Como todos vocês estão? Você é muito bem-vindo a Paulina Cocina! Hoje vamos aprender o receita autêntica para Torta Chaja, sobremesa‹ chaja ou algo assim. Hoje viemos acompanhar aquelas pessoas que desejam esta clássica sobremesa. Uma sobremesa realmente fácil de fazer E depois de vermos todos os seus truques, vai ser moleza para alguém… ou moleza? Como seja!
Esta é uma receita que esperávamos.❤️️. Vamos aproveitar para tirar algumas dúvidas como, Que variantes podemos inventar? Sobremesa de chajá com pionono? E a receita original uruguaia?. Bem, muito completo e sem reviravoltas. Vem comigo e não vamos perder mais tempo.
Um pouco da história da sobremesa ou bolo de chajá
Qual a origem do doce de chajá?
Quanto a história que é popular bolo uruguaio foi inventado em 1927 por um homem chamado Orlando castelhano, que tinha uma confeitaria em Paysandú, chamada “Las Familias”. Este homem nos presenteou com uma requintada sobremesa nacional, que ficou famosa e hoje é vendida em várias partes do mundo como Argentina, Brasil, Paraguai e Estados Unidos.
Seu nome indígena Chajá é de origem Guarani. É inspirado por um grande pássaro como um peru, que mede entre 80 a 90 cm. Tem penas cinzentas, que esvoaça com muito orgulho e alegria por ter sido a inspiração para o nome desta saborosa sobremesa nacional.
Uma curiosidade por trás dessa história: Os criadores desta receita cuidaram para que o fórmula real seja um mistério para todos. Realmente é uma receita que nunca foi compartilhada com o público. Diz-se que ninguém além da família do inventor sabia disso. Nem mesmo as pessoas que trabalharam em sua preparação conheciam a fórmula completa.
Eles conheceram seus ingredientes, que são uma pão de ló, manteiga, merengue, natas à base de margarina vegetal, açúcar, conservantes e fruta que pode ser pêssego, morango ou ananás, mas a receita original é SEGREDO. 🤫
Qual será o mistério que a família de Orlando Castellano nunca quis revelar…
A receita do bolo de chajá “símile”
Agora que sabemos que o original nunca saiu da família uruguaiaEntão só podemos falar de um. reversão de receitafeito por fãs que estavam descobrindo seus ingredientes e como combiná-los.
A primeira coisa que precisamos é preparar um pão de ló finito tipo “pionero” (na Argentina) ou “rolo suiço” (em Espanha) ou “braço da rainha” (no Chile), semelhante a um “genoise”(na França) nada mais do que este último tem mais farinha.
O segredo da receita do doce de chajá: um bom pão de ló
Como é a base da sobremesa de chajá, vamos levar em consideração algumas dicas para não errar na primeira etapa. Depois disso, o restante da receita não nos causará mais grandes problemas.
- Usaremos uma farinha 0000 da mais comum. Este é o melhor para fazer pão de ló, sempre bem peneirado. Se pudermos, o ideal é dar um trabalho prévio com a batedeira e em velocidade baixa. Este processo fará com que o bolo cresça com sucesso.
- Vamos calcular as proporções da forma mais básica. Existe uma fórmula que nunca falha e você não deve esquecer: para obter um bolo de 1 quilo, usaremos 250 gramas de açúcar e a mesma quantidade de farinha (250 gr.), 250 gr. de ovo (4-5 u.) e 250 gr. de banha. não falha a sério.
- Agora, para dar um rico sabor ao bolo de chajá e completar o nosso bolo Vamos precisar de essência de baunilha ou raspas de limão. A hora de incorporar isso é quando o primeiro ovo é adicionado.
Se preferirmos as raspas de limão, vamos levar em conta que usaremos tudo, exceto a parte branca da fruta, pois dará um sabor amargo que não queremos.
- Enquanto fazemos o bolo NÃO vamos abrir o forno. Não, não pergunte duas vezes.
Agora estamos prontos. O que vamos aprender hoje é uma versão argentina desta sobremesa e posso garantir que é espetacular.
nós lemos na próxima vez
receita de bolo de chajá
Ingredientes para 8 comensais
- 100 gr. farinha 0000
- 2 ovos
- 150 gr. de Açucar
- 250 gr. pastel de doce de leite
- 1 lata de pêssego em calda
- 250cc. creme de leite
- 250 gr. merengue
- Essência de baunilha
Como fazer sobremesa de chajá passo a passo
- Prepare um pão de ló. Para isso, bata os 2 ovos e 100 gr. de açúcar até obter uma mistura consistente. Por último incorpore os 100 gr. de farinha com movimentos circundantes.
- Coloque a mistura em uma forma untada e enfarinhada.
- Leve o pão de ló ao forno a 180 °C. Asse por 30 ou 40 minutos. Depois de frio divida em 3 camadas.
- Para fazer chantilly: Bata as natas com 50 g de açúcar e a essência de baunilha até ficar homogéneo.
- Separe os pêssegos e a calda pode ser usada para embeber as camadas do bolo de chajá.
- Para rechear a sobremesa de chajá, primeiro coloque uma camada de doce de leite de confeiteiro e quebre um pouco do merengue por cima.
- Coloque a segunda camada de bolo por cima e molhe um pouco com a calda. Agora acrescente uma parte do creme chantilly, reservando um pouco para o final. Por cima do creme, coloque metade dos pêssegos fatiados.
- Para a última camada de bolo repete-se o mesmo procedimento e coloca-se o restante creme. Quebre o restante do merengue para cobrir o bolo na superfície e decore com o restante dos pêssegos.
- Leve à geladeira por pelo menos 3 horas.