Como fazer berlinenses! (bolas de frade)

Continua após a publicidade..

Bem-vindo à Cozinha Paulina! Hoje temos uma ótima receita para qualquer época do ano! berlinenses! Berli-o quê? Pois bem, se não sabem o que é meus amigos, é porque talvez lhes chamem bolas de frade ou pão de leite!

É uma ótima receita que você pode fazer em uma tarde, e ainda por cima tem duas opções, frita ou assada. Eles não têm desculpas! É uma massa com uma particularidade. Você verá que eles fazem um pãozinho muito bonito com os primeiros passos, e quando eles adicionam a manteiga, tudo vai para o inferno.

Continua após a publicidade..

Como no amor meus amigos. Na hora de adicionar mais sabor, as coisas se complicam e parece que tudo vai dar errado, que vai ser uma bagunça para sempre e com certeza nesse momento eles se arrependem do dia em que decidiram fazer berlinenses (ou se apaixonar ) mas confie um pouco!

Com paciência tudo se resolve, e a massa com manteiga vale a pena. Assim como a vida com um docinho por perto (eu coloquei borracha, Chega da série Luis Miguel para mim!)

Podem ver o vídeo destes bailes frades aqui e já que estão subscrevam o YouTube clicando aqui para aceder a todo o conteúdo exclusivo da rede!

sobre esta receita berlinense

Como vos expliquei, com esta receita de berlinenses podem fazer-se tanto bolas de frade como pão de leite. A diferença é que os bolinhos de frade são fritos e o pan de leche é assado.

É uma receita bastante simples para as contas ou pastéis, é ideal para mergulhar no mundo da pastelaria. Pode parecer semelhante a fazer pão ou pão doce, com a diferença de que inclui manteiga e outros. Se não lhe apetecer, fique com uns bolinhos fritos tradicionais e pronto.

Como sempre nas receitas de pastelaria, cuidado com os tempos, medidas e temperaturas, que é a chave para deixar esses berlinenses incríveis!

Os meninos podem ajudar em todo o processo, mas cuidado na hora de fritar! porque o óleo pode vazar e isso é sempre muito perigoso

Saudações e até breve!

Juanita

Assistente

Ingredientes

para um bom lote de berlinenses

  • Farinha 0000 500g
  • leite 100ml
  • Fermento 25 g (= 10g. fermento seco)
  • ovos 2
  • Manteiga 125g
  • açúcar 100g
  • Essência de baunilha 1 colher de chá
  • Raspas de limão
  • calda de caramelo

receita berlinense

ou bolas de frade!

  1. Primeiro vamos preparar a esponja, que é o que nos dará elasticidade. Consiste em colocar numa tigela, leite, fermento partido (se usarem fresco) e cerca de 2 colheres de sopa de farinha total. Mexa um pouco para integrar e cobrir. Vamos deixá-lo descansar em um local quente e sem correntes de ar até dobrar de volume.
  2. Quando ela estiver crescida, vamos colocar a farinha em outra tigela e fazer um buraco no meio. Coloque o açúcar nas laterais e o ovo e a essência de baunilha no meio com as raspas de limão.
  3. No meio de tudo, adicione o pão de ló e bata tudo com um garfo para integrar bem e bata o ovo (sim, podemos bater antes de adicionar também). Quando não dá mais para continuar com o garfo, colocamos a mão. Vamos amassar até ficar um pãozinho bem liso.
  4. Agora vem a bagunça: a esse pãozinho vamos acrescentando a manteiga amolecida aos poucos. Eles verão que a massa começa a ligar e grudar por toda parte. Mas não tema! com muito sova a manteiga acaba se integrando (pelo amor de Deus!) Quando tiver um pãozinho lisinho e super fofo de novo, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho em local frio e sem correntes de ar.
  5. Depois de cozida, pegamos pedacinhos da massa e montamos os pãezinhos. Moldamos amassando na mesa frouxamente (fica bem no vídeo). Lembre-se que isso vai demorar mais uma vez, então não os deixe muito grandes! Levamos para um prato e deixamos crescer até dobrarem de tamanho em uma segunda subida.
  6. Chegou a hora de cozinhar nosso berlinense. E aqui temos duas opções

Berliner frito (bolas de frade)

Vamos levá-los ao óleo não muito quente e vamos cozinhá-los até que fiquem dourados dos dois lados. Deve-se virá-los a meio da cozedura para que as bolas de frade fiquem bem cozinhadas. Quando saem de fritos, passamos rapidamente por um prato com açúcar para que grude.

berlinenses assados

Desta vez, deixamos num prato e levamos ao forno a 180° até dourar. Quando saírem podem ser decorados com açúcar em pó. Em ambos os casos, para recheá-los, eles fazem um corte na diagonal com a tesoura e recheiam com doce de leite em uma manga ou o que quiserem!

Fazem isso para encher as bolas dos frades

com o que eles querem!

Berlinenses ou bailes de frades

Deixe um comentário