Eles me deram esplêndidos limões da Sicília, são lindos e seu perfume invadiu toda a casa. Com um produto tão especial quis desenvolver uma receita com flocos… pense, pense, no final optei por super bolachas com amêndoas e cereais aromáticos com a casca destes maravilhosos citrinos que percorreram um longo caminho até chegar aqui. São ideais para um pequeno almoço saudável e nutritivo, mas são tão bons que duvido que cheguem até amanhã de manhã!!!
Ingredientes para biscoitos 15/16:
-270 gramas de farinha branca
-130 gramas de açúcar
-130 gr de manteiga amolecida
-2 ovos
-1 saqueta de fermento
-1 pitada de sal
– casca ralada de um limão
-100 gr de amêndoas
-50 gramas de arroz tufado torrado
-120 gr de grãos integrais “PETALOSI”
Cozimento: 15/18 minutos
Dificuldade: média
Baixo custo
Preparação: primeiro, pique as amêndoas não muito finas, enquanto os grãos inteiros serão apenas levemente picados. Coloque a farinha numa tigela grande, faça a fonte clássica e, no centro, adicione o açúcar, a manteiga amolecida em pedaços, o sal, os ovos, a casca de limão e o fermento.
Comece misturando um pouco os ingredientes, depois acrescente as amêndoas, o arroz tufado e os grãos integrais. Trabalhe bem a mistura até ficar homogênea; forme uma salsicha com cerca de 25 centímetros de comprimento, envolva-a em filme plástico e leve à geladeira por uma hora ou, alternativamente (como fiz), meia hora no freezer.
Após esse tempo, retire o filme e corte alguns biscoitos com cerca de um centímetro de altura; arrume-os em uma assadeira forrada com papel manteiga, espaçadas porque crescem muito; leve ao forno pré-aquecido a 180° por 15/18 minutos.
Depois de retirados do forno (devem estar levemente coloridos), deixe descansar por cinco minutos, polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto. São tão bons que, penso eu, em breve vou fazê-los de novo dobrando as doses.
Estou satisfeito com meu trabalho: geralmente, quando você “inventa” uma receita, precisa refazê-la para fazer algumas melhorias… não essa: são cheirosas, gulosas e bolachas no ponto certo.
Um abraço, volte e me veja, a Chicchina.