Se adora croquetes ou pataniscas de bacalhau, mas não costuma comê-los com frequência devido ao seu elevado teor calórico, não se preocupe! Porque em RecetasGratis oferecemos-lhe esta receita de bolinhos de bacalhau e couve-flor pobres em hidratos de carbono pelo que são um pouco mais leves que os tradicionais, mas mesmo assim, por serem fritos, não é um prato que se costuma recomendar. São muito mais nutritivos e saudáveis que os clássicos, e perfeitos para servir como entradas ou aperitivos em uma ocasião especial, então vá em frente e aprenda o passo a passo desses saborosos bolinhos de couve-flor e bacalhau!
8 comensais
45m
Entrada
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer Bolinhos de Bacalhau e Couve-flor:
Como fazer Bolinhos de Bacalhau e Couve-flor:
1
juntar os ingredientes necessários para fazer estes deliciosos bolinhos de couve-flor e bacalhau.
Truque: Em vez de amido ou amido de milho, você pode usar farinha de amêndoa ou arroz.
2
Curto a couve-flor em pedaços e ferva em uma panela com água e um pouco de sal por 15-20 minutos. Após o cozimento, escorra e bata no liquidificador ou batedeira até ficar com consistência de cuscuz. Em seguida, coloque o vegetal em uma peneira ou escorredor e pressione bem para escorrer o excesso de água.
Truque: Preste atenção ao cozimento: queremos que a couve-flor fique macia, mas sem desmanchar.
3
Em outra panela com um pouco de água e sal cozinhe o bacalhau dessalgado Por 10 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo, escorra a água, deixe esfriar um pouco e desfie sem pele nem espinhas.
4
Coloque a couve-flor, o bacalhau esfarelado, a salsinha e o polvilho ou amido de milho em uma tigela. Misture tudo até obter um massa consistente para os croquetes de bacalhau e couve-flor, como o da imagem, temperando com sal e pimenta a gosto. Reserve na geladeira por 15-20 minutos para facilitar na hora de modelá-los.
Truque: Se a massa estiver muito mole, é porque a couve-flor passou do ponto ou está com muita água. Nesse caso, adicione mais fécula ou amido de milho.
5
Por fim, aqueça uma frigideira com óleo suficiente para cobrir o fundo. À mão ou com a ajuda de duas colheres moldar os bolinhos de couve-flor e bacalhau e frite-os quando o óleo estiver bem quente, dourando-os de todos os lados.
Truque: Se preferir, pode mergulhá-los inteiros no óleo, fritando-os em uma fritadeira ou assando-os no forno para que fiquem menos calóricos e mais leves.
6
Coloque o bolinhos de bacalhau e couve-flor num prato forrado com papel absorvente para retirar o excesso de gordura, e estão prontos a servir!
São ideais para servir como aperitivo em festas mas também pode servi-los como prato principal acompanhados, por exemplo, de um ratatouille com batatas ou alguns legumes assados.
Se você gostou da receita Bolinhos de bacalhau e couve-florsugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.