As deliciosas cocochas ou kokotxas, como são chamadas em basco, são extremamente populares na cozinha basca, onde podemos encontrá-las cozinhadas de várias maneiras. Correspondem à parte inferior da cabeça do peixe, ou seja, ao queixo, e têm uma textura suave e um sabor único. Sem dúvida, são a parte mais suculenta do bacalhau e, por isso, não é de estranhar que sejam tão apreciados.
Uma das formas mais populares de cozinhar cocochas é o pil pil, um molho emulsionado que também é muito característico do País Basco. Se você também quer aprender a preparar esta receita, siga as instruções que compartilhamos em Receitas Grátis para descobrir como fazer bacalhau cocochas al pil pil.
2 comensais
45m
Prato principal
dificuldade média
Ingredientes para fazer Cocochas de bacalao al pil pil:
Como fazer Cocochas de bacalao al pil pil:
1
Para preparar este incrível prato de cocochas al pil pil, são necessários poucos ingredientes, mas alguma habilidade para misturar o molho e formar o pil pil, que deve ser feito sempre com calma e sem estresse, pois só assim você terá um pil de primeira pil . Dito isto, limpe bem as cocochas e corte-os se os pedaços forem muito grandes.
2
Descasque os dentes de alho. Para isso, bata nos dentes com a mão ou com a parte chata de uma faca, assim a pele sai com muita facilidade. Em seguida, corte o alho em rodelas e frite-os em uma panela de barro junto com a pimenta caiena e um fiozinho de azeite. Quando estiverem um pouco dourados, retire-os e reserve-os para mais tarde.
3
Desligue o fogo, deixe o óleo esquentar um pouco e adicione os pedaços de cocochas na caçarola com a folha de louro. Para confitá-los um pouco, cozinhe-os lentamente e em fogo bem baixo por aproximadamente 4 minutos.
Truque: A textura da cococha é muito gelatinosa e por isso quando cozida fica sempre açucarada. Eles não devem ser cozidos por mais tempo do que o estipulado.
4
Após os minutos, adicione o alho fatiado e vá adicionando óleo aos poucos para poder misturar com o suco das cocochas, sempre com o óleo morno e sem deixar esquentar mais que o necessário. Para emulsionar o molho, pegue a panela pelas alças ou termina com alguns panos para não se queimar e mova-o em movimentos circulares até ver que está adquirindo uma textura grossa e ficando com uma cor esbranquiçada-amarelada.
Truque: Há também quem dê liga ao molho retirando as cocochas e usando uma peneira de malha fina, fazendo movimentos circulares rápidos no azeite. A emulsão é obtida misturando o óleo com o suco de peixe.
5
Um bom truque para picar salsa facilmente e sem desperdício é introduzir no copo do liquidificador e picar com a tesoura. Desta forma, você pode cortá-lo no tamanho que quiser e sem desperdiçar um pingo. Você usará a salsinha picada para decorar o prato na hora de servir.
6
Você já tem seu prato pronto! Neste caso, acompanhamos o Bacalhau cocochas al pil pil receita com uns espargos verdes grelhados e umas estaladiças de pão torrado, embora existam muitos outros acompanhamentos que vão bem com este prato.
Cocochas ou kokotxas al pil pil – Valor nutricional e recomendações
As cocochas podem ser feitas de pescada ou bacalhau e seu preparo pode ser em diferentes formas e versões. Focando na receita que aqui nos interessa, devemos dizer que também pode servir cocochas de bacalhau al pil pil com amêijoas ou enguias. Para tal, recomendamos cozer as amêijoas a vapor e adicioná-las no final ou saltear as enguias com as cocochas.
Quanto ao valor nutricional do prato, as cocochas, assim como os demais peixes, são ricas em proteínas, vitaminas e minerais. Por si só, não contêm muitas calorias, porém, como é necessária uma grande quantidade de óleo para fazer este prato, o resultado é uma receita bastante calórica, que deve ser consumida com moderação.