Bem-vindo a uma nova edição deste blog superinteressante onde falamos sobre refeições ao redor do mundo. Hoje vamos investigar o fatos mais importantes e interessantes sobre comida chinesa. Não é divertido? Saia um pouco de casa e visite virtualmente diferentes lugares com novas receitas e comidas tradicionais da gastronomia chinesa e mundial.
Obviamente, a parte mais emocionante de tudo isso é quando resumimos a teoria em alguns pratos tremendos que podemos fazer com ingredientes que não estamos acostumados, mas temos muito a oferecer.
No final, e como brinde, oferecemos-lhe umas bolachas doces ao melhor estilo oriental. Sem mais blá blá…
Tabela de conteúdos
Sobre a comida chinesa e suas receitas tradicionais
Na China, a comida não é apenas um meio de subsistência, mas também cultura, tradição e comunidade. De suntuosos pratos de banquete a humildes petiscos de rua, a culinária chinesa é caracterizada por uma deliciosa variedade de sabores e texturas.
Uma das características mais marcantes da culinária chinesa é o uso de ingredientes frescos. É por isso que a China abriga uma variedade tão incrível de frutas e vegetais, muitos dos quais são usados em receitas tradicionais. Outro elemento-chave da culinária chinesa é o uso de especiarias e ervas para criar perfis de sabor complexos. Da picante pimenta de Sichuan ao gengibre perfumado, essas especiarias adicionam profundidade e dimensão a pratos insípidos.
Os oito costumes alimentares da China
Vamos começar por aqui a nos apresentar a esta aventura internacional. A República Popular da China é imensa e por isso as pessoas costumam dividir sua gastronomia em 8 formas diferentes de vivê-la dependendo da área em que você está. Ou ao sul, em Hunan, ou ao leste em Sichuan ou Anhui e Zhejiang. Também encontraremos outros marcos em Fujian, Guangdong, Jiangsu, Shandong.
Razões pelas quais há tanta distinção entre um lugar e outro
- O primeiro ponto a ter em conta são as diferenças mais comuns e lógicas quanto aos produtos locais e característicos de determinadas zonas juntamente com os costumes que estes determinam.
- Por exemplo, no sul da china encontramos a influência da proximidade do mar e dos seus produtos, assim podemos destacar que as gentes destas localidades gostam de comer peixe e aves.
- Em norte da china mais carne de vaca e ovelha encontram-se em abundância, sendo estas as que mais se utilizam na cozinha.
- Claro que no cidades costeiras chinesas mariscos estão na moda.
- Sem deixar de lado os motivos climáticos que também influenciam no gosto das pessoas.
- Em termos gerais, norte da china está frio e as pessoas optam por pratos principalmente salgados.
- Em vez de, leste da china encontramos um clima mais temperado, acompanhado de pratos bastante doces.
- Finalmente, os diferentes métodos de cozimento são muito importantes para determinar seus pratos mais típicos.
- A culinária de Shandong e Pequim se distingue por seus fritos, assados e fermentados, entre outros.
- Em Anhui e Jiangsu, destacam-se os ensopados, alimentos cozidos no vapor, etc.
- A culinária de Sichuan é boa em assar e fritar, etc.
Então… Cada um com suas características únicas, diferentes técnicas culinárias e ingredientes locais particulares. Vamos ver como são distinguíveis e ouvir um pouco aqueles que dizem que não existem apenas 8 tradições, mas muitas mais. Ao final veremos quais são esses pratos típicos de cada região chinesa.
Visão geral das 8 cozinhas e cultura alimentar da China
Sichuan e Hunan
Duas províncias que estão localizadas no sul-sudoeste do país. suas cozinhas caracterizam-se principalmente por uso pesado de temperos e sabores picantes, com curativos realmente únicos. Eles conseguem uma mistura de sabores frescos, mas fortes, como peixes picantes cozidos lentamente, como refogados ou salteados e defumados.
Como pratos representativos encontramos o Frango Gong Bao ou Kung Pao, um frango macerado por horas que tem um sabor único. Outro prato a destacar desta zona é o típico ensopado de porcosendo este um guisado ao melhor estilo oriental.
Fujian e Anhui
Representando o leste e sudeste da costa. Com efeito, a grande maioria dos pratos desta zona caracterizam-se por terem entre os seus ingredientes uma rica variedade de frutos do mar, esta é uma das razões pelas quais os pratos muito saudáveis se destacam. Os seus sabores são frescos e aromáticos e eles incluem muitos alimentos selvagens de suas montanhas. Há rumores de que esta parte da gastronomia é a melhor na área de temperos, sopas e pratos agridoces.
Em Anhui, no leste da China, encontramos os verdadeiros amantes do chá 🥰 permitido a qualquer hora do dia.
O que escolhemos comer? Considerando que estamos na costa chinesa, qualquer prato com peixe ou marisco seria a melhor opção, claro. Mas não se falamos de gastronomia oriental “qualquer prato” nunca vai sair… Existe um prato muito tradicional conhecido como “Buda pulando uma parede”, eu adoraria contar a história por trás disso, mas devemos fazer um artigo completo e específico para isso, você teria interesse em saber um pouco mais?
Cantão, Zhejiang e Jiangsu
Províncias onde encontramos o mais típico da cozinha cantonesa. O que significa isto? A cozinha cantonesa é a mais famosa entre as cozinhas, se falamos da cozinha chinesa, vinda da província de Cantão. É muito comum encontrar pratos desta região como típicos e representativos.
Os sabores do norte e do sul do país fundem-se. Estes pratos são caracterizados por uso abundante de carneseles complementam o influência do mar junto com frango, presunto e cogumelos. Bastante diversidade, esses pratos usam métodos culinários do norte junto com ingredientes do sul.
Os temperos e molhos usados na cozinha cantoniana são bem conhecidos por terem um caráter distinto e único. Esta receita de carne de porco agridoce é um exemplo chave.
chop suey
Chop suey é um prato que muitas vezes passa despercebido pelos amantes da culinária chinesa. É uma pena, pois o chop suey é um prato delicioso e versátil que pode ser saboreado de diversas formas. Para começar, o chop suey pode ser servido com arroz ou macarrão. Também pode ser apreciado sozinho ou como parte de uma refeição maior. Além disso, chop suey é uma ótima maneira de usar sobras de carne e vegetais. Então, da próxima vez que sentir vontade de comer comida chinesa, não se esqueça de experimentar o chop suey.
chá chinês
Finalmente, nenhuma discussão sobre a culinária chinesa estaria completa sem mencionar o chá. O chá desempenha um papel importante tanto na vida diária quanto em ocasiões especiais, e há uma infinidade de variedades para escolher. Quer prefira o seu chá adoçado com leite ou servido simples, há um chá chinês que irá certamente satisfazer o seu paladar.
Portanto, da próxima vez que estiver com vontade de comer comida caseira à moda antiga, lembre-se de que a culinária chinesa tem muito mais a oferecer do que caixas para viagem cheias de arroz frito.
Uma receita padrão de comida chinesa, seus biscoitos tradicionais
Não poderíamos escolher uma refeição entre todas as cozinhas tão variadas e ricas. Assim, como cereja no topo do bolo, deixamos-vos a receita destas bolachas chamadas Taosu, muito típicas da China, para saborear nesta tarde fria.
Biscoitos tradicionais chineses são pequenas mordidas que costumam ser servidas em ocasiões especiais. Embora discretos na aparência, esses pequenos biscoitos têm um grande sabor. Geralmente são feitos com uma massa adoçada aromatizada com especiarias como gengibre e canela. A massa é enrolada em bolas e frita até dourar. Esses biscoitos costumam ser servidos com um molho doce, tornando-os um lanche irresistível para qualquer ocasião. Portanto, da próxima vez que você gostar de doces, experimente um biscoito tradicional chinês.
Aqui está uma versão simples (e um pouco mais ocidental, com certeza) dos tradicionais cookies chineses:
Ingredientes
- 3 gemas.
- 120 gr. de banha.
- 70 gr. de açúcar impalpável.
- 200 gr. farinha 0000.
- 2 gr. de bicarbonato de sódio.
- 3 gr. de fermento em pó.
- Sal.
Como preparar biscoitos taosu tradicionais de comida chinesa
- Em um recipiente coloque 2 gemas em temperatura ambiente junto com o açúcar peneirado. Misture até que esteja completamente combinado.
- Por outro lado, pegue a manteiga de pomada e bata por alguns minutos até formar um creme. Adicione isso à mistura de gema.
- Integre todos os ingredientes com a ajuda de uma espátula fazendo movimentos envolventes.
- Em outro recipiente misture a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal.
- Peneire metade da farinha sobre a mistura e incorpore tudo aos poucos, deve ficar uma massa seca. Forme um cilindro com isso sem amassar.
Nessa hora, pré-aqueça o forno a 180°.
- Corte a massa em pedaços uniformes de 25 gramas e forme bolinhas com cada um. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga, bem separados uns dos outros.
- Com o dedo afunde todas as bolinhas no centro e coloque o gergelim ali. Em seguida, asse por 20 minutos até dourar levemente por cima.
Os 7 pratos de comida chinesa mais famosos
Não há dúvida de que a culinária chinesa é famosa em todo o mundo. Mas quais são os pratos mais famosos que se destacaram no cenário internacional? Aqui estão 5 das comidas chinesas mais icônicas:
- Pato de Pequim: esta especialidade de Pequim é grelhada na perfeição, com a pele estaladiça e a carne suculenta que se derrete na boca. Não se esqueça de envolver o pato numa delicada panqueca com cebolinho e molho de feijão doce: é a única forma de o comer!
- Dim Sum: Essas pequenas mordidas são perfeitas para compartilhar. Eles variam de bolinhos cozidos no vapor a bolinhos de camarão fritos e podem ser encontrados em restaurantes em toda a China.
- chowmein: este prato de macarrão frito é uma opção popular para levar ou cozinhar em casa. Geralmente é servido com vegetais e proteínas, como frango ou camarão.
- Rolinhos de ovo: Esses aperitivos fritos são recheados com repolho, carne de porco e outros ingredientes e enrolados em uma embalagem de rolinho primavera. Eles são uma maneira deliciosa de começar qualquer refeição.
- Biscoitos da sorte: Esses biscoitos crocantes costumam ser servidos no final de uma refeição chinesa. Dentro de cada um há um papel com um provérbio ou uma previsão.
- Caldeirada Szechuan: Este prato ardente vem da província de Sichuan e não é para os fracos de coração. O caldo é recheado com pimentas e outros temperos, e qualquer número de carnes e vegetais pode ser adicionado à panela. Certifique-se de ter uma tigela de arroz à mão para ajudar a refrescar o paladar
- frango gong bao: Também conhecido como “frango Kung Pao”, este prato é outro favorito na província de Sichuan. O frango é salteado com amendoim, malagueta e outras especiarias, resultando num prato apetitoso que o vai deixar com gostinho de quero mais.