicionando chantilly.
- Para um toque divertido e festivo no clássico macarrão com queijo, cubra com chantilly em vez de farinha de rosca.
- Dê aos vegetais assados um sabor brilhante e cremoso, cobrindo-os com chantilly antes de servir.
Como você pode ver, existem infinitas possibilidades quando se trata de cozinhar com chantilly. Então, da próxima vez que estiver na cozinha, não tenha medo de experimentar, você pode se surpreender com o resultado.