Carpaccio de bacalhau, prato ideal para a Páscoa mas também para o resto do ano. Sem dúvida, é uma receita muito fácil e rápida de preparar, que pode ser servida como entrada ou como lanche acompanhado de tostas. Da mesma forma, o carpaccio de bacalhau pode ser servido com tomate, por exemplo, ou com laranja. E, claro, também pode fazer um bom vinagrete para acompanhar este prato. Uma das vantagens do carpaccio é que pode ser preparado com antecedência, por isso, se tiver convidados pode prepará-lo no dia anterior e guardá-lo no frigorífico.
Se você gostou da ideia, continue lendo e descubra em Receitas Grátis como fazer carpaccio de bacalhau caseiro.
4 comensais
15m
Entrada
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer o Carpaccio de Bacalhau:
Como fazer carpaccio de bacalhau:
1
Preparamos os ingredientes com antecedência. Para fazer isso, envolvemos Lombos de bacalhau dessalgados em película aderente e deixamos no freezer um pouco, o tempo suficiente para endurecer, mas sem congelar demais.
Truque: Se o bacalhau estiver salgado, deve-se dessalgar dois ou três dias antes, colocando o peixe na água e trocando a água quatro vezes ao dia.
2
Retire os filetes de bacalhau do congelador e cortamos filés o mais fino possível. E se você já tinha o peixe congelado de antes, para fazer o carpaccio de bacalhau congelado recomendamos deixar descongelar um pouco para poder cortar melhor os filés.
3
Pique o alho e a salsa com um pouco de azeite. Eu moo um pouco para que fique um molho mais fino e homogêneo, mas isso é do gosto de cada um.
4
Coloque os filés de peixe cobrindo todo o fundo de um prato ou travessa para começar a servir o carpaccio de bacalhau.
5
Tempere com alho picado e salsa e um bom fio de azeite. Acompanhamos o prato com algumas azeitonas, que podem ser verdes ou pretas. E pronto para comer! Como já antecipamos, o receita de carpaccio de bacalhau É muito, muito simples e rápido de fazer. A única dificuldade é cortar o peixe bem fino e dessalgá-lo, se não conseguimos comprá-lo assim.
Se quisermos, podemos servir o carpaccio de bacalhau com tomate cortando algumas fatias e colocando-as por cima antes de adicionar o molho e as azeitonas. O mesmo para a laranja, para o abacate ou para o ingrediente extra que queremos adicionar. E se o que pretende é experimentar um carpaccio de bacalhau e salmão, não perca esta outra receita. Mais receitas no meu blog Cooking with Montse.
Se você gostou da receita carpaccio de bacalhausugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.
Vinagrete para carpaccio de bacalhau
Embora tenhamos proposto um molho para o carpaccio de bacalhau feito com azeite, alho e salsa, a verdade é que existem muitos mais que podemos acrescentar a este carpaccio de bacalhau. Por exemplo, podemos optar por preparar um receita de carpaccio de bacalhau com pasta de azeitona, muito fácil de fazer e realmente delicioso. Anote:
- Pegue um pote de azeitonas pretas e retire o osso de todas elas.
- Pique finamente as azeitonas e/ou amasse-as com um pouco de salsa picada ou orégãos e um bom fio de azeite.
- Se preferir, pode triturar a mistura para que fique uma pasta de azeitona mais lisa e com menos grumos.
- Sirva a pasta de azeitona sobre o carpaccio de bacalhau.
Outra forma de servir este prato é com um simples vinagrete. Por se tratar de um peixe de sabor tão intenso como o bacalhau, recomendamos optar por um vinagrete de laranja, que combina perfeitamente com o produto base. Aqui está o passo a passo:
- Esprema o suco de uma laranja e meio limão. O suco de limão pode ser perfeitamente substituído por vinagre.
- Adicione duas colheres de sopa de mostarda e misture.
- Adicione pimenta, sal e azeite a gosto, misture e sirva sobre o carpaccio.