Olá amigos e amigas! Bem-vindo à Cozinha Paulina! O post de hoje é uma receita que me deixou com os cabelos esverdeados mas valeu a pena: o cheesecake japonês! Ao contrário do cheesecake tradicional, este cheesecake japonês tornou-se viral nas redes sociais pela forma como treme e como é fofinho, por isso pus mãos à obra sem hesitar e quis experimentar… Foi errado. Foi só raiva e dor… Se você quiser ver minha primeira tentativa fracassada, clique aqui.
De qualquer forma, aconteceu a mesma coisa com Caro Trippar, então decidimos que não ia parar por aí, Ele não poderia ganhar um cheesecake para nós, certo? Juntámo-nos, juntámos as nossas forças pasteleiras e o vídeo que vos deixo abaixo foi o resultado da segunda prova da receita do cheesecake japonês.
Vou ser sincero, já tinha perdido todas as minhas esperanças e não ia dar certo para mim. Mas me surpreendi!
A receita de cheesecake japonês que vos trago não é algo superfácil de fazer, mas se vos apetecer experimentar algo diferente e forem incentivados a fazer algo um pouco mais complexo: esta é a receita que procuram.
Sobre este cheesecake japonês
a mais famosa das redes sociais
Literalmente comer esse bolo é sentir que está comendo uma nuvem. É muito fofo e isso se deve à quantidade de merengue que contém. Ele derrete na sua boca.O cheesecake japonês tem um sabor suave e sutil, é ideal para qualquer hora do dia e todo mundo vai adorar, posso garantir.
É conhecido como cheesecake japonês ou bolo trêmulo porque se for mexido fica tremendo por muito tempo. Não vou mentir para você, na segunda vez, quando saiu, passamos muito tempo fazendo o bolo tremer. É divertido, não nos julgue.
Você é do Clube dos Amantes de Queijo? Você quer saber qual é o sabor de uma nuvem? Você quer testar suas habilidades culinárias com algo um pouco mais complexo? Todas as opções acima estão corretas? Esta é a receita de bolo japonês que você estava procurando. Preste atenção porque você vai adorar!
Ingredientes
o cheesecake tremendo
- 1/2 xícara de leite
- 100 gramas de requeijão cremoso
- 100 gramas de manteiga
- 8 gemas
- 60 gramas de farinha
- 60 gr de maizena
- 13 claras de ovo
- 130 gramas de açúcar
Passo a passo do suflê japonês
como conseguir cheesecake de textura de nuvem
- Derreta a manteiga, o cream cheese e o leite em fogo baixo mexendo com uma espátula.
- Em uma tigela separada, bata as gemas e acrescente a mistura de manteiga, requeijão e leite. Nós misturamos.
- Adicione a farinha peneirada e o amido de milho.
- Com as claras vamos fazer um merengue francês: batemos as claras até ficarem firmes e juntamos o açúcar em partes. Continuamos até formar um merengue firme e brilhante. Há quem diga que para perceber que está no ponto exato tem que virar a tigela… Não recomendo, dá para ver a gente limpando o chão toda a gosma depois! Contanto que o merengue fique nas batedeiras da batedeira sem cair, é o suficiente.
- Chegou o momento de tensão: una os dois preparativos. Tem que ser uma mistura bem unida e ao mesmo tempo não pode perder o ar do merengue porque estamos fritos! Para isso é preciso afastar as varetas da batedeira, agarrar na espátula e muito delicadamente incorporá-las com movimentos envolventes, sempre no mesmo sentido. O ar tem que ser seu melhor amigo, não o machuque ou machuque porque sem ele não somos nada.
- Despeje o preparado em uma forma totalmente coberta com papel alumínio e/ou manteiga (com alumínio por fora e manteiga por dentro, segundo a lenda não desce assim, então confira no vídeo como fizemos isso forma, fica perfeito!). Verifique se está bem tapado para que não entre água quando o colocarmos em banho-maria.
- Leve ao forno pré-aquecido a 165º em banho-maria durante 25 minutos (acerte o temporizador!) e depois baixe o forno para 140º e deixe cozer mais 55 minutos. Mais ou menos, depende dos seus fornos. O cheesecake japonês deve ficar dourado por cima. Pode levar mais tempo, então fique atento e seja paciente.
- Assim que estiver pronto, desligue o forno, abra um pouco a porta e deixe esfriar ali mesmo. Não retire antes para não deformar. A paciência é um dom dos santos dizem amigos e amigas. E vale a pena esperar, eu prometo. Depois de frio retiramos e desenformamos.
Pode decorar com o que quiser, compota mole, açúcar em pó… Não coloquei nada e ficou muito, muito gostoso. Dizem que menos é mais, não sei mas neste caso funcionou! E bem meus amores… Prontinho o cheesecake japonês que treme!