Bem-vindo à Cozinha Paulina! Hoje trago para vocês uma receita típica argentina: o bolo 80 hits, também conhecido como bolo húngaro. É uma receita simples, diferente de outros bolos por ser um bolo sem fermento.
O bolo de 80 tempos é feito com fermento e tem gosto de cédula. Ideal para acompanhar os seus pequenos-almoços e lanches. Na Argentina é o melhor amigo do mate, mas vai muito bem com qualquer infusão! Além disso, serve para liberar a tensão. O que mais eles podem pedir?
Sobre o tradicional bolo de 80 golpes
Esta tradicional receita argentina não é uma das mais conhecidas. Não tanto quanto doce de leite e empanadas de carne… Mas não dá para deixar de experimentar! Tem sua origem no bolo alemão Achtzig Schlag. Não me pergunte como se pronuncia porque não faço ideia. Menos descubra Deus e perdoe senhores!
Diz-se que esse bolo de 80 batidas, como o próprio nome sugere, libera a tensão porque quanto mais você bate na massa, melhor ela sai! Sim. É uma massa filha do rigor. Ao bater, o miolo melhora muito e dá uma textura muito, mas muito boa.
Desta vez trago-vos a receita tradicional deste bolo, com a massa simples e recheio coloquei apenas manteiga e açúcar porque já sabem como é em casa. As crianças queriam algo simples, então não acrescentei nada. Se não, ele até colocaria a fábrica de Willy Wonka lá dentro. Mas ei, eu ia ter que comer tudo sozinha e não é que eu não goste da ideia, mas eles viram que se você é mãe, tem que pensar nos filhos. Não há outro.
Ok voltando ao assunto, Outra coisa que eu gosto no bolo de 80 golpes é que você pode brincar bastante com os ingredientes e, se quiserem, podem acrescentar muitas outras coisas! Eles podem adicionar alguma outra essência à massa ou raspas de frutas cítricas. E com o recheio você pode fazer o que quiser: você pode adicionar nozes, frutas secas, gotas de chocolate, frutas frescas, doces, geléias… E assim eu listaria tudo o que eu pudesse pensar de comestível! Por ser uma massa “básica”, vai bem com tudo. Me conta nos comentários com o que você vai fazer!
Este bolo de 80 golpes é muito típico das nossas avós, certamente se o experimentaram foi porque alguém mais velho o cozinhou. É um bolo que traz muitas lembranças e lindas sensações! É muito raro encontrá-lo em qualquer padaria ou lanchonete. Esta receita é feita em casa.
Espero que gostem da receita, amigos… E aproveitem para liberar todo o estresse acumulado batendo a massa contra a bancada com toda a força! Eles vão se sentir bem melhor, e depois de 80 golpes, feitos de seda, sentam para tomar um chá ou um chimarrão com um pedacinho desse bolo maravilhoso!
Aqui deixo o vídeo, se quiserem ver mais receitas como esta, sigam-me no meu canal de YouTube.
Ingredientes
mega barato!
- 50 gr de fermento fresco
- 4 colheres (sopa) de óleo neutro (milho ou girassol)
- 1/2 xícara de leite
- 19 colheres de açúcar
- 700 gramas de farinha
- 150 gramas de manteiga
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 2 ovos
- 80 acertos
Como fazer Bolo 80 traços passo a passo
dar-lhe átomos e muitos golpes!
- Coloque o leite morno e acrescente o fermento. Mexer. Adicione duas colheres de sopa de açúcar. Integrar até que o fermento se dissolva. Cubra com uma toalha e reserve por aproximadamente 15 minutos. Até ficar espumoso!
- Numa tigela coloque a farinha e o açúcar e faça um buraco no meio. Acrescente os ovos, o azeite, um fio de azeite e a espuma que se conseguiu com o fermento.
- Com a mão, comece a unir todos os ingredientes. Passe para a mesa e amasse até formar uma massa bem integrada.
- Bata a massa contra o balcão 80 vezes. Têm que ser 80 golpes, para contar!
- Coloque a massa de volta na tigela e cubra com um filme ou toalha e deixe descansar até dobrar de volume.
- Com muito cuidado, vá ao pesado e desgaseie achatando um pouco a massa com os dedos.
- Com a ajuda do rolo ou palote, estique um retângulo com a massa na mesa.
- Distribua por toda a superfície da massa de manteiga de pomada. Polvilhe bem o açúcar em cima da manteiga. Você pode adicionar passas, nozes, gotas de chocolate, canela, o que quiser.
- Enrole a partir da parte mais larga do retângulo. Por toda parte, como se fosse um pionono.
- Corte fatias de 8 a 10 centímetros ou mais. O importante é que tenham a mesma largura.
- Coloque-os como se fossem rolinhos de canela em uma forma tipo Savarin untada e enfarinhada, um colado ao lado do outro. Amasse um pouco para cobrir toda a forma. Deixe descansar coberto com uma toalha até que cresça novamente.
- Asse em forno pré-aquecido a 160° por 40 minutos ou até dourar.
- Faça uma calda com meia xícara de açúcar e meia xícara de água. Pincele o bolo assim que sair do forno.