O Bolo Mozart, junto com o Bolo Sacher, são os bolos mais populares de Viena e, embora ambos sejam feitos com chocolate, seus preparos são completamente diferentes. O bolo Sacher surpreende com um rico pão de ló de chocolate recheado com uma fina camada de geléia de laranja e coberto com um rico e fino ganache de chocolate amargo. Já o bolo Mozart é composto por três discos de biscoito sablé recheados com mousse de chocolate com pedaços de maçã com canela. Texturas muito diferentes para duas receitas austríacas bem conhecidas. Por isso, nesta ocasião, contamos-lhe como fazer este conhecido bolo com todos os truques e detalhes para que não se perca e o possa fazer em casa, como se fosse um verdadeiro pasteleiro.
Em Receitas Gratuitas te ensinamos como fazer bolo mozart facil. Vamos lá!
8 comensais
1h 30m
Sobremesa
dificuldade média
Custo barato, Receitas assadas, Receita tradicional austríaca
Ingredientes para fazer o Bolo Mozart:
Como fazer Bolo Mozart:
1
Para fazer a receita do bolo Mozart, você deve começar preparando as bases do bolo, três discos de massa sablé. Para fazer isso, coloque em uma tigela o farinha juntamente com o açúcar, as amêndoas moídas, a canela e a manteiga fria sem sal cortado em pedaços. Misture tudo muito bem com as mãos e com a ajuda da ponta dos dedos, desfaça a manteiga para que se integre com o restante dos ingredientes até obter uma textura de serragem.
2
Bata os ovos e acrescente à mistura de farinha, açúcar e manteiga. Amasse novamente com as mãos até obter uma mistura homogênea.
3
Forme uma bola com a massa sablé e embrulhe em película aderente. Deixe descansar no geladeira por 30 minutos.
4
Após o período de descanso, pré-aquecer o forno a 170 ºC e enfarinhar levemente uma superfície de trabalho, espalhe a massa sobre ela. A seguir, com um rolo enfarinhado, abra a massa e, com o aro de uma forma de aro removível de cerca de 22 cm de diâmetro, corte três círculos iguais de massa.
5
Coloque os círculos em uma bandeja forrada com papel manteiga.. Você deve saber que os três círculos não caberão na mesma bandeja, você terá que usar mais uma bandeja. Asse os círculos de massa sablé em 170 ºC com calor acima e abaixo por pouco 15 minutos ou até que os círculos de biscoito sablé estejam dourados.
6
Deixe os discos esfriarem biscoito em um rack.
7
Depois de fazer os discos de massa de sablé, faça a mousse de chocolate. Para sua elaboração, tire o caroço das maçãs, descasque-as e pique-as em pequenos dados.
8
Leve ao lume uma frigideira com os 15 gramas de manteiga. Quando estiver bem quente, acrescente os cubos de maçã junto com um colher de açúcar e um pouco de canela a gosto, mexa. deixe cozinhar um pouco 15 minutos para que caramelizem um pouco, mas sem ficarem moles.
9
Agora é o momento ideal para adicionar o três colheres de sopa de rum escuro.
10
põe fogo no rum para que as maçãs peguem fogo e, quando as pequenas chamas se apagam, retirar e reservar em um prato.
onze
Pique o chocolate amargo finamente para continuar fazendo a mousse de chocolate.
12
Em uma panela adicione o creme de leite com um pau de canela e deixe ferver.
Truque: se não tiver creme azedo, acrescente 75 g de chantilly, uma colher de chá de suco de limão, mexa bem e deixe descansar por 15 minutos. Agora você terá seu creme azedo caseiro pronto!
13
Quando o creme de leite ferver, retire do fogo e adicione o chocolate meio amargo picado. Mexa bem com algumas varetas para que se dissolva com o calor residual e vire uma creme de chocolate homogêneo.
14
Para continuar com a mousse de chocolate, Bata as claras com a ajuda de uma batedeira eléctrica juntamente com uma pitada de sal até formar picos moles. A seguir, adicione os 75 g de açúcar e continue batendo até formar picos fortes de chantilly.
quinze
Junte aos poucos as claras batidas ao creme de chocolate que você fez com uma espátula. Além disso, vá misturando delicadamente até adicionar todas as claras montadas. Você deve deixar uma mousse de chocolate homogênea.
16
Agora é a hora de adicione os pedaços de maçã caramelizada e flambada que você tinha reservado Misture bem com uma espátula.
17
É hora de montar o bolo Mozart. Para fazer isso, primeiro forre a forma removível de 22 cm de diâmetro com papel manteiga e coloque um dos discos de biscoito sablé no fundo que você tinha reservado
18
Cubra com metade da mousse de chocolate com as maçãs. Nivele bem com a espátula.
19
Cubra com um segundo disco de biscoito sablé e acrescente a última parte da mousse de chocolate com maçãs. Por fim, coloque o terceiro disco de massa sablé e reserve na geladeira por cerca de 4 horas para que a mistura compacte bem.
vinte
Passado o tempo de descanso para compactação da massa, desenforme com cuidado e retire o papel manteiga com o qual foi forrado o bolo Mozart. A seguir, com um descascador de legumes, faça pequenos flocos de chocolate preto e, com a ajuda de uma pequena espátula, vá grudando no bolo os flocos de chocolate para cobrir os lados.
vinte e um
Coloque um pequeno prato no centro do bolo., em cima do biscoito sabre. A seguir, polvilhe com cacau em pó sem açúcar com a ajuda de uma peneira para que fique uma textura lisa.
22
Retire o prato com cuidado para não mexer o cacau em pó e que haja um círculo limpo, onde o biscoito pode ser visto no centro. A seguir, corte várias fatias finas de um pedaço de maçã com casca e polvilhe um pouco de suco de limão sobre as fatias para não oxidar. Coloque pedaços de maçã no centro do bolo, um em cima do outro como decoração final.
23
Mantenha o bolo de Viena Mozart na geladeira até que esteja pronto para comer. Cuidado ao cortar as porções, pois o biscoito entre as camadas torna o bolo delicado. Se você gosta desse tipo de bolo, te incentivamos a fazer em casa e nos conte se achou difícil de fazer, ou pelo contrário, seguindo nosso passo a passo, custou menos do que você imaginava. Além disso, gostaríamos que você nos enviasse uma foto do resultado final.
Espero que tenha gostado da receita e te convido a visitar meu blog Bolos para você.