Ele Bacalhau ao pil-pil É uma receita típica do País Basco. Normalmente é feito em tacho de barro, mas também pode usar um tacho tradicional para a sua preparação. Para fazer esta receita são necessários pouquíssimos ingredientes, sendo o azeite virgem um dos seus ingredientes essenciais, visto que é a base do molho que vamos acompanhar o bacalhau.
Depois de cozidos os filetes de bacalhau neste óleo, liga-se para lhe dar corpo e transformá-lo numa deliciosa emulsão. Essa tarefa de ligar o óleo leva tempo, então um ótimo truque para conseguir isso é usar uma peneira de cozinha. Hoje existem no mercado emulsionadores, mas como não é algo que normalmente temos em casa, da RecetasGratis propomos esta técnica simples. aprender como fazer bacalhau em pil-pil com coador de maneira fácil e simples.
4 comensais
30m
Prato principal
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer bacalhau em pil-pil com passador:
Como fazer bacalhau em pil-pil com coador:
1
Para começar a receita de bacalhau à pil-pil com um passador, descasque os dentes de alho e corte em fatias finas.
2
Coloque o azeite em uma panela larga em fogo baixo e aqueça. Adicione as rodelas de alho e refogue em lume brando para que as rodelas de alho não fritem de imediato, mas sim lentamente e fiquem confitadas.
3
Quando o alho estiver quase pronto, adicione as pimentas e cozinhe mais 2 minutos.
4
Retire o alho e a pimenta com uma escumadeira e reserve. Passe os filetes de bacalhau no mesmo azeite com a pele virada para cima e cozinhe cerca de quatro minutos de cada lado, tentando não fritar. Pequenas bolhas devem sair do óleo durante o cozimento, se você perceber que as bolhas são grandes, reduza o fogo e, se não houver movimento das bolhas de óleo, aumente um pouco o fogo.
5
Retire os filés de bacalhau do óleo e reserve em um prato envolto em papel alumínio para que o bacalhau não esfrie. Deixe esquentar o óleo que sobrar na panela, pode trocar para outra panela para que o processo de resfriamento seja mais rápido.
Quando estiver morno, pode começar a emulsionar o azeite batendo-o com a ajuda de um passador. Não será necessário bater por baixo, mas sim pela superfície para que não espirre excessivamente. O processo levará um tempo e você notará que o óleo fica esbranquiçado e engrossa ligeiramente.
6
Sirva os filetes de bacalhau acompanhados do azeite emulsionado e o alho laminado junto com as pimentas. Se os filetes de bacalhau tiverem arrefecido, aqueça-os ligeiramente. É normal que o óleo emulsionado se dissolva novamente quando os lombos estão quentes, pois a emulsão fica fria e desaparece quando quente. Sirva o bacalhau al pil-pil imediatamente.
Espero que tenha gostado da receita e te convido a visitar meu blog Bolos para você.
Bacalhau Pil-pil e outras receitas
Este modo de cozimento é muito popular no cozinha basca e, além do bacalhau, há muitos preparos que você pode fazer com esse mesmo truque. Aqui deixamos-lhe alguns dos nossos receitas bascas favoritos: