Biscoitos com pepitas de chocolate (tipo Pepitos)

Continua após a publicidade..

Já te disse que sou uma espécie de jingle jukebox dos anos 80?

Continua após a publicidade..

Eu conheço todos eles.

Quando surgiram os biscoitos Pepitos (que são a versão industrial do clássico biscoitos de chocolate) a música na TV dizia: pe pe pe pe, pepitos.

A música emulava uma canção muito em voga na época: Marina, do italiano Rocco Granata. Marina começou assim: Ma-Ma-Ma-Ma-Marina. Por isso pe pe pe pepitos.

E Marina começou com Ma-Ma-Ma-Ma-Marina porque na verdade era um remix da música real, de 1959. Um remix infame. Um remix daqueles primeiros remixes em que a novidade era repetir uma sílaba com um eco atrás dela: Ma-Ma-Ma…

Dançamos muito isso. Eu diria que foi a música do verão.

É incrível como nossas lembranças mais felizes são atravessadas por porcarias como o remix da Marina.

E não era só isso, havia Francesco Salvi, que nos deixou loucos porque teve que estacionar um carro (C’è Da Spostare Una Macchina, vou deixar abaixo) e um ano depois a explosão: Gianna Nannini cantando para a Copa do Mundo de 90, calcinha publicitária Goyco… sei lá.

E Nicola di Bari, claro, sempre presente. Você está pensando nos óculos dele.

O fato é que a música italiana de qualidade duvidosa teve sua primavera na Argentina e nossos corações dispararam pelo baby camone. Gianna Nannini voltou a bancar. E todos nós apostamos em Nicola.

Mas não era isso que ele queria contar. Mas às vezes dançar ao som do hit do verão pode ser a porta para outros mundos mais interessantes. No meu caso, anos depois, quando resolvo ouvir Marina de novo e percebo que é uma bosta, acabo procurando e gastando muito tempo aprendendo sobre a música italiana. Conheço Battiato, Lucio Battisti, Mina com e sem Celentano, Vanoni (pessoal: OUÇA Ornella Vanoni), Gabriella Ferri, que é outra infame mas que amo e minha favorita dos últimos anos: Vinicio Capossela. A maioria deles cantores de voz rouca, como convém.

O que isso tem a ver com a minha receita de biscoito de chocolate? Absolutamente nada. Acabei de lembrar e queria agradecer publicamente aos criadores do remix peido da Marina e a Biyí Cortese, mãe da minha amiga la Cuca, por ter me apresentado o Fabrizzio De André.

Essa era a Marina:

E este C’è Da Spostare Una Macchina:

sobre esses biscoitos de chocolate

Faço com muita frequência estes biscoitos de chocolate, principalmente porque são super fáceis de fazer e o resultado é fantástico, são super saborosos, duram um minuto, ideais para comer à tarde de qualquer dia.

Eles também têm a vantagem de nem precisar cortar com cortadores de biscoito ou modelá-los, basta colocar uma colher de chá da mistura no prato (que nem precisa ser untada), já temos nossos biscoitos.

Em termos de sabor, esses biscoitos de chocolate têm aquele leve sal no final que os torna tão viciantes. Eles são secos e muito crocantes.

Esteticamente, não consegui deixá-los parecidos com biscoitos Pepitos comprados em lojas, mas acredite, o sabor é super parecido.

Ingredientes

para cerca de 20 biscoitos grandes

  • 1 xícara generosa de farinha com fermento (ou farinha de trigo + fermento)
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de açúcar comum
  • 1/2 xícara de gotas de chocolate
  • 1 ovo
  • 60g. manteiga
  • 1 colher de chá. Essência de baunilha
  • 1/2 colher de chá. canela em pó
  • 1 pitada (pitada!) de sal

Receita de cookies com gotas de chocolate

eles são tão fáceis

biscoitos de chocolate P1100101

1. Misture a manteiga amolecida com os dois tipos de açúcar.

2. Adicione o ovo e integre.

3. Adicione a essência de baunilha, a canela e a farinha. Haverá uma pasta.

P1100103 biscoitos de chocolate

4. Por fim adicione as pepitas de chocolate e mexa.

5. Coloque as colheres de chá em uma assadeira, bem separadas, porque elas vão crescer. A fonte não precisa ser untada. Também não é necessário moldar os biscoitos.

6. Asse por cerca de 15 minutos em fogo mínimo. Quando os tiramos, eles ficam macios, mas quando esfriam, endurecem. Estes biscoitos de chocolate são muito aerados e super crocantes… são viciantes!

E aqui meus biscoitos de chocolate

antes de ser atacado

biscoitos de chocolate

Deixe um comentário