A baleada hondurenha é um prato requintado da gastronomia catracha, cuja origem, segundo fontes, remonta à década de 1960, no litoral norte da nação centro-americana.
Seu local de origem tem sido fortemente debatido, diz-se que 4 cidades hondurenhas poderiam ser o berço de um prato gastronômico tão feliz, entre essas cidades temos San Pedro Sula, El Progreso, La Lima e La Ceiba, esses lugares ou cidades são fortes candidatos onde poderíamos encontrar as raízes deste delicioso prato hondurenho, mesmo quem seja o criador ou local de origem, algo que sabemos ser 100% hondurenho.
1- Em primeiro lugar temos a versão de San Pedro Sula, a segunda cidade mais importante de Honduras,
A versão dele, diz-se que uma senhora de identidade desconhecida vendia tortillas com feijão frito e queijo ralado, depois sofreu um atentado e ficou ferida, daí o nome da mulher baleada, vem a tradição dos comentários…. . VÁ COMER ONDE A BALEADA, data aproximada desconhecida
2´- Em segundo lugar temos El progreso, cidade de grande avanço comercial e populacional no departamento de Yoro e Honduras, a história que os cidadãos de progreso contam sobre a origem das balas, data dos anos 50 [ 1956 ]Nos bananais e na linha férrea do Progresa, os idosos contam que as mulheres foram muito rápidas em servir o café da manhã aos trabalhadores de uma empresa bananeira ali estabelecida, os comentários dos trabalhadores a uma mulher que é a mais rápida, você é como uma bala para atender ,,, já que este serviu mais trabalhadores que os outros, pode-se dizer que no progresso é o lugar mais antigo com tradição no consumo do tiro CHAMADO,, EL PALOMOTEO, cerca de 70 anos, mais anos que isso os outros testemunhos contam.
3- La Lima Pequeno município do departamento de Cortes, sua história data quase da mesma data que a cidade de El Progreso Yoro, seus moradores dos bananais dizem que foram fuzilados na década de 1960 em todas as comunidades e este prato gastronômico Foi comprada pelos muitos trabalhadores da companhia bananeira Tela Railroad Company esta versão quase similar à segunda cidade descrita.
4- La Ceiba, estabelecida na costa atlântica de Honduras, sua história é contada por uma senhora solteira que afirma ser a verdadeira criadora do tiroteio, eles a chamam de Doña Tere, muito popular na cidade, ela conta seu testemunho que ela no ano de 1963, começou a vender tortilha de farinha dobrada com feijão, queijo ralado e outras opções. baixinha e pobre, mas mesmo assim conquistou boa imagem como suposta criadora-
Analisando as 4 cidades com mais história contada sobre a elaboração e criação das ricas baleadas, chegamos a conclusão que por ter mais anos de tradição e elaboração deste delicioso prato gastronômico, a cidade do progresso estaria ocupando o primeiro lugar segundo o data em que as cobiçadas doses começaram a ser vendidas por lá.
O aplauso do Progresseño 1956.
Senhora Tere la Ceiba 1963
Mulher de San Pedro Sula ??
Os habitantes de Lima 1960